[DÚVIDA] - Corsa wagon parada 5 anos, dentada quebrou. O q fazer pra ela voltar?

Aqui você pode tirar dúvidas sobre motores em geral, injeção eletronica, preparação (Turbo, Nitro, Blower), etc.
Responder
Rodrigo C de Souza
:: Wind ::
Mensagens: 1
Registrado em: Quinta-feira 04 2021f Fevereiro 2021 07:20:48 AM
Localização: Santo André - SP
Modelo do veiculo: CORSA WAGON GLS 1.6 16V MPFI
Ano de fabricação: 1999

[DÚVIDA] - Corsa wagon parada 5 anos, dentada quebrou. O q fazer pra ela voltar?

Mensagem por Rodrigo C de Souza »

Senhores blz ? Tenho uma corsa wagon 1.6 16v que quebrou a dentada tem uns 6 anos já, está parada. Preciso partir de um ponto para começar a mexer nela, o que me orientam ? Sou de Santo André-SP e queria indicações para botar a criança em funcionamento


Avatar do usuário
sousaman
:: Moderador ::
Mensagens: 16589
Registrado em: Sábado 12 2006f Agosto 2006 08:45:34 AM
Localização: Guarulhos - SP
Modelo do veiculo: CORSA GLS 1.6 MPFI 4P
Ano de fabricação: 2000
Contato:

Mensagem por sousaman »

Seja Bem-Vndo!
CC 20 ANOS - MAIOR SITE DE INFOS SOBRE CORSA DO BR! :shock:
NÃO ABANDONE O ZAP, INXTA E FOFOCABOOK, MAS PESQUISE ANTES DE POSTAR. AS RESPOSTAS ESTÃO AQUI. 8) ELEVE O PADRÃO NO PAPO DE BOTECO :agrue:
ENCONTROS? PROCURAMOS ESPAÇO! :cry:


SemControle
:: Moderador ::
Mensagens: 26809
Registrado em: Sexta-feira 16 2004f Julho 2004 10:53:41 AM
Localização: Santo André - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por SemControle »

rebocar para uma oficina pra desmontar no mínimo o cabeçote pra ver os danos no cabeçote, é esse o principio....dai se abre um horizonte de possibilidades
Rua não é disputa, é convivência.
1929 motor chevrolet 6cil em linha 49cvs
2008 motor ducatti 2cil em v 150cvs


jusilvax
:: Wind ::
Mensagens: 8
Registrado em: Quarta-feira 29 2023f Março 2023 09:47:28 AM
Localização: Xanxerê - SC
Modelo do veiculo: CORSA WIND 1.0 MPFI 4P
Ano de fabricação: 2001

Mensagem por jusilvax »

SemControle escreveu: Quarta-feira 29 2023f Março 2023 09:01:33 AM rebocar para uma oficina pra desmontar no mínimo o cabeçote pra ver os danos no cabeçote, é esse o principio....dai se abre um horizonte de possibilidades
O fato deste modelo ter sensor de detonação evita o problema do grilamento no caso de troca para um motor de corsão 1.8 flex?


Avatar do usuário
Fernando 4100
:: Champ ::
Mensagens: 502
Registrado em: Sexta-feira 08 2007f Junho 2007 02:24:13 AM
Localização: Tenente Portela - RS
Modelo do veiculo: CORSA GL 1.6 MPFI 4P
Ano de fabricação: 1996
Contato:

Mensagem por Fernando 4100 »

Rodrigo C de Souza escreveu: Quarta-feira 29 2023f Março 2023 05:59:57 AM Senhores blz ? Tenho uma corsa wagon 1.6 16v que quebrou a dentada tem uns 6 anos já, está parada. Preciso partir de um ponto para começar a mexer nela, o que me orientam ? Sou de Santo André-SP e queria indicações para botar a criança em funcionamento
Se ela tá em garagem fechada, já é um bom começo.
Confere antes de tudo as linhas de combustível, se não há vazamentos, troca o óleo antes de funcionar, uma inspeção visual pra ver se não tem nada rachado, rasgado, etc.
Tire as velas se puder, dá uma girada no motor com uma chave na polia do virabrequim, gire o motor algumas vezes dessa forma. Alguns recomendam borrifar algum lubrificante pelo orifício das velas pra dar uma melecada nos cilindros, mas no 16V não sei se tem acesso. Se tudo parecer normal, depois você tira o fusível da injeção e dá partida no motor várias vezes (obviamente ele não vai pegar, mas isso vai fazer o óleo percorrer todo o sistema antes da partida de fato). Sempre observando se o motor tá girando livre, se não tem ruídos, se a cada partida não espirra óleo de algum canto, etc.
Se tudo correr bem, pode trocar filtro de combustível (ideal seria esgotar o tanque e colocar combustível novo - mas nem sempre isso é possível) e tentar dar a partida. Mas fique sempre com galão de água e extintor por perto, não custa nada ficar prevenido.
@furini_classic_auto
Omega CD 4.1
Corsa 1.6 + C60 + T96 + UNM...
Uno Smart

