[DÚVIDA] - Corsa Super 97 1.0 consumo alto

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Lucas8lima
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[DÚVIDA] - Corsa Super 97 1.0 consumo alto

Mensagem por Lucas8lima »

Eai pessoal, tenho um corsinha super mpfi 1.0 8v, faz umas duas semanas que percebi que ele está bebendo muito, fiz uma revisão boa nele, troquei velas e cabos de vela que percebi que tavam bem ruins, troquei o atuador da lenta que tava ruim, tava oscilando muito e depois notei que a sonda tava com uma leitura meio travada, troquei também e aproveitei pra passar o scanner e limpar os bicos, no scanner não deu nada, o carro agora tá bem mais liso, antes ele falhava bastante ao andar, mas me parece que ainda tá gastando, fiz a medida meio por cima e fez incríveis 4.5 km/L, fiquei até assustado mas acredito que não passa de 7
a média dele, a única coisa que notei nele é que a partida ainda continua longa, quando ele tá quente e fica mais de 10 min desligado a partida fica bem longa e sobe cheiro de gasolina, já testei o regulador de pressão e tá funcionando bem, tá regulando certo a pressão na flauta e não tem vazamento na parte que vai pro vácuo da admissão, não sei mais o que pensar, já revisei tudo, até às mangueiras da admissão olhei e nada, só uma coisa que me preocupa é que logo quando comprei ele, toda vez que tu ligava a ignição ele dava aquele pulso na bomba de combustível pra na hora da partida a flauta já ter pressão de combustível e agora ele não faz mais isso, será que pode ser isso ?! Tá difícil esse consumo com o preço atual da gasolina, ajuda aí pessoal, eu e meu sogro entendemos de mecânica então não queremos entregar na mão de mecânico.


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caio1996
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Mensagem por caio1996 »

Lucas8lima escreveu: Quinta-feira 25 2022f Agosto 2022 01:20:35 PM Eai pessoal, tenho um corsinha super mpfi 1.0 8v, faz umas duas semanas que percebi que ele está bebendo muito, fiz uma revisão boa nele, troquei velas e cabos de vela que percebi que tavam bem ruins, troquei o atuador da lenta que tava ruim, tava oscilando muito e depois notei que a sonda tava com uma leitura meio travada, troquei também e aproveitei pra passar o scanner e limpar os bicos, no scanner não deu nada, o carro agora tá bem mais liso, antes ele falhava bastante ao andar, mas me parece que ainda tá gastando, fiz a medida meio por cima e fez incríveis 4.5 km/L, fiquei até assustado mas acredito que não passa de 7
a média dele, a única coisa que notei nele é que a partida ainda continua longa, quando ele tá quente e fica mais de 10 min desligado a partida fica bem longa e sobe cheiro de gasolina, já testei o regulador de pressão e tá funcionando bem, tá regulando certo a pressão na flauta e não tem vazamento na parte que vai pro vácuo da admissão, não sei mais o que pensar, já revisei tudo, até às mangueiras da admissão olhei e nada, só uma coisa que me preocupa é que logo quando comprei ele, toda vez que tu ligava a ignição ele dava aquele pulso na bomba de combustível pra na hora da partida a flauta já ter pressão de combustível e agora ele não faz mais isso, será que pode ser isso ?! Tá difícil esse consumo com o preço atual da gasolina, ajuda aí pessoal, eu e meu sogro entendemos de mecânica então não queremos entregar na mão de mecânico.
cara eu tinha um um 96/97 1.6 2P, quando comprei ele tava no gas, nao sei pq, carro bom e economico,

mas de começo ele tava bem gastam, fazendo 5 km/l depois dos ajuste começou a fazer 10km/l

o que troquei

Vela (que no caro vc trocou e os cabos)
sonda Lambda coloquei uma da bosch e resolveu meu problema de queimar toda hora ou ela acusar circuito aberto (codigo 13) e o carro ficou ate mais liso
troquei o escapamento, que tava furado
Bobina de ignição, a minha ja estava começando a ficar ruim, veja se a sua esta começando a ficar meio suja o plug na bobina (tanto cabo e conector) isso é sinal que a bobina ja ta perdendo o isolamento em alguma parte (dica do mecanico que confio "TSI CARS")

Bomba de combustivel, nao perdia pressao, mas ela quando esquentava para de funcionar, pra testar, retira a mangueira do retorno na flauta e no retorno da flauta liga uma magueira e veja se vai ter retorno, (em 1 minuto tem que encher uma garrafa de 2 litros) se nao der ela ta com defeito e nao dando pressao

e filtro de combustivel e bom dar uma verificada

e muito importante tabm é a mangueira do sensor MAP e sendor de temperatura de admissao (que fica na magueira) estarem limpos


outra coisa que influencia no consumo sensor de temperatura do motor, que fica abaixo da bobina e válvula termostática, veja se esta chegando a 100ºC (um pouco antes e começa a ciar sem armar a ventoninha, pra ver se ela esta abrindo, pois ela aber quando chega a 100ºC ou 99ºC ae cai ate uns 80ºc e depois volta a subir


tirando isso, pode ser que o motor ja esta começando a ter que fazer algumas coisa, folga de pistao ou valvula, ate ate mesmo o moror fora do ponto
GM Corsa GL 1.6 2p 96/97 :(
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caio1996
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Mensagem por caio1996 »

desculpa alguns erros de digitação :-)


