[DÚVIDA] - Leitura errada do Sensor MAP, já torquei mais não é!

Aqui você pode tirar dúvidas sobre motores em geral, injeção eletronica, preparação (Turbo, Nitro, Blower), etc.
Responder
idarlesom
:: Wind ::
Mensagens: 11
Registrado em: Terça-feira 05 2014f Agosto 2014 12:38:18 AM
Localização: Rio Branco - AC
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

[DÚVIDA] - Leitura errada do Sensor MAP, já torquei mais não

Mensagem por idarlesom »

Senhores,

boa tarde, em julho deste ano meu carro tinha um pica-pal no motor, então levei no mecanico e o mesmo verificou tudo e constatou que era os tuchos, balacim e comando de calvula, e falou que então precisaria ser trocado correia dentada, tensor, e como ia mecher no cabeçote recomendou de levar para a retifica e fazer uma descarbonização, verificou que o trambulador da marcha estava quebrado, então troquei o trambulador troquei o disco de embreagem e fiz todo o serviço que ele recomendou, e fez a limpeza do TBI, corpo de borboleta, trocamos as velas, cabo de vela, limpeza nos bico de injeção resumindo aproveitou e fez uma revisão geral, gastei a maior nota, depois de 4 dias o carro ficou pronto e quando fui buscar parecia que estava tudo normal, o pica-pal tinha sumido de dentro do motor parecia que estava ótimo, mas, acontece que desde então o carro começou a dar umas falhadas principalmente quando o motor estar quente o RPM fica em 500 giro e o carro fica sem força, onde até o pedal do freio fica pesado, então, voltei lá e ele disse que tinha um vazamento no radiador, troquei o radiador! e depois continuou, e ele disse que como tinha quebrado o cano do ar tinha que arrumar por que poderia ser que o compressou do ar travou, então arrumei o ar! e o problema continuou! voltei lá e ele disse que poderia ser a bomba d'agua, trocou a bomba d'agua, e o problema continuou, e ele disse que tinha que ser levado na eletrica pra ver algum chicote, levei na eletrica e tudo normal, trocou os aterramentos conector da bateria carro ficou dando 14V com o ar ligado. segundo o eletricista parte eletrica toda OK, e me recomendou levar para quem mexe com injeção, então levei, dai chegou lá meu carro passou pelo scanner que acusou o sensor MAP comprei outro sensor e o problema continuou, pegamos o sensor MAP de outro carro que estava bom para tirar essa dúvida e continuou acusando leitura errada de sensor MAP, e o carro continua sem força, fraco, parecendo um carro de 300 cilindradas nas subidas de ladeira tenho que acelerar bastante para conseguir subir, o carro ta bebendo muito, muito menos! meu carro é um corsa classic 2007 VHC flexpower? alguem conseguiria me dar alguma dica, pois o bendito sensor MAP tenho quase certeza que não é! devido as trocas feitas mas, acontece que eu levo para varias pessoas olhar e ninguem de fato me dá um parecer contreto! e ninguem consegue achar o defeito!!! alguem já passou por isso ?

espero de coração contar com a ajuda dos amigos. pois, estou pensando seriamente de jogar meu carro de um barrano abaixo!
SemControle
:: Moderador ::
Mensagens: 26789
Registrado em: Sexta-feira 16 2004f Julho 2004 10:53:41 AM
Localização: Santo André - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por SemControle »

não sei se vai ajudar, aqui tem um esquema de teste do MAP, não sei se serve no VHC, não sei se teve alguma mudança no sensor
http://www.hackinglife.com.br/Mecanica/INJECAO/Ca54.htm
Rua não é disputa, é convivência.
1929 motor chevrolet 6cil em linha 49cvs
2008 motor ducatti 2cil em v 150cvs
idarlesom
:: Wind ::
Mensagens: 11
Registrado em: Terça-feira 05 2014f Agosto 2014 12:38:18 AM
Localização: Rio Branco - AC
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por idarlesom »

