[DÚVIDA] - Meu Corsa Wind 2000 parou do nada de centelhar o primeiro cilindro, o que pode ser?

Aqui você pode tirar dúvidas sobre motores em geral, injeção eletronica, preparação (Turbo, Nitro, Blower), etc.
Responder
Avatar do usuário
AndersonCustodio
:: Wind ::
Mensagens: 1
Registrado em: Sábado 25 2023f Março 2023 08:53:07 PM
Localização: Abadia de Goiás - GO
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

[DÚVIDA] - Meu Corsa Wind 2000 parou do nada de centelhar o primeiro cilindro, o que pode ser?

Mensagem por AndersonCustodio »

Eu estava andando normalmente com o carro quando passei em um buraco e o cabo de vela do primeiro cilindro caiu e o carro começou a falhar, parei, coloquei no lugar e o carro continuou falhando, chegando em casa eu fui ver que o carro não está centelhando somente no primeiro cilindro, troquei o cabo e continuou o problema, a bobina não está mandando centelha no primeiro cilindro.
Vi na internet que a bobina funciona em pares, porém a parte de cima é do 1 e do 4(ou 3), mas o 4(ou 3) tem centelha o 1 não tem.


SemControle
:: Moderador ::
Mensagens: 26809
Registrado em: Sexta-feira 16 2004f Julho 2004 10:53:41 AM
Localização: Santo André - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por SemControle »

se seus testes estão corretos é bobina q queimou a saída
problema é confiar nesses testes meia boca e gastar uma boa grana numa bobina boa e nova dessas....
Rua não é disputa, é convivência.
1929 motor chevrolet 6cil em linha 49cvs
2008 motor ducatti 2cil em v 150cvs


Avatar do usuário
gtmski
:: Sport ::
Mensagens: 1089
Registrado em: Sábado 10 2010f Julho 2010 11:52:37 PM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA PICK-UP
Ano de fabricação: 2001

Mensagem por gtmski »

SemControle escreveu: Domingo 26 2023f Março 2023 09:13:28 AM se seus testes estão corretos é bobina q queimou a saída
Concordo. Mas é bom checar a vela. Cada torre de enrolamento secundário da bobina integrada do Corsa pode gerar até 37kV em circuito aberto. De alguma forma a saída para o cilindro 1 encontrou um caminho de menor resistência à massa do veículo do que o cabo de vela pelo grande diferencial de potencial ocorrido na ausência do cabo.
Essa bobina integrada é original? Não deveria acontecer isso com uma Delphi.
AndersonCustodio escreveu: Sábado 25 2023f Março 2023 09:02:02 PM Vi na internet que a bobina funciona em pares,
É uma explicação simplista, mas sim... cada terminação de cada enrolamento secundário está ligado a um cilindro. A saída para as velas 1 e 4 fazem parte de um mesmo circuito. Porém, dado a diferença de pontecial absurda entre cada saída em relação à massa do veículo, é possível apenas uma das velas de cada circuito funcionarem, como aparentemente foi no seu caso. Um desenho simples do funcionamento de cada secundário:

Imagem
Apostila de Elétrica Corsa B 99-04 MPFI 8v: viewtopic.php?t=116339
Google Drive: https://drive.google.com/drive/folders/ ... qlYaVW-mYJ


Avatar do usuário
gtmski
:: Sport ::
Mensagens: 1089
Registrado em: Sábado 10 2010f Julho 2010 11:52:37 PM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA PICK-UP
Ano de fabricação: 2001

Mensagem por gtmski »

Outra coisa, meça a resistência do enrolamento secundário da torre afetada. Diretamente nas saídas dele e, claro, com o carro desligado. Meça também a resistência entre a saída para o cilindro 1 e o cabeçote, só por desencargo (novamente, carro desligado). Não é garantia que este teste identifique o problema, ele pode só ocorrer em uso.
Apostila de Elétrica Corsa B 99-04 MPFI 8v: viewtopic.php?t=116339
Google Drive: https://drive.google.com/drive/folders/ ... qlYaVW-mYJ


Avatar do usuário
gtmski
:: Sport ::
Mensagens: 1089
Registrado em: Sábado 10 2010f Julho 2010 11:52:37 PM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA PICK-UP
Ano de fabricação: 2001

Mensagem por gtmski »

Estava lembrando aqui da vez que tomei vários kV desse secundário, brincando de tirar cabos de vela.... fui para o chão direto e lá fiquei uns minutos de castigo, para aprender. Choque tão brabo assim, só tomei fuçando uma fonte de tv de plasma. Mesma situação: chão, fica. Haha. Gente, cuidado. kilovolts não estão nem aí para isolação, solado de borracha, luvas, o diabo que for. Nada é 100% isolante, depende tudo da diferença de potencial.
Apostila de Elétrica Corsa B 99-04 MPFI 8v: viewtopic.php?t=116339
Google Drive: https://drive.google.com/drive/folders/ ... qlYaVW-mYJ


SemControle
:: Moderador ::
Mensagens: 26809
Registrado em: Sexta-feira 16 2004f Julho 2004 10:53:41 AM
Localização: Santo André - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por SemControle »

gtmski escreveu: Domingo 26 2023f Março 2023 11:18:39 AM
SemControle escreveu: Domingo 26 2023f Março 2023 09:13:28 AM se seus testes estão corretos é bobina q queimou a saída
Concordo. Mas é bom checar a vela. Cada torre de enrolamento secundário da bobina integrada do Corsa pode gerar até 37kV em circuito aberto. De alguma forma a saída para o cilindro 1 encontrou um caminho de menor resistência à massa do veículo do que o cabo de vela pelo grande diferencial de potencial ocorrido na ausência do cabo.
Essa bobina integrada é original? Não deveria acontecer isso com uma Delphi.
mas acontece, aconteceu c a original do meu corsa q tirei 0, nao lembro se o 1 ou 4, mas parou, qnd desmontei vi q o problema se originou no cabo de vela q rompeu na retirada, qnd tirei as velas, a vela desse cabo estava c o eletrodo 0km e as demais bem desgastados, forcou a bobina e queimou a saida....nao é algo q seja exclusivo e unicamente pela bobina, existem questoes externas q favorecem esse surgimento, e quem leva a culpa é a bobina pq abre o bico
Rua não é disputa, é convivência.
1929 motor chevrolet 6cil em linha 49cvs
2008 motor ducatti 2cil em v 150cvs


SemControle
:: Moderador ::
Mensagens: 26809
Registrado em: Sexta-feira 16 2004f Julho 2004 10:53:41 AM
Localização: Santo André - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por SemControle »

gtmski escreveu: Domingo 26 2023f Março 2023 08:52:16 PM Estava lembrando aqui da vez que tomei vários kV desse secundário, brincando de tirar cabos de vela.... fui para o chão direto e lá fiquei uns minutos de castigo, para aprender. Choque tão brabo assim, só tomei fuçando uma fonte de tv de plasma. Mesma situação: chão, fica. Haha. Gente, cuidado. kilovolts não estão nem aí para isolação, solado de borracha, luvas, o diabo que for. Nada é 100% isolante, depende tudo da diferença de potencial.
curioso raiz se nunca tomou um desse não é curioso....
Rua não é disputa, é convivência.
1929 motor chevrolet 6cil em linha 49cvs
2008 motor ducatti 2cil em v 150cvs


Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Voltar para “Motor e Preparação”