[INFO] - DIFERENÇA ENTRE OS MOTORES VHC E VHCE

Tutoriais e principais tópicos relacionados à motor e preparação.
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L U C I A N O
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[INFO] - DIFERENÇA ENTRE OS MOTORES VHC E VHCE

Mensagem por L U C I A N O »

Amigos,
Não sei se tem um tópico falando sobre esse tema. Procurei mas não achei, se os senhores acharem por bem pode excluí-lo se for repetitivo.
Pois bem, vamos lá:

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HISTÓRIA
A história desse motor se iniciou em 1994 com o lançamento do Corsa. Naquela época os propulsores geravam 50 CV de potência e possuíam sistema de injeção eletrônica monoponto, ou seja, com apenas um bico injetor. Na época era o primeiro motor 1 litro após o do Chevette Júnior. A primeira evolução que esses motores sofreram foi no sistema de injeção, que passou para multiponto, aumentando a potência para 60 CV. Em seguida, com a adoção do VHC , os propulsores passaram a gerar 70 CV. Atualmente com as modificações mais recentes os motores VHCE geram 77 CV na gasolina e 78 CV quando abastecido por álcool.

O QUE É VHC?
VHC, é uma sigla em inglês que significa very high compression. Ela caracteriza a alta taxa de compressão que é utilizada nesses propulsores. No caso dos motores VHCE, a taxa de compressão é de 12,6;1. Geralmente, essa taxa era aplicada apenas nos motores a álcool mas, graças a tecnologia diferenciada, os propulsores VHCE conseguem utilizá-la em ambos os combustíveis sem problemas de detonação.

TAXA DE COMPRESSÃO
A taxa de compressão de 12,6;1 foi obtida por vários testes realizados por meio de vários fatores como temperatura de trabalho, além de ajuda eletrônica embarcada que evolui desde 1994 e atualmente possibilita um controle mais apurado e preciso da mistura ar/combustível.

DIFERENÇA ENTRE OS MOTORES VHC E VHCE
Primeiro ponto de mudança é o Virabrequim. O eixo do virabrequim passou de quatro para oito contrapesos, possibilitando um motor mais equilibrado em termos de vibrações. Os pistões também sofreram alterações que visam a redução do atrito, com a aplicação de anéis menores. Já no trem de válvulas, as alterações foram na aplicação de balancins roletados e a utilização de componentes menores,o comando de válvulas também foi otimizado para as novas caraterísticas, possibilitando ao motor "respirar" melhor, as válvulas são menores e as suas hastes são mais finas, passando de 7mm pra 6mm, além da adoção de novas molas. Todas essas alterações possibilitaram redução de massa e, consequentemente, diminuíram a inércia provocada por esses componentes, fatores importantes que ajudam na redução de consumo de combustível.

Coletor de escapamento e acelerador eletrônico Drive by Wire
O coletor de escapamento também evoluiu e hoje é composto de material tubular que permite uma fluidez dos gases expelidos da combustão. O sistema de injeção eletrônica evoluiu e atualmente, além da adoção de quatro bicos injetores e de um sistema de controle mais apurado, foi adotado o acelerador eletrônico tipo drive by wire. A principal característica deste sistema é a ausência de uma ligação direta entre o pedal do acelerador e o corpo da borboleta, geralmente feita por cabo. No sistema drive by wire, quando o motorista pisa no pedal do acelerador, sensores enviam um sinal eletrônico para a central de controle eletrônico do motor, que passa a gerenciar a aceleração controlando eletronicamente a abertura da borboleta.

O COLETOR DE ADMISSÃO também sofreu alterações para priorizar a entrada de ar no motor. Feitos de plástico engenharia, os coletores de admissão atuais foram redimensionados para adequar a entrada de ar e facilitar o controle por parte do sistema de injeção, priorizando sempre a melhor equação para a mistura ar/combustível e consequentemente um melhor controle no consumo e na emissão de poluentes.