SemControle

Obrigado pela ajuda, mas, quando a bendita luzinha da injeção não acende, quando passa no scanner não tem registro nenhum de falha, e, só é mostrado que a tensão no sensor map tá muito alta o camarada me mostrou ela ela para ficar abaixo dos 2.000 mV e ela tá bem acima! mas vou levar esse esquema da injeção pra ele, alias to indo lá agora com ele em mãos! vamos ver se descobrimos algo!
awaked
:: Moderador ::
Mensagens: 10832
Registrado em: Terça-feira 01 2011f Março 2011 02:26:17 PM
Localização: Curitiba - PR
Modelo do veiculo: CORSA HATCH MAXX 1.4 ECONOFLEX
Ano de fabricação: 2011

Mensagem por awaked »

Dica 141 - GM Picape Corsa 1.6L EFI Rochester: Multec EMS
Retomadas lentas, alto consumo, falha na fase fria e fumaça preta no escape
Testes: O scanner não encontrou nenhum dado fora da faixa. A pressão, vazão do combustível e as velas também não apresentaram problemas.
Solução: A análise com o multímetro apontou lentidão nas respostas do MAP. A mangueira do sistema havia sido trocada e seu comprimento era exageradamente grande. Cortou-se o excesso e o carro voltou a trabalhar normalmente.
Comentário: O sensor MAP é extremamente sensível à variação de pressão. A interferência na pressão gerada na admissão, geralmente verificada no coletor, torna a dirigibilidade de veículos que utilizam a estratégia Densidade X Rotação extremamente difícil. Em alguns casos, testes com scanner não apontam o problema.
Alguma chance de ter algo errado com a mangueira?
Dica 44 - GM Corsa 1.0 MPFI - Multec EMS
Detalhes: Motor com baixa potência, consumo excessivo e emissão de fumaça negra pelo escapamento ao ser submetido a cargas elevadas.
Testes realizados: Pressão e vazão da bomba de combustível. Existência de dois códigos de falhas armazenados na memória UCE ( 13 - circuito aberto na sonda Lambda; e 33 - alta voltagem no sensor MAP).
Causa: Verificou-se que estavam invertidas, no corpo de borboleta, as mangueiras do sensor MAP e da válvula do sistema anti-evaporativo do tanque, o que provocava o enriquecimento da mistura.
Solução: Devido ao enriquecimento da mistura, a UCE passou a ignorar o sinal da sonda Lambda (malha aberta) e a baixa pressão enviada ao sensor MAP (tensão elevada), impedia a mesma de realizar corretamente o ângulo do avanço da ignição.
Poderia estar invertida?
Dica 38 - GM - Corsa Sedan 1.6 Mpfi - sem potência Sistema Delphi I efi
Detalhes - Carro não desenvolvia velocidade e apresentava dificuldade para dar partida no motor.
Testes realizados - Verificada a pressão e vazão da bomba de combustível; avaliação do sistema com Scanner; teste de compressão; teste dos cabos de velas.
Solução - Troca dos cabos e limpeza das válvulas injetoras e do sistema de arrefecimento.
Comentários - De acordo com alguns manuais técnicos, o não centelhamento no interior do cilindro provoca aumento de carga e com isso o sensor Map indica uma leitura de carga alta ao módulo de controle.
Que tal se for algo nesse sentido? Uma falha na queima provocando erro no MAP?

Mais um caso de falha nos cabos de velas e velas provocando erro no MAP:
Veículo: Chevrolet Corsa sedan 1.6

Sistema: Rochester Multec B22 MPFI

Sintoma:
O veículo chegou à oficina com a reclamação de consumo elevado de combustível.

Causa:
Durante o diagnóstico do sistema de injeção com o Kaptor 2000 um ítem chamou-nos a atenção. Em modo contínuo todos os dados estavam dentro do especificado exceto a pressão do coletor (MAP) que indicava valor um pouco acima da faixa. Apesar do bom funcionamento do motor em marcha lenta procuramos uma possível infiltração de ar que pudesse justificar o aumento de pressão no coletor. No entanto, tudo estava em ordem. Não havia entrada falsa de ar, o motor tinha boa compressão e o sincrônismo da correia era perfeito.

