[PROJETO] - Instalação Ar-Condicionado na Pick Up Corsa GL 1996 EFI

Aqui você poderá tirar todas as dúvidas sobre o sistema de arrefecimento e ar condicionado do Corsa. Manutenção, troca, reparos, compressor, condensador e muito mais.
Responder
Avatar do usuário
gtmski
:: Sport ::
Mensagens: 1089
Registrado em: Sábado 10 2010f Julho 2010 11:52:37 PM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA PICK-UP
Ano de fabricação: 2001

Re: [PROJETO] - Instalação Ar-Condicionado na Pick Up Corsa GL 1996 EFI

Mensagem por gtmski »

GustavoJunges escreveu: Segunda-feira 18 2023f Setembro 2023 11:17:23 AM ...vou comprar daquelas fitas com uma especie de borracha/espoja com uma fase colante + cola de parabrisas. Não quero que chova pra dentro
O Fernando teve alguns problemas com isso, talvez ele tenha encontrado a solução para essa vedação
Apostila de Elétrica Corsa B 99-04 MPFI 8v: viewtopic.php?t=116339
Google Drive: https://drive.google.com/drive/folders/ ... qlYaVW-mYJ


Avatar do usuário
Fernando 4100
:: Champ ::
Mensagens: 502
Registrado em: Sexta-feira 08 2007f Junho 2007 02:24:13 AM
Localização: Tenente Portela - RS
Modelo do veiculo: CORSA GL 1.6 MPFI 4P
Ano de fabricação: 1996
Contato:

Mensagem por Fernando 4100 »

GustavoJunges escreveu: Segunda-feira 18 2023f Setembro 2023 11:17:23 AM Daew Galera do CC!

Para quem acompanha a saga da Pick Up Corsa, vamos atualizar sobre as novidades do projeto!

Na ultima semana a chapeação terminou o trabalho referente a transferência das Longarinas e valeu muito a pena a espera :)
Veja ai como ficou.
Ficou realmente muito bom!
GustavoJunges escreveu: Segunda-feira 18 2023f Setembro 2023 11:17:23 AM Aproveitei tambem para iniciar a montagem da Caixa evaporadora e esta deu trabalho, em especial ao encaixe e vedação. Ainda não terminei, pois vou comprar daquelas fitas com uma especie de borracha/espoja com uma fase colante + cola de parabrisas. Não quero que chova pra dentro
Vai perguntando as dúvidas que você tiver, eu tenho centenas de fotos que podem ser úteis. É só ir perguntando.
Mas a princípio, se você removeu o suficiente da forração interna, a caixa evaporadora deveria entrar direitinho. Precisa relatar qual sua dificuldade.

Outra coisa, vai te sobrar uma frente de corsa inteira e completa, não?
@furini_classic_auto
Omega CD 4.1
Corsa 1.6 + C60 + T96 + UNM...
Uno Smart

Imagem


Avatar do usuário
GustavoJunges
:: Wind ::
Mensagens: 21
Registrado em: Sexta-feira 28 2023f Julho 2023 09:59:07 AM
Localização: Não-Me-Toque - RS
Modelo do veiculo: CORSA PICK-UP GL 1.6 EFI
Ano de fabricação: 1996

Mensagem por GustavoJunges »

gtmski escreveu: Segunda-feira 18 2023f Setembro 2023 07:50:32 PM Trampo da bexiga, mas tá ficando bom
GustavoJunges escreveu: Segunda-feira 18 2023f Setembro 2023 11:17:23 AM
Uma pergunta para quem ja fez esta alteração (imagino que deve ter um topico sobre mas se alguem que tiver a resposta pronta facilita), quanto a alteração de 1 para 4 bicos, para a parte eletrica funcionar, preciso apenas altera o chicote do lado direito e o modulo? O restante do chicote posso usar o mesmo?
A princípio sim, mas não posso dar uma resposta plena sem analisar completamente cabo por cabo do conector do EFI para o do MPFI pré-2001. Porque os cabos da ECU não vão só para o motor, tem muita coisa que vai para o habitáculo também.
Bom dia

Pelo que li em outros topicos, seria apenas um pino que alimenta o chicote da Injeção, que no EFI vem pelo chicote do habitaculo e no MPFI vem pelo chicote do Motor.

