COMPARAÇÃO NA PRATICA 1.0 8V E 1.0 16V - 1.6 8V E 1.6 16V.

Aqui você pode tirar dúvidas sobre motores em geral, injeção eletronica, preparação (Turbo, Nitro, Blower), etc.
Responder
enaresse
:: Wind ::
Mensagens: 28
Registrado em: Sábado 02 2005f Abril 2005 07:07:42 PM
Localização: Campinas - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

COMPARAÇÃO NA PRATICA 1.0 8V E 1.0 16V - 1.6 8V E 1.6 16V.

Mensagem por enaresse »

PESSOAL GOSTARIA LANÇAR UMA ENQUETE DOS DONOS DE CORSAS COM MOTORES 1.0 8V E 1.016V E TAMBEM 1.6 8V E 1.616V ALGUMA EXPERIENCIA EM QUE POR EXEMPLO EMPARELHARAM(LADO A LADO) UM CORSA 1.0 8V E UM 1.016V AMBOS COM MOTORES ORIGINAIS E VER QUAL ANDA MAIS E A MESMA COISA COM OS MOTORES 1.6 8V E 16V. EU POSSUO A POUCO TEMPO UMA WAGON 1.0 16V AINDA NÃO TIVE OPORTUNIDADE DE FAZER ESTE TIPO DE COMPARAÇÃO NA PRATICA. MAS PUDE PERCEBER QUE ESTE MOTOR 1.0 16V E MUITO LENTO EM ARRANCADAS E RETOMODAS PRINCIPALMENTE ABAIXO DOS 4000RPM E MUITO ESPERTO ACIMA DOS 4000RPM NA ESTRADA ELE ANDA MUITO BEM A DIFERENÇA ENTRE CIDADE E ESTRADA E MUITO GRANDE LOGICO LEVANDO EM CONSIDERAÇÃO QUE SÃO TOCADAS DIFERENTES DE PILOTAGEM.
SemControle
:: Moderador ::
Mensagens: 26789
Registrado em: Sexta-feira 16 2004f Julho 2004 10:53:41 AM
Localização: Santo André - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por SemControle »

a diferenca basica entre qq motor 8V ou 16V esta no torque os 16V desenvolvem torque maximo em giros bem superiores aos 8V, o q torna 16V complicado de certa forma pro transito do dia a dia....
Rua não é disputa, é convivência.
1929 motor chevrolet 6cil em linha 49cvs
2008 motor ducatti 2cil em v 150cvs
rgobato
:: Super ::
Mensagens: 79
Registrado em: Sábado 04 2004f Setembro 2004 05:40:23 PM
Localização: Goiatuba - GO
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por rgobato »

corsomovel escreveu:a diferenca basica entre qq motor 8V ou 16V esta no torque os 16V desenvolvem torque maximo em giros bem superiores aos 8V, o q torna 16V complicado de certa forma pro transito do dia a dia....
Espero q o Corsomovel me desculpe, mas eu discordo da sua opinião. Nunca tive um Corsa 1.6, mas em compensação, já tive um Corsa Sedan Wind 00/01 (1.0 08V MPFI), e uma Corsa Wagon 01/01 (1.0 16V SFI), e pelo q eu pude observar dos 02 carros, até 3000 rpm, os 02 eram mais ou menos iguais, e acima disso, o 1.0 16V deslanchava muito mais. E pelo q eu me lembro da ficha técnica de ambos, a relacão de marchas de ambos são idênticas, e o torque do 1.0 08V é de 8,8 kgmf, o do 1.0 16V é de 9,1 (parece-me q, em ambos, torque máximo são nos mesmos 3.000 rpm). Se não me engano, no BCWS tem um comparativo com a curva de torque/potência desses 02 motores.
ex-Corsa Hatch 1.8 Flexpower 2004 Vermelho Lyra.
Agora de Astra Hatch Elegance 2.0 Flexpower 2005 Prata Escuna.
krauss
:: Super ::
Mensagens: 67
Registrado em: Quinta-feira 30 2004f Setembro 2004 07:08:38 PM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I
Contato:

Mensagem por krauss »

rgobato escreveu:
corsomovel escreveu:a diferenca basica entre qq motor 8V ou 16V esta no torque os 16V desenvolvem torque maximo em giros bem superiores aos 8V, o q torna 16V complicado de certa forma pro transito do dia a dia....
Espero q o Corsomovel me desculpe, mas eu discordo da sua opinião. Nunca tive um Corsa 1.6, mas em compensação, já tive um Corsa Sedan Wind 00/01 (1.0 08V MPFI), e uma Corsa Wagon 01/01 (1.0 16V SFI), e pelo q eu pude observar dos 02 carros, até 3000 rpm, os 02 eram mais ou menos iguais, e acima disso, o 1.0 16V deslanchava muito mais. E pelo q eu me lembro da ficha técnica de ambos, a relacão de marchas de ambos são idênticas, e o torque do 1.0 08V é de 8,8 kgmf, o do 1.0 16V é de 9,1 (parece-me q, em ambos, torque máximo são nos mesmos 3.000 rpm). Se não me engano, no BCWS tem um comparativo com a curva de torque/potência desses 02 motores.
cara eu descordo de vc sem ter base tecnica pra falar porem por experiencia propria tenho uma wagon 1.6 16 v e vou te falar ate subir pra 4000 rpm e uma historia passa disso e tucha o pé que na boa outro dia brincando e testando isso pq minha irmã tem um corsa 1.0 8v ate minha mina que nem manja de carro notou a diferença apos os 4000 pela amor parece que o carro é outro puxa muito mais forte muda o ronco sei la pode ser ate impressão mas depois dos 4 a parada muda falowww
André Krauss
Corsa Wagon 1.6 16 v
Imagem
Avatar do usuário
cemgsirj
:: Super ::
Mensagens: 87
Registrado em: Sexta-feira 08 2005f Abril 2005 10:42:28 PM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por cemgsirj »

comcordo com vc sobre o giro .... todo motor 16v é BOBO em baixa rpm, talvez o outro amigo tenha achado parecido pq 1.0 é fraco mesmo.... porem apos os 4000 rpm o bicho fica meio feio pro lado dos 8 valvulas....

[]´s
Cem GSI RJ - 1.8 T 0.4/1k no touch. Em breve em um Autódromo perto de você. Andando atrás da BMW M5 507hp do meu chefe, +- 1 kilometro atrás...rsrsrsrsrsrsrs...
SemControle
:: Moderador ::
Mensagens: 26789
Registrado em: Sexta-feira 16 2004f Julho 2004 10:53:41 AM
Localização: Santo André - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por SemControle »

rgobato escreveu:
corsomovel escreveu:a diferenca basica entre qq motor 8V ou 16V esta no torque os 16V desenvolvem torque maximo em giros bem superiores aos 8V, o q torna 16V complicado de certa forma pro transito do dia a dia....
Espero q o Corsomovel me desculpe, mas eu discordo da sua opinião. Nunca tive um Corsa 1.6, mas em compensação, já tive um Corsa Sedan Wind 00/01 (1.0 08V MPFI), e uma Corsa Wagon 01/01 (1.0 16V SFI), e pelo q eu pude observar dos 02 carros, até 3000 rpm, os 02 eram mais ou menos iguais, e acima disso, o 1.0 16V deslanchava muito mais. E pelo q eu me lembro da ficha técnica de ambos, a relacão de marchas de ambos são idênticas, e o torque do 1.0 08V é de 8,8 kgmf, o do 1.0 16V é de 9,1 (parece-me q, em ambos, torque máximo são nos mesmos 3.000 rpm). Se não me engano, no BCWS tem um comparativo com a curva de torque/potência desses 02 motores.
pode ser tanto q o 8V é MPFI e o 16V sendo SFI, mas se tratando de motores identicos, tipo MPFI sei q acontece essa diferenca q citei....
mesmo o corsa GSi sendo acho q SFI, todo mundo reclama dele abaixo de 4K rpms.....
nao esquenta qnt a discordar ou nao, estamos aki sempre pra aprender e chegar a uma conclusao....
Rua não é disputa, é convivência.
1929 motor chevrolet 6cil em linha 49cvs
2008 motor ducatti 2cil em v 150cvs
Avatar do usuário
afmsys
:: Millennium ::
Mensagens: 111
Registrado em: Domingo 18 2004f Janeiro 2004 12:55:44 AM
Localização: Não Informado
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por afmsys »