Solução:
Verificando o sistema de ignição notamos que os cabos de velas apresentavam resistência infinita e as velas estavam vencidas e em más condições. Substituimos esses componentes e resolvemos o probema. A pressão do coletor voltou ao normal e o consumo de combustível diminuiu.
idarlesom
:: Wind ::
Mensagens: 11
Registrado em: Terça-feira 05 2014f Agosto 2014 12:38:18 AM
Localização: Rio Branco - AC
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por idarlesom »

awaked escreveu:
Dica 141 - GM Picape Corsa 1.6L EFI Rochester: Multec EMS
Retomadas lentas, alto consumo, falha na fase fria e fumaça preta no escape
Testes: O scanner não encontrou nenhum dado fora da faixa. A pressão, vazão do combustível e as velas também não apresentaram problemas.
Solução: A análise com o multímetro apontou lentidão nas respostas do MAP. A mangueira do sistema havia sido trocada e seu comprimento era exageradamente grande. Cortou-se o excesso e o carro voltou a trabalhar normalmente.
Comentário: O sensor MAP é extremamente sensível à variação de pressão. A interferência na pressão gerada na admissão, geralmente verificada no coletor, torna a dirigibilidade de veículos que utilizam a estratégia Densidade X Rotação extremamente difícil. Em alguns casos, testes com scanner não apontam o problema.
Alguma chance de ter algo errado com a mangueira?
Dica 44 - GM Corsa 1.0 MPFI - Multec EMS
Detalhes: Motor com baixa potência, consumo excessivo e emissão de fumaça negra pelo escapamento ao ser submetido a cargas elevadas.
Testes realizados: Pressão e vazão da bomba de combustível. Existência de dois códigos de falhas armazenados na memória UCE ( 13 - circuito aberto na sonda Lambda; e 33 - alta voltagem no sensor MAP).
Causa: Verificou-se que estavam invertidas, no corpo de borboleta, as mangueiras do sensor MAP e da válvula do sistema anti-evaporativo do tanque, o que provocava o enriquecimento da mistura.
Solução: Devido ao enriquecimento da mistura, a UCE passou a ignorar o sinal da sonda Lambda (malha aberta) e a baixa pressão enviada ao sensor MAP (tensão elevada), impedia a mesma de realizar corretamente o ângulo do avanço da ignição.
Poderia estar invertida?
Dica 38 - GM - Corsa Sedan 1.6 Mpfi - sem potência Sistema Delphi I efi
Detalhes - Carro não desenvolvia velocidade e apresentava dificuldade para dar partida no motor.
Testes realizados - Verificada a pressão e vazão da bomba de combustível; avaliação do sistema com Scanner; teste de compressão; teste dos cabos de velas.
Solução - Troca dos cabos e limpeza das válvulas injetoras e do sistema de arrefecimento.
Comentários - De acordo com alguns manuais técnicos, o não centelhamento no interior do cilindro provoca aumento de carga e com isso o sensor Map indica uma leitura de carga alta ao módulo de controle.
Que tal se for algo nesse sentido? Uma falha na queima provocando erro no MAP?

Mais um caso de falha nos cabos de velas e velas provocando erro no MAP:
Veículo: Chevrolet Corsa sedan 1.6

Sistema: Rochester Multec B22 MPFI

Sintoma:
O veículo chegou à oficina com a reclamação de consumo elevado de combustível.

Causa:
Durante o diagnóstico do sistema de injeção com o Kaptor 2000 um ítem chamou-nos a atenção. Em modo contínuo todos os dados estavam dentro do especificado exceto a pressão do coletor (MAP) que indicava valor um pouco acima da faixa. Apesar do bom funcionamento do motor em marcha lenta procuramos uma possível infiltração de ar que pudesse justificar o aumento de pressão no coletor. No entanto, tudo estava em ordem. Não havia entrada falsa de ar, o motor tinha boa compressão e o sincrônismo da correia era perfeito.

Solução:
Verificando o sistema de ignição notamos que os cabos de velas apresentavam resistência infinita e as velas estavam vencidas e em más condições. Substituimos esses componentes e resolvemos o probema. A pressão do coletor voltou ao normal e o consumo de combustível diminuiu.
A mangueira errada não pode ser, pois o MAP é direto no coletor não tem mangueira!