Imagem


SemControle
:: Moderador ::
Mensagens: 26809
Registrado em: Sexta-feira 16 2004f Julho 2004 10:53:41 AM
Localização: Santo André - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por SemControle »

jusilvax escreveu: Quarta-feira 29 2023f Março 2023 09:54:12 AM
SemControle escreveu: Quarta-feira 29 2023f Março 2023 09:01:33 AM rebocar para uma oficina pra desmontar no mínimo o cabeçote pra ver os danos no cabeçote, é esse o principio....dai se abre um horizonte de possibilidades
O fato deste modelo ter sensor de detonação evita o problema do grilamento no caso de troca para um motor de corsão 1.8 flex?
o certo é trocar motor e central, não é pq tem o sensor q tudo se resolve, tem bastante peças diferentes q no todo trabalham de forma diferente
o sensor de detonação q seria pra pegar as pre detonações, os primeiros 1.8 q eram apenas gasolina conseguem ter menos taxa de compressão q o seu motor 1.6 original, logo aguentam muito mais avanço de ponto, ou seja, sua central nesse motor 1.8 é muito provável q vá ficar é fraco
esquece isso de pq encaixa serve......
Rua não é disputa, é convivência.
1929 motor chevrolet 6cil em linha 49cvs
2008 motor ducatti 2cil em v 150cvs


SemControle
:: Moderador ::
Mensagens: 26809
Registrado em: Sexta-feira 16 2004f Julho 2004 10:53:41 AM
Localização: Santo André - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por SemControle »

Fernando 4100 escreveu: Quarta-feira 29 2023f Março 2023 01:59:54 PM
Rodrigo C de Souza escreveu: Quarta-feira 29 2023f Março 2023 05:59:57 AM Senhores blz ? Tenho uma corsa wagon 1.6 16v que quebrou a dentada tem uns 6 anos já, está parada. Preciso partir de um ponto para começar a mexer nela, o que me orientam ? Sou de Santo André-SP e queria indicações para botar a criança em funcionamento
Se ela tá em garagem fechada, já é um bom começo.
Confere antes de tudo as linhas de combustível, se não há vazamentos, troca o óleo antes de funcionar, uma inspeção visual pra ver se não tem nada rachado, rasgado, etc.
Tire as velas se puder, dá uma girada no motor com uma chave na polia do virabrequim, gire o motor algumas vezes dessa forma. Alguns recomendam borrifar algum lubrificante pelo orifício das velas pra dar uma melecada nos cilindros, mas no 16V não sei se tem acesso. Se tudo parecer normal, depois você tira o fusível da injeção e dá partida no motor várias vezes (obviamente ele não vai pegar, mas isso vai fazer o óleo percorrer todo o sistema antes da partida de fato). Sempre observando se o motor tá girando livre, se não tem ruídos, se a cada partida não espirra óleo de algum canto, etc.
Se tudo correr bem, pode trocar filtro de combustível (ideal seria esgotar o tanque e colocar combustível novo - mas nem sempre isso é possível) e tentar dar a partida. Mas fique sempre com galão de água e extintor por perto, não custa nada ficar prevenido.
vou criar o troféu otimismo pra tu, 16v q quebrou a correia ta apostando em virar o motor c uma troca de óleo, precisamos fazer uma estatística de 1 em qnts milhões vai dar bom isso
de qq forma sao 5~6 anos parado, retentores, borrachas e afins já eram, bomba de combustível já fundiu tudo em um bloco pesado q serve de peso de papel, pneu já ressecaram, e se estavam no chão além de ressecar deformaram, qq fluido não tem mais a função original, na verdade se tornou um perigo...
a lista do q fazer pra voltar a andar, ser confiável é enorme, temos q ser realistas e dependendo da situação de muitas coisas ai é o caso de baixar o carro q sai mais barato
Rua não é disputa, é convivência.
1929 motor chevrolet 6cil em linha 49cvs
2008 motor ducatti 2cil em v 150cvs


Avatar do usuário
Fernando 4100
:: Champ ::
Mensagens: 502
Registrado em: Sexta-feira 08 2007f Junho 2007 02:24:13 AM
Localização: Tenente Portela - RS
Modelo do veiculo: CORSA GL 1.6 MPFI 4P
Ano de fabricação: 1996
Contato:

Mensagem por Fernando 4100 »

Confesso que a parte da correia eu esqueci... :roll:
Considerei sobre dar partida, não voltar a rodar. Isso é outro papo. E sobre o tempo parado sem ligar, já vi dar partida em até mais tempo que isso, mas obviamente não é regra não... É sendo otimista como você disse, mas parto do princípio de que não custa tentar. :mrgreen:
@furini_classic_auto
Omega CD 4.1
Corsa 1.6 + C60 + T96 + UNM...
Uno Smart

Imagem


SemControle
:: Moderador ::
Mensagens: 26809
Registrado em: Sexta-feira 16 2004f Julho 2004 10:53:41 AM
Localização: Santo André - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por SemControle »

ligar ate liga, o pug de casa é 06 ta c 5K kms, teve 2 trocas de óleo ate hj pq enchi muito, ai abandonei, não quero gastar saliva....liga cada 6 meses por alguns minutos
Rua não é disputa, é convivência.
1929 motor chevrolet 6cil em linha 49cvs
2008 motor ducatti 2cil em v 150cvs


Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Voltar para “Motor e Preparação”