Fiz esta pergunta para ir me preparando e ja ter um ideia da alteração.

Vou esperar chegar mais proximo dessa fase para me preocupar com isso. kkkkkk


Avatar do usuário
GustavoJunges
:: Wind ::
Mensagens: 21
Registrado em: Sexta-feira 28 2023f Julho 2023 09:59:07 AM
Localização: Não-Me-Toque - RS
Modelo do veiculo: CORSA PICK-UP GL 1.6 EFI
Ano de fabricação: 1996

Mensagem por GustavoJunges »

Fernando 4100 escreveu: Segunda-feira 18 2023f Setembro 2023 10:03:12 PM
GustavoJunges escreveu: Segunda-feira 18 2023f Setembro 2023 11:17:23 AM Daew Galera do CC!

Para quem acompanha a saga da Pick Up Corsa, vamos atualizar sobre as novidades do projeto!

Na ultima semana a chapeação terminou o trabalho referente a transferência das Longarinas e valeu muito a pena a espera :)
Veja ai como ficou.
Ficou realmente muito bom!
GustavoJunges escreveu: Segunda-feira 18 2023f Setembro 2023 11:17:23 AM Aproveitei tambem para iniciar a montagem da Caixa evaporadora e esta deu trabalho, em especial ao encaixe e vedação. Ainda não terminei, pois vou comprar daquelas fitas com uma especie de borracha/espoja com uma fase colante + cola de parabrisas. Não quero que chova pra dentro
Vai perguntando as dúvidas que você tiver, eu tenho centenas de fotos que podem ser úteis. É só ir perguntando.
Mas a princípio, se você removeu o suficiente da forração interna, a caixa evaporadora deveria entrar direitinho. Precisa relatar qual sua dificuldade.

Outra coisa, vai te sobrar uma frente de corsa inteira e completa, não?
Bom dia Fernando,

Sim a forração deu um pouco de trabalho, pois queria tirar o minimo possivel, porem para encaixar bem a furação, tive que tirar boa parte dela, pra nao dizer toda, que fica atras da Caixa evaporadora.

Quanto retirei o restante que faltava, descobri um daqueles parafusos de prender o carpete, sabe, ele que tava incomodando, ai removi ele e deu encaixe quase perfeito.

Vou ter que resolver a questão de uma diferença que tem entre o encaixe da caixa evaporadora, com aqueles 4 furos da entrada de ar. Nele ficou um "fresta", cerca de meio centímetro. Ontem consegui em uma loja de auto peças, uma daquelas espumas colantes. Estou pensando em usar esta e mais cola de parabrisa. O que acha? Como fez a vedação da sua?

Tem algumas fotos que pode compartilhar da tua instalação? Se quiser pode me passar por email.


Avatar do usuário
GustavoJunges
:: Wind ::
Mensagens: 21
Registrado em: Sexta-feira 28 2023f Julho 2023 09:59:07 AM
Localização: Não-Me-Toque - RS
Modelo do veiculo: CORSA PICK-UP GL 1.6 EFI
Ano de fabricação: 1996

Mensagem por GustavoJunges »

Fernando 4100 escreveu: Segunda-feira 18 2023f Setembro 2023 10:03:12 PM
Outra coisa, vai te sobrar uma frente de corsa inteira e completa, não?

Sim, vai sobre quase que toda a frente!

Unica parte que esta bastante deteriorada é a longarina dos radiadores. E o parachoque dianteiro foi logo pro lixo. Era 2ª linha e tava pessimo!

Mas tenho toda a parte de estrutura, paralamas, capo, farois e as longarinas retiradas da Pick up


Avatar do usuário
gtmski
:: Sport ::
Mensagens: 1089
Registrado em: Sábado 10 2010f Julho 2010 11:52:37 PM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA PICK-UP
Ano de fabricação: 2001

Mensagem por gtmski »

GustavoJunges escreveu: Terça-feira 19 2023f Setembro 2023 11:12:11 AM ...seria apenas um pino que alimenta o chicote da Injeção, que no EFI vem pelo chicote do habitaculo e no MPFI vem pelo chicote do Motor.
Sim, tem um negativo que vem da ECU e vai para um ponto de massa no motor, pelo chicote direito. Destaquei ele em vermelho

