[DÚVIDA] - Manutenção do sistema de arrefecimento

Aqui você poderá tirar todas as dúvidas sobre o sistema de arrefecimento e ar condicionado do Corsa. Manutenção, troca, reparos, compressor, condensador e muito mais.
Responder
Lukastrin
:: Wind ::
Mensagens: 2
Registrado em: Segunda-feira 25 2023f Setembro 2023 10:55:50 PM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA HATCH MAXX 1.8 FLEXPOWER
Ano de fabricação: 2005

[DÚVIDA] - Manutenção do sistema de arrefecimento

Mensagem por Lukastrin »

Boa tarde pessoal!

Estou precisando realizar a manutenção do sistema de arrefecimento e pretendo trocar algumas peças, onde as mangueiras são originais do carro ainda e o reservatório tbm, mas está bem desgastado.
Pretendo trocar essas peças:

  • "93383566 - MANGUEIRA DE RETORNO DE ÁGUA DO RESERVATÓRIO DE EXPANSÃO"

    "93383547 - MANGUEIRA DE SAÍDA DO RESERVATÓRIO DE EXPANSÃO NO RADIADOR"

    "93378096 - MANGUEIRA DE RETORNO DE ÁGUA DO RESERVATÓRIO DE EXPANSÃO"

    "93367723 - RESERVATÓRIO DE EXPANSÃO DO RADIADOR"


Não sei se há necessidade também de trocar bomba d'água e termostato do motor, visto que já vai completar 2 anos desde que realizei esta manutenção. Com isso, implicaria também em aproveitar o serviço do termostato e trocar também as correias e tensor (Dentada e acessórios), o que saíria mais de R$ 1200 no final, com peças Originais GM e mão de obra, segundo as cotações que fiz.

O que vocês acham?


Avatar do usuário
gtmski
:: Sport ::
Mensagens: 1091
Registrado em: Sábado 10 2010f Julho 2010 11:52:37 PM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA PICK-UP
Ano de fabricação: 2001

Mensagem por gtmski »

Com o preço que andam cobrando de mão de obra hoje em dia, um absurdo, o camarada compra tranquilamente ferramentas boas e troca em casa. E, aos poucos, vai montando uma oficininha na garagem. Eu fiz isso aqui, mas na época que a mão de obra nem era tão absurda, quando trocar uma correia dentada era coisa de 100 reais, não de 500. E o trabalho do dono é quase sempre mais bem feito do que em uma oficina lotada.
O reservatório dá para limpar, mas não fica zero bala. O cebolão e a bomba tem 2 anos? Usava água destilada com aditivo? Se sim, dificilmente estão com problema. Por que acha que deve trocá-los? As correias tem quanto tempo desde a última troca? Eram de marca, compradas em locais de boa procedência? Quanto às mangueiras, bem... as mangueiras originais são muito boas. podem estar sujas por dentro, mas estão com fissuras? É até comum de acontecer, com a idade, mas em graus diferentes dependendo da mangueira. Aqui eu troquei faz uns anos as minhas de 2001, por trocar mesmo... Estavam ótimas, as usadas.
Caso for trocar correias, bomba, tensionador, tome cuidado com o Mercadolivre e com autopeças mais simplezinhas. Tem muita correia falsificada e tensionador e bomba remanufaturados por aí. Cuidado também com a tampa-válvula do reservatório, pegue original. Vai pegar as peças na Accioly?
Apostila de Elétrica Corsa B 99-04 MPFI 8v: viewtopic.php?t=116339
Google Drive: https://drive.google.com/drive/folders/ ... qlYaVW-mYJ


Lukastrin
:: Wind ::
Mensagens: 2
Registrado em: Segunda-feira 25 2023f Setembro 2023 10:55:50 PM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA HATCH MAXX 1.8 FLEXPOWER
Ano de fabricação: 2005

Mensagem por Lukastrin »

Obrigado pela resposta!

Estou pensando em trocar as mangueiras mais por cautela mesmo. Sobre a questão da parte de líquido de arrefecimento, o mesmo está apresentando sujidade em decorrência de algum ponto de corrosão no sistema, por essa questão estou pensando em fazer a limpeza e já trocar a bomba dágua e termostato do motor.
O Kit de correia + tensor foi comprado na Cheve, ambos são contitech, sendo a de acessórios original GM.
Complicado em fazer essa manutenção de arrefecimento por conta própria, já que moro em apartamento e a galera acaba implicando com isso.
Cotei pra fazer em uma oficina, mas cobraram 390 reais só pra fazer a limpeza do sistema com máquina, sendo que não me foi garantido que será limpo totalmente, onde pode voltar a sujar o sistema novamente depois de 2 a 4 meses. Por isso estou pensando em juntar e comprar já tudo de uma vez, mangueiras, reservatório, kit correias e termostato e procurar outra oficina que tenha um custo-benefício melhor.


Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Voltar para “Ar Condicionado, Arrefecimento e Ventilação”