A Saga continua...Problema elétrico ao usar Ar Condicionado (AJUDA!!!)

Tire suas dúvidas sobre o sistema elétrico do Corsa: ligações, fusíveis, sinalização, chicotes, etc. Você também pode saber sobre neon, leds ou luzes diferentes ou algo sobre a iluminação do Corsa.
jlocately89
:: Wind ::
Mensagens: 29
Registrado em: Quarta-feira 04 2015f Março 2015 12:01:43 PM
Localização: Vitória - ES
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Re: A Saga continua...Problema elétrico ao usar Ar Condicionado (AJUDA!!!)

Mensagem por jlocately89 »

Bange escreveu:Não vejo como o AC provocar um apagão, e num eventual "curto", há sempre um fusível de proteção.

Sugiro que ao dar este problema, vc futuque a fiação da caixa de fusíveis e todos os cabos de aterramento, principalmente o principal, que liga o negativo da bateria à carcaça do veículo.

Por desconhecimento nada posso afirmar sobre o imobilizador...seu carro tem?
Amigos Benge e Ikaro,

o que acontece é que nem vai dar tempo para mexer nos fios, pois após o problema acontecer é só esperar uns 30 ~ 40 segundo que o painel volta a funcionar. Volto a ressaltar que o problema acontece somente quando uso ar condicionado.

Alguma ideia? Será mesmo que o mexânico tenha conferido os terras, ainda necessite de colocar mais algum terra sobressalente?

Abs!


Bange
:: Moderador ::
Mensagens: 4644
Registrado em: Terça-feira 29 2013f Outubro 2013 07:47:34 PM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA WAGON GLS 1.6 MPFI
Ano de fabricação: 1997

Mensagem por Bange »

OK, mas então se o tempo de normalização é sempre uma constante, a coisa pra mim está associada provavelmente a algum tipo de alarme ou imobilizador.

A associação com o AC, deve ser pelo plus de corrente que ele adicionalmente puxa ao ser ligado...pode ocorrer o mesmo com faróis + limpador do para-brisa ou rádio + vidro elétrico...tem que pesquisar...

Vc fez alguma instalação de acessório?


jlocately89
:: Wind ::
Mensagens: 29
Registrado em: Quarta-feira 04 2015f Março 2015 12:01:43 PM
Localização: Vitória - ES
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por jlocately89 »

Bange escreveu:OK, mas então se o tempo de normalização é sempre uma constante, a coisa pra mim está associada provavelmente a algum tipo de alarme ou imobilizador.

A associação com o AC, deve ser pelo plus de corrente que ele adicionalmente puxa ao ser ligado...pode ocorrer o mesmo com faróis + limpador do para-brisa ou rádio + vidro elétrico...tem que pesquisar...

Vc fez alguma instalação de acessório?
Benge,

não instalei nenhum acessório.

Hoje pela manhã fui ligar o carro e liguei o ar condicionado e após uns 2 ou 3 minutos que o ar estava ligado o carro e o painel apagaram (como no vídeo do link do 1º post).

Após isso acontecer, como vc disse, mexi nos fios da bateria e da caixa de fusíveis e mesmo assim não voltou.

Uma coisa que reparei é que os reles estavam quentes. Achei estranho, pois tinha pouco tempo que o carro estava ligado, Será que pode ser isso???
LINK DA IMAGEM DOS RELES: http://imgur.com/a/HjmGa

Pelo que ví no manual são os reles de:
1 Alimentação pós-chave de ignição
2 Bomba de combustível
3 Ventilador

Marquei na foto os reles que eu achei que esquentaram.


Bange
:: Moderador ::
Mensagens: 4644
Registrado em: Terça-feira 29 2013f Outubro 2013 07:47:34 PM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA WAGON GLS 1.6 MPFI
Ano de fabricação: 1997

Mensagem por Bange »

Relé aquece um tico mesmo...não pelos contatos e sim pela bobina que fica alimentada o tempo que ele estiver operado.

Vc não lembra de alguma manutenção feita antes de aparecer este problema? Se sim, em que parte foi?

Mas vc nada falou sobre alarme/imobilizador...pela cadência que a coisa ocorre, me parece alguma eletrônica funcionando mal...


jlocately89
:: Wind ::
Mensagens: 29
Registrado em: Quarta-feira 04 2015f Março 2015 12:01:43 PM
Localização: Vitória - ES
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por jlocately89 »

Bange escreveu:Relé aquece um tico mesmo...não pelos contatos e sim pela bobina que fica alimentada o tempo que ele estiver operado.

Vc não lembra de alguma manutenção feita antes de aparecer este problema? Se sim, em que parte foi?