Imagem
Apostila de Elétrica Corsa B 99-04 MPFI 8v: viewtopic.php?t=116339
Google Drive: https://drive.google.com/drive/folders/ ... qlYaVW-mYJ


Avatar do usuário
Fernando 4100
:: Champ ::
Mensagens: 502
Registrado em: Sexta-feira 08 2007f Junho 2007 02:24:13 AM
Localização: Tenente Portela - RS
Modelo do veiculo: CORSA GL 1.6 MPFI 4P
Ano de fabricação: 1996
Contato:

Mensagem por Fernando 4100 »

GustavoJunges escreveu: Terça-feira 19 2023f Setembro 2023 11:19:43 AM Bom dia Fernando,

Sim a forração deu um pouco de trabalho, pois queria tirar o minimo possivel, porem para encaixar bem a furação, tive que tirar boa parte dela, pra nao dizer toda, que fica atras da Caixa evaporadora.

Quanto retirei o restante que faltava, descobri um daqueles parafusos de prender o carpete, sabe, ele que tava incomodando, ai removi ele e deu encaixe quase perfeito.

Vou ter que resolver a questão de uma diferença que tem entre o encaixe da caixa evaporadora, com aqueles 4 furos da entrada de ar. Nele ficou um "fresta", cerca de meio centímetro. Ontem consegui em uma loja de auto peças, uma daquelas espumas colantes. Estou pensando em usar esta e mais cola de parabrisa. O que acha? Como fez a vedação da sua?

Tem algumas fotos que pode compartilhar da tua instalação? Se quiser pode me passar por email.
Eu também queria tirar o mínimo possível da forração, mas não tem jeito, sai um monte pra caixa poder entrar.

Nessa foto não dá pra ver muito bem, mas repare que colei espuma em toda extensão da caixa, onde ela se encontra com a lataria do carro. Nesses pontos tinha espuma isolante na caixa que eu comprei, porém estava bastante deteriorada, não consegui de reposição então refiz como deu.

Imagem

Ao fundo observe que a espuma de vedação ainda está sendo colada, está presa com fita adesiva enquanto a cola seca.

A caixa fica justa na parede corta fogo apenas na parte onde atravessam os canos de gás/válvula de expansão e no encaixe do parafuso destacado na foto. A parte dos 4 buracos de ar fica sim um vão entre a caixa e a lata, esse vão é preenchido com espuma isolante.

Imagem
GustavoJunges escreveu: Terça-feira 19 2023f Setembro 2023 11:19:43 AM Sim, vai sobre quase que toda a frente!

Unica parte que esta bastante deteriorada é a longarina dos radiadores. E o parachoque dianteiro foi logo pro lixo. Era 2ª linha e tava pessimo!

Mas tenho toda a parte de estrutura, paralamas, capo, farois e as longarinas retiradas da Pick up
Eu pergunto porque tenho um plano de desenvolver um kit de ar usando peças originais e sem mexer nas longarinas, e pra isso seria muito bacana ter uma frente de desmanche com o motor montado pra ir testando os encaixes sem pressa e sem ficar com o carro parado.
O problema é que nem sei se consigo tempo pra dar conta disso, mas podemos ir conversando.
@furini_classic_auto
Omega CD 4.1
Corsa 1.6 + C60 + T96 + UNM...
Uno Smart

Imagem


Avatar do usuário
GustavoJunges
:: Wind ::
Mensagens: 21
Registrado em: Sexta-feira 28 2023f Julho 2023 09:59:07 AM
Localização: Não-Me-Toque - RS
Modelo do veiculo: CORSA PICK-UP GL 1.6 EFI
Ano de fabricação: 1996

Mensagem por GustavoJunges »

Fernando 4100 escreveu: Terça-feira 19 2023f Setembro 2023 05:20:50 PM
Eu pergunto porque tenho um plano de desenvolver um kit de ar usando peças originais e sem mexer nas longarinas, e pra isso seria muito bacana ter uma frente de desmanche com o motor montado pra ir testando os encaixes sem pressa e sem ficar com o carro parado.
O problema é que nem sei se consigo tempo pra dar conta disso, mas podemos ir conversando.
Se precisar de alguma coisa é so me chamar, que negociamos!!

Obrigado pela ajuda!


Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Voltar para “Ar Condicionado, Arrefecimento e Ventilação”