[DÚVIDA] - Transformando 1.0 em 1.6. Vale a pena?

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henrique-2008
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[DÚVIDA] - Transformando 1.0 em 1.6. Vale a pena?

Mensagem por henrique-2008 »

E ai galera do fórum.

Estou com uma grande dúvida para deixar meu corsinha 1.0 mais forte.
Tenho um corsa 1.0 EFI e estava pensando em transformá-lo em 1.0 MPFI, me disseram que era só trocar o cabeçote, centra da injeção e outras partes da injeção.
Pórem falei com outro mecânico e ele me falou para eu levar o bloco do motor na retífica e mandá-lo aumentar o diamêtro da camisa para o mesmo de 1.6 e depois colocar pistão, bielas e girabrequim do 1.6 que fica ótimo.
Gostaria de saber se tem como fazer isso:?:
lllllllllllllllllll
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Mensagem por lllllllllllllllllll »

sim isto e posivel mas vc tem que ver se as paredes do bloco do motor não vão ficar muito finas pois se ficar corre o risco de estourarem com a compreção mas não sei se estou serto se não estiver serto foi mal mas se vc fiser e ficar bom vou faser o mesmo no meu 1.0 mpfi
ducorsa
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Mensagem por ducorsa »

eu tb tinha um 1.0 mpfi e queria abri ele para 1.6 so q naum tem como as paredes do pistao iriam ficar muito fina .. ai o jeito foi comprar um bloco e cabeçote do 1.6 o resto da pra aproveitar td

abraços
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Carlos Lana
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Mensagem por Carlos Lana »

Não faça isso amigo, as paredes dos cilindros tem uma proteção que geralmente é de 2mm e que só permite um máximo de 4 retificas de 0,25mm cada e mesmo assim diminuindo a vida útil do bloco.... nessa ordem


espessura X Vida útil (média)

2mm 200.000km
1,75mm + 100.000km retificado 1 vez
1,50mm + 50.000km reticifcado 2 vezes
1,25mm + 25.000km retificado 3 vezes
1mm + 12.500km retificado 4 vezes


Talvez funcione se o cilindro for reforçado com tempera ou algo do tipo... mas ainda acho que correrá o risco de trincar por conta dá pressão interna...
Mas a melhor opção mesmo é um bloco e um cabeçote de 1.6 m.p.f.i.
Se eu tiver errado em algo podem discordar, só digo o que ainda me lembro das aulas de mecanica no senai...

abraço
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Mensagem por Necrohell »

Rapaz, não seria mais fácil tu vender o I.0 e comprar outro 1.4 ou 1.6?
A grana que tu vai gastar pra mecher nisso aí ja é a intera pra pegar outro corsa.
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Junior & Hulk
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Mensagem por Junior & Hulk »

Cara experiencia propria

vendi meu Hulk 1,0 pela por 15 k e peguei a wagon gls completa de tudo 1,6 8v etc por 18 k

vc acha q com 3 paus eu faria isso td no hulk?? nunca ....

Ou entao troca o motor, o moderador d fotos o Deivy trocou e ta rindo a toa....

qq coisa manda mp pra ele e pergunte o q ele acha

flw...
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Mensagem por Speed Boy »

Galera, o motor familia I não precisa de retifica muito grande para colocar ele em capacidade volumétrica maior. A questao toda é que quase nenhuma retifica faz o serviço direito.

Os blocos Familia I mais antigos são os mesmos em todos os motores 8v. Pelo codigo eles são iguaizinhos. Visualmente tambem, e o ganho de cilidrada se da pelo amento do deslocamento do pistão com o menos comprimento do mesmo.
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Mensagem por SemControle »

uma resalva as galerias do 1.0 sao maiores pra refrierar maior, parece q a GM ja sabia q com o motr pequeno se forcaria mais e teria mais calor, logo precisa tirar esse calor de algum jeito
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Mensagem por Speed Boy »

SemControle escreveu:uma resalva as galerias do 1.0 sao maiores pra refrierar maior, parece q a GM ja sabia q com o motr pequeno se forcaria mais e teria mais calor, logo precisa tirar esse calor de algum jeito
Cara, isso é lenda. O bloco é exatamente o mesmo até 2002. Ja vi ambos novos la no laboratório do Senai. A numeração é igual inclusive.

Agora os Corsas EFI que usam blocos importados não podem fazer isso. Voce pode ver que ele tem escrito na parede 1.2 que é a capacidade cúbica original dele na europa. Aqui no brasil usaram pistões maiores para virar 1.0.
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Mensagem por lllllllllllllllllll »

speed boy me tira uma duvida tenho um wind 1.0 MPFI e ele pode ser transformado em 1.6 e oque eu entendi e isto mesmo
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