Drive by wire VS. potência
O sistema drive by wire, não reduz a potência do motor. Sua função é filtrar as acelerações desnecessárias que acontece quando o veículo passa por obstáculos ou desníveis no piso, fazendo com que o motorista "chacoalhe" o pé no pedal de aceleração desnecessariamente. Além disso, o sistema possui a estratégia de aprendizado que se adapta ao modo de condução do motorista, priorizando o baixo consumo ou, se necessário, a potência necessária para atender as situações diversas.

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Então é isso! Espero que seja útil!

Abraços!
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Mensagem por SemControle »

muito legal
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José Leal
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Mensagem por José Leal »

Belíssimo texto. Só uma dúvida: na verdade, as válvulas não aumentaram? Pergunto pois um usuário do Monzeiros comparou o cabeçote roletado com o convencional dos motores 2.0 e houve um aumento de alguns mm nas válvulas. Além do mais, o texto cita que o motor respira melhor. Só se o comando tiver um levante maior...

--

Me chamem de jurássico... mas ainda prefiro o acelerador a cabo.
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L U C I A N O
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Mensagem por L U C I A N O »

José Leal escreveu:Belíssimo texto. Só uma dúvida: na verdade, as válvulas não aumentaram? Pergunto pois um usuário do Monzeiros comparou o cabeçote roletado com o convencional dos motores 2.0 e houve um aumento de alguns mm nas válvulas. Além do mais, o texto cita que o motor respira melhor. Só se o comando tiver um levante maior...

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Me chamem de jurássico... mas ainda prefiro o acelerador a cabo.

Não, realmente no motor VHCE elas diminuíram. Segundo os próprios engenheiros de motores da GM, essas mudanças citadas no texto foram pra diminuir o peso(massa), fazendo o motor ficar com menos vibrações, aumentando o conforto ao dirigir e melhorando o consumo de combustível.
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Mensagem por José Leal »

Pois é, então ainda tem uma margem para preparação. E como preparação não pensa em consumo...

O ruim é fazer preparação aspirada em um motor de baixa cilindrada. Vai ter que remar demais para tirar uns 15-20CV.

Mais uma vez parabéns pelo texto.
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Mensagem por Rodrigosl85 »

Uma duvida na maioria dos corsa que tenho visto seja hath ou sedan sempre tinham uma logo MPFI ou VHC e o meu não veio com esse logo apenas " corsa e Super " e o ano do meu e 2000 a pergunta e o MPFI e o VHC e apartide de que ano cada um?
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Mensagem por José Leal »

Provavelmente retiraram o logo MPFI do seu carro. Ele fica na parte direita da tampa do porta-malas.
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Mensagem por SemControle »

MPFI surgiu em 96~97 e existem até hj......ser VHC VHqq coisa é mudancas tanto internamente no motor como na injecao, mas sempre MPFI
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Mensagem por jankefarias »

Rodrigosl85 escreveu:Uma duvida na maioria dos corsa que tenho visto seja hath ou sedan sempre tinham uma logo MPFI ou VHC e o meu não veio com esse logo apenas " corsa e Super " e o ano do meu e 2000 a pergunta e o MPFI e o VHC e apartide de que ano cada um?
MPFI é injeção multiponto ou seja com os 4 bicos e não com 1 do EFI. O resto da informação está no belissimo texto.
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Mensagem por DAN Skywalker »

Drive by wire VS. potência
O sistema drive by wire, não reduz a potência do motor. Sua função é filtrar as acelerações desnecessárias que acontece quando o veículo passa por obstáculos ou desníveis no piso, fazendo com que o motorista "chacoalhe" o pé no pedal de aceleração desnecessariamente.

AMIGOS SOBRE O TEXTO APRESENTADO ACIMA, EXISTE ALGUM METODO DE DEIXAR O ACELADOR MAIS FIRME E NÃO DAR UM TRANCO QUANDO SE PASSA NO BURACO O ASFALTO RUIM.. TIPO MEU ACELERADOR É A CABO.. CORSA SEDAN C VHC GASOLINA
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