Mas vc nada falou sobre alarme/imobilizador...pela cadência que a coisa ocorre, me parece alguma eletrônica funcionando mal...
Benge,

sobre alarme não sei dizer. É original de fábrica, mas a alguns anos já sofreu algumas manutenções.
Sobre o imobilizador, o carro apresentou esse problema algumas vezes. A luz do imobilizador ligou, mas o carro funcionou normalmente (acho que o certo seria o carro não ligar, correto?). O mecânico trocou o comutador de ignição no começo desse mês.

Sobre os relés, vc acha que devo trocá-los?

Abraço!


Bange
:: Moderador ::
Mensagens: 4644
Registrado em: Terça-feira 29 2013f Outubro 2013 07:47:34 PM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA WAGON GLS 1.6 MPFI
Ano de fabricação: 1997

Mensagem por Bange »

Não, embora que baratos, não creio que os relés sejam os causadores...

Creio que deva se anular tanto o alarme como o imobilizador, passando um tempo sem eles e vendo o que ocorre...

1 - anula-se ambos e avalia por um tempo, se der o problema, não são eles...não retornando o problema...
2 - religa o imobilizador e avalia por um tempo, se der o problema é ele, mas não dando problema...
3 - religa o alarme e avalia por um tempo, não dando o problema, não são eles...mas se der, não fica claro se é apenas o alarme ou é a soma do alarme com o imobilizador, então...

Desliga o imobilizador e deixa o alarme por algum tempo...se der o problema, é ele, mas se não der, é a soma de ambos.

Ficou confuso?


jlocately89
:: Wind ::
Mensagens: 29
Registrado em: Quarta-feira 04 2015f Março 2015 12:01:43 PM
Localização: Vitória - ES
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por jlocately89 »

Bange escreveu:Não, embora que baratos, não creio que os relés sejam os causadores...

Creio que deva se anular tanto o alarme como o imobilizador, passando um tempo sem eles e vendo o que ocorre...

1 - anula-se ambos e avalia por um tempo, se der o problema, não são eles...não retornando o problema...
2 - religa o imobilizador e avalia por um tempo, se der o problema é ele, mas não dando problema...
3 - religa o alarme e avalia por um tempo, não dando o problema, não são eles...mas se der, não fica claro se é apenas o alarme ou é a soma do alarme com o imobilizador, então...

Desliga o imobilizador e deixa o alarme por algum tempo...se der o problema, é ele, mas se não der, é a soma de ambos.

Ficou confuso?
Benge,

deu pra entender.

Mas saberia me informar como faço pra desativar o imobilizador e o alarme?

Abs!


Bange
:: Moderador ::
Mensagens: 4644
Registrado em: Terça-feira 29 2013f Outubro 2013 07:47:34 PM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA WAGON GLS 1.6 MPFI
Ano de fabricação: 1997

Mensagem por Bange »

Rapaz, isso pra mim é igual caviar...não comi, nunca vi, eu só ouço falar...rs!

Meu carro é 97 e o alarme dele quando deu problema foi só desconectar o módulo...já o imobilizador nem sei de nada, mas já vi tópicos aqui no fórum que fala sobre ele...


jlocately89
:: Wind ::
Mensagens: 29
Registrado em: Quarta-feira 04 2015f Março 2015 12:01:43 PM
Localização: Vitória - ES
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por jlocately89 »

Bange escreveu:Rapaz, isso pra mim é igual caviar...não comi, nunca vi, eu só ouço falar...rs!

Meu carro é 97 e o alarme dele quando deu problema foi só desconectar o módulo...já o imobilizador nem sei de nada, mas já vi tópicos aqui no fórum que fala sobre ele...
:lol: :lol: :lol:

To igual...vou pesquisar e tentar fazer os testes.

Esse problema está aterrorizador, pior que a situação de segurança aqui no Espírito Santo.

Abs!


Anderson Novak
:: Wind ::
Mensagens: 29
Registrado em: Segunda-feira 30 2016f Maio 2016 04:41:44 PM
Localização: Guarulhos - SP
Modelo do veiculo: MONTANA OFF ROAD 1 8 MPFI FLEXPOWER 8V GAS
Ano de fabricação: 2005

Mensagem por Anderson Novak »

Salve, já dei a dica, verifique os reles.

Já peguei carro 2010 com defeito semelhante.

Relé é um componente eletromecânico acionado por uma bobina magnética.
Quando os terminais do pinos 30 e 87 superaquecem ele tendem a colar.

Mesmo depois de desligar o componente o mesmo continua "ligado" deixando passar corrente.

O comportamento do seu veículo é o clássico defeito de relé colado, este tempo que leva para o carro ds "sinal de vida" é o tempo que leva para o contato do rele se soltem.

Vc já trocou peças e pagou mão de obra bem mais caras que o valor dos reles e não resolveu, não custa nada gastar mais 30 reais para tirar a dúvida não é mesmo?

Abraços


Enviado de meu XT1068 usando Tapatalk


Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Voltar para “Elétrica e Iluminação”