bem, nunca "puxei" com outros corsas, mas tenho um sedan 1.0 16V SFI e já dei 4 buchas em gol 1.0 16V, ele estica facil e passa logo na saída, e depois que cresce o giro só vai abrindo... marcha atrás de marcha...

já dirigi um corsa 1.0 8V, não notei diferença em baixos giros

dirigi um celta 10. 8V que ai sim o bichinho tinha uma puxada mais forte, mas também o celta deve pesar uns 200Kg a menos que o meu sedan...

Falow!!!!


Sedan 01 Azul motor SFI 16V
Foi bom enquanto durou CORSÃO!!!
afmeng@yahoo.com.br

Imagem
enaresse
:: Wind ::
Mensagens: 28
Registrado em: Sábado 02 2005f Abril 2005 07:07:42 PM
Localização: Campinas - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por enaresse »

Qual a velocidade final que já chegou com seu corsa. O meu tuchando o pe em quinta a 6000rpm ele tá batendo na casa dos 170km/h e acho que apesar de chegar a essa velocidade com certa facilidade "1.0" o regime de rotação e extremamente alta parece motor moto que o giro está sempre na casa do capeta. Acho que até consigo ir mais de final mas talvez eu estaria judiando um pouco do coitado do motor.
w34531
:: Wind ::
Mensagens: 4
Registrado em: Segunda-feira 11 2005f Abril 2005 09:29:53 PM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por w34531 »

Isso eh basico pra qualquer um ...... 8v tem torque maior em baixa rotacao e 16v tem torque maior em alta rotacaum....
mas veja bem naum estou dizendo q o torque de um motor 16v a 3000RPM vai ser menor do q o 8v a 3000 RPM.....

eh capaz de ate ser iqual... mas isso depende muito do tipo do motor.

se vc tiver um motor 1.0 naum vai sentir muita diferenca.... mas se vc tiver um motor 4.0 .... heheheheh ai vc sente...

Bom tenho um corsa 1.0 8v sem preparacaum e ja bati 193 KM/h na bandeirantes.... com o peh la no talo e so depois de alguns longos minutos huauhhuahuhauhua

quando eu fizer de novo bato uma fotinhu pra vcs...

vou comecar a tunar o carro agora... ai quero ver... mas acho q a velocidade final naum vai mudar..... o que vai mudar eh minha aceleracaum .....

ka entre nos .... 8v eh irado pra tunar... ja o 16v ... eh uma DROGA ehhehehehehehheheh
rgobato
:: Super ::
Mensagens: 79
Registrado em: Sábado 04 2004f Setembro 2004 05:40:23 PM
Localização: Goiatuba - GO
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por rgobato »

Achei o gráfico q compara a potência e torque dos motores 1.0 08V e 1.0 16V. Reparem q, até 3000 rpm, tanto o torque quanto a potência dos motores 08V e 16V vão mais ou menos empatados, daí pra frente o 16V começa a despachar o 08V:

LINK: Gráfico 1.0 16V versus 1.0 08V
ex-Corsa Hatch 1.8 Flexpower 2004 Vermelho Lyra.
Agora de Astra Hatch Elegance 2.0 Flexpower 2005 Prata Escuna.
Responder

Voltar para “Motor e Preparação”