DEFEITO SEM SOLUÇÃO

Tire suas dúvidas sobre o sistema elétrico do Corsa: ligações, fusíveis, sinalização, chicotes, etc. Você também pode saber sobre neon, leds ou luzes diferentes ou algo sobre a iluminação do Corsa.
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leandro07gaio
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DEFEITO SEM SOLUÇÃO

Mensagem por leandro07gaio »

Bom dia, sou novo aqui mas com um problema que não acho solução: depois que esquenta, o carro corta a faísca que faz o motor funcionar, já troquei modulo, sensor de rotação, revisada toda fiação e parte mecânica e o problema continua, será que alguém consegue me dar uma luz do que procurar???


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caio1996
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Mensagem por caio1996 »

leandro07gaio escreveu: Sábado 08 2022f Outubro 2022 11:18:23 AM Bom dia, sou novo aqui mas com um problema que não acho solução: depois que esquenta, o carro corta a faísca que faz o motor funcionar, já troquei modulo, sensor de rotação, revisada toda fiação e parte mecânica e o problema continua, será que alguém consegue me dar uma luz do que procurar???
Boa tarde leandro, bem vindo ao clube, aqui com ctz vai achar alguma ajuda pra suas duvida

sobre seu problema, ja fez a troca da Bobina? ou pegou alguma pra testar no lugar?


Bange
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Mensagem por Bange »

A faísca é o fim de um processo que começa lá no sensor da roda fônica ou no sensor do distribuidor (depende do ano/modelo), vai pra ECU e esta gera o pulso para o módulo HEI, externo ou agregado a bobina, onde esta gera a alta tensão (faísca) para as velas.
De fato, sobre a bobina recai o maior índice de problemas na centelha após aquecido o motor... mas ela não é a única.
Que tipo/ano é seu motor, que módulo já trocou e quais as medipões já feitas?... precisamos de mais informações...


leandro07gaio
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Mensagem por leandro07gaio »

o módulo já foi trocado, e mesmo com o novo, o problema persiste, é um corsa 98, 1.0 8v, foi testada uma nova bobina, mas sem solução, o sensor de rotação foi testado tb e foi dito estar ok, o eletricista disse que aparentemente aós aquecer, algo impede de ser gerada a faísca, pois o motor vira, mas não pega, e se eu desligar e ligar o modulo ( o antigo e o novo) o carro volta a ligar normalmente


SemControle
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Mensagem por SemControle »

carro nunca vi isso, mas seguindo o princípio do funcionamento do sensor da roda fônica, pode sim ser o dito cujo, mesma forma de trabalhar, e defeito absurdamente comum nas motos, o sensor sofre algum aquecimento e deixa de medir os dentes e falta de dentes da roda fônica dos carros e magneto das motos, isso acontece c motos desde sempre, o CKP ou bobina de pulso aquecem e para de pegar a rotação, e não gera nada de faísca, vc precisa na verdade ver em alguma oficina mais preparada, de preferência q possua um osciloscópio, o mecânico pega esse problema rapidinho, por mais q não seja nada c o sensor, o osciloscópio vai ajudar e facilitar a vida no diagnostico, pode começar pegando os sinais q chegam ou não na bobina, e indo em direção ao sensor
o sensor ainda tem o detalhe da precisão da instalação, q pode interferir no trabalho do mesmo
veja q é um dos raros sensores q conseguem parar totalmente o funcionamento do motor....
mas da lista de tudo q já trocou vai acabar restando apenas o chicote, veja imobilizador do carro, onde está fazendo o corte
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Bange
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Mensagem por Bange »

O eletricista não é o profissional mais indicado para o caso... um reparador automotivo sim e como disse o SemControle, que tenha um osiloscópio.
Também é bom eliminar a possibilidade de algo vindo de alarme/imobilizador e da bomba de combustível, pois o motor pode morrer ou não pegar por falta de combustível (pressão/vazão).
Um gerador de sinais que simule o sinal da roda fônica seria interessante... mas vc comentou acima que o motor volta a pegar se o módulo for desligado e religado...isso não é muito compatível com problemas de aquecimento.


leandro07gaio
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Mensagem por leandro07gaio »

Bom dia, após uma nova verificarão o eletricista chegou a conclusão que é um problema na linha de ignição. pois segundo ele o módulo corta a faísca do carro quando o carro aquece, e após esfriar o carro volta ao seu funcionamento normal, novamente verificados: bomba, pressão, vazão, chicote, sensores, e nada do danado aparecer, existe algum sensor que seja responsável pelo corte da faísca numa situação dessa? ele nem sabe mais onde procurar...


SemControle
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Mensagem por SemControle »

sem ser um cara bem aparelhado, e com o problema presente pra pegar os sinais dos sensores, vc vai morrer achando coisas e vai voltar la no início a brincadeira de trocar peças sem mudar nada...
o q corta faísca é sensor de rotação até a vela...ou seja quase tudo, inclusive passando pelo modulo...

já peguei moto q veio de outra oficina c essa conversa, o mecânico já fez tudo, eu falei pro dono, se ele tivesse feito tudo teria resolvido, ele já futucou tudo q ele sabia, e o melhor nisso já pode ter criado novos problemas, assim está seu carro....
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