A mangueira Invertida também não pode ser, pois, devido este map não ter mangueira!

quanto o teste de vazão da bomba de gasolina, pode ser que sim, amanhã vou levar o carro para fazer este teste!!!

velas e cabos de vela acho que não pode ser, desde julho para cá já é o segundo jogo que eu troco, inclusive troquei ontem, comprei original na concersionaria, fiz questão de um mecanico da concersionaria olhar meu motor para não ter erro na compra, e aplicar errada as velas!

amanhã vou fazer o teste da bomba de combustivel! e posto mais detalhes aqui.

no mais quero agradecer de coração a ajuda prestada por vocês, visto que, já estou quase sem esperança!!! obrigado!
awaked
:: Moderador ::
Mensagens: 10832
Registrado em: Terça-feira 01 2011f Março 2011 02:26:17 PM
Localização: Curitiba - PR
Modelo do veiculo: CORSA HATCH MAXX 1.4 ECONOFLEX
Ano de fabricação: 2011

Mensagem por awaked »

Tentamos, mas sem ver o carro sempre complica.

Lembre que na questão das velas e cabos tem a bobina que pode estar ruim. No caso bom seria testar pra não ficar gastando a toa.

E sobre as velas, veja você os códigos das velas instaladas nos carros e cabos com o catálogo da NGK e Bosch, veja você. Toda vez que vou comprar vela na CSS eles erram, isso não é garantia. Se trocam velas certamente trocam cabos, tem quem ache que é tudo igual.
idarlesom
:: Wind ::
Mensagens: 11
Registrado em: Terça-feira 05 2014f Agosto 2014 12:38:18 AM
Localização: Rio Branco - AC
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por idarlesom »

awaked escreveu:Tentamos, mas sem ver o carro sempre complica.

Lembre que na questão das velas e cabos tem a bobina que pode estar ruim. No caso bom seria testar pra não ficar gastando a toa.

E sobre as velas, veja você os códigos das velas instaladas nos carros e cabos com o catálogo da NGK e Bosch, veja você. Toda vez que vou comprar vela na CSS eles erram, isso não é garantia. Se trocam velas certamente trocam cabos, tem quem ache que é tudo igual.
Olha só, levei o carro hoje a tarde no mecanico e lá ele verificou o ponto, pois parecia ser o ponto, e o ponto está Ok, trocou o Atuador da marcha lenta que fica dai ficou até bom, carro ficou com força parecia ter ficado show de bola, então fomos rodar com o e o scanner ligado, mecanico de olho no scanner e até então parecia ótimo o carro, até que parei na oficina ai lá vem o problema novamente, voltou a cair para os 500 giros, dai ele mesmo pediu pra testarmos a bomba de combustivel e o regulador de pressão, mas, acho que meu carro não tem regulador de pressão, tem?

eu consegui fazer um video do momento em que ele fica oscilnado

segue abaixo

http://youtu.be/06KjmdYF8A8

ele cogitou ser aterramento do motor, cogitou aterramento da central ou até mesmo alimentação da central, o que vocês pode me sugerir?

Grato!
Avatar do usuário
José Leal
:: Moderador ::
Mensagens: 5905
Registrado em: Quarta-feira 29 2012f Agosto 2012 05:50:56 PM
Localização: Goiânia - GO
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por José Leal »

Tem regulador de pressão sim. Se ele não fica na flauta, deve ficar na escotilha sobre a bomba de combustível.
Escort SW GLX 1.8 16V 97/98 - BANHEIRONA -
Avatar do usuário
José Leal
:: Moderador ::
Mensagens: 5905
Registrado em: Quarta-feira 29 2012f Agosto 2012 05:50:56 PM
Localização: Goiânia - GO
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por José Leal »

Sobre o aterramento, pode ser sim. As vezes, os sensores são aterrados pela própria carcaça em contato com o cabeçote/tbi. Quando liga um equipamento que consome muita energia, como a ventoinha, deixa o carro pirado.

Confere tb como está a voltagem que o alternador emite e qual efetivamente tá chegando na bateria. Digo isso pois pode ser que o cabo que leva essa energia do alternador para a bateria esteja deteriorado.
Escort SW GLX 1.8 16V 97/98 - BANHEIRONA -
SemControle
:: Moderador ::
Mensagens: 26789
Registrado em: Sexta-feira 16 2004f Julho 2004 10:53:41 AM
Localização: Santo André - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por SemControle »

ainda sobre o MAP tem a bombinha q usam pra testar, mas já to achando q não seja ele.....
os modelos mais novos o regulador fica la no "tanque"

e qnd falhou não apareceu nada no scanner?
Rua não é disputa, é convivência.
1929 motor chevrolet 6cil em linha 49cvs
2008 motor ducatti 2cil em v 150cvs
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Voltar para “Motor e Preparação”