Bange
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Mensagem por Bange »

Caro caio1996, de fato, muitos dos componentes citados podem envolver um alto consumo, porém há um erro de conceito no tocante ao arrefecimento.
A VT de todos os Corsas abre com 92 +-2°C (tá escrito nela), ou seja, abre entre 90 e 94°C e não em 100 ou 99°C.
Outro ponto é que com o motor funcionando e carro parado, sem que o arrefecimento forçado da(s) ventoinha(s) funcione, nunca a temperatura irá baixar e isto independente da VT abrir ou não, pois o que faz a temperatura baixar (com carro parado) é exatamente a VT aberta (circulando o líquido por todo o sistema) e a(s) ventoinha(s) funcionando (arrefecendo, esfriando...) para que ocorra a diminuição da temperatura quando o líquido passar pelo radiador.


Lucas8lima
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Mensagem por Lucas8lima »

caio1996 escreveu: Quinta-feira 25 2022f Agosto 2022 10:36:54 PM
Lucas8lima escreveu: Quinta-feira 25 2022f Agosto 2022 01:20:35 PM Eai pessoal, tenho um corsinha super mpfi 1.0 8v, faz umas duas semanas que percebi que ele está bebendo muito, fiz uma revisão boa nele, troquei velas e cabos de vela que percebi que tavam bem ruins, troquei o atuador da lenta que tava ruim, tava oscilando muito e depois notei que a sonda tava com uma leitura meio travada, troquei também e aproveitei pra passar o scanner e limpar os bicos, no scanner não deu nada, o carro agora tá bem mais liso, antes ele falhava bastante ao andar, mas me parece que ainda tá gastando, fiz a medida meio por cima e fez incríveis 4.5 km/L, fiquei até assustado mas acredito que não passa de 7
a média dele, a única coisa que notei nele é que a partida ainda continua longa, quando ele tá quente e fica mais de 10 min desligado a partida fica bem longa e sobe cheiro de gasolina, já testei o regulador de pressão e tá funcionando bem, tá regulando certo a pressão na flauta e não tem vazamento na parte que vai pro vácuo da admissão, não sei mais o que pensar, já revisei tudo, até às mangueiras da admissão olhei e nada, só uma coisa que me preocupa é que logo quando comprei ele, toda vez que tu ligava a ignição ele dava aquele pulso na bomba de combustível pra na hora da partida a flauta já ter pressão de combustível e agora ele não faz mais isso, será que pode ser isso ?! Tá difícil esse consumo com o preço atual da gasolina, ajuda aí pessoal, eu e meu sogro entendemos de mecânica então não queremos entregar na mão de mecânico.
cara eu tinha um um 96/97 1.6 2P, quando comprei ele tava no gas, nao sei pq, carro bom e economico,

mas de começo ele tava bem gastam, fazendo 5 km/l depois dos ajuste começou a fazer 10km/l

o que troquei

Vela (que no caro vc trocou e os cabos)
sonda Lambda coloquei uma da bosch e resolveu meu problema de queimar toda hora ou ela acusar circuito aberto (codigo 13) e o carro ficou ate mais liso
troquei o escapamento, que tava furado
Bobina de ignição, a minha ja estava começando a ficar ruim, veja se a sua esta começando a ficar meio suja o plug na bobina (tanto cabo e conector) isso é sinal que a bobina ja ta perdendo o isolamento em alguma parte (dica do mecanico que confio "TSI CARS")

Bomba de combustivel, nao perdia pressao, mas ela quando esquentava para de funcionar, pra testar, retira a mangueira do retorno na flauta e no retorno da flauta liga uma magueira e veja se vai ter retorno, (em 1 minuto tem que encher uma garrafa de 2 litros) se nao der ela ta com defeito e nao dando pressao

e filtro de combustivel e bom dar uma verificada

e muito importante tabm é a mangueira do sensor MAP e sendor de temperatura de admissao (que fica na magueira) estarem limpos


outra coisa que influencia no consumo sensor de temperatura do motor, que fica abaixo da bobina e válvula termostática, veja se esta chegando a 100ºC (um pouco antes e começa a ciar sem armar a ventoninha, pra ver se ela esta abrindo, pois ela aber quando chega a 100ºC ou 99ºC ae cai ate uns 80ºc e depois volta a subir


tirando isso, pode ser que o motor ja esta começando a ter que fazer algumas coisa, folga de pistao ou valvula, ate ate mesmo o moror fora do ponto
Obrigado pelas dicas.

A questão da bomba, fiz esse teste e encheu bem rápido uma garrafa de 2 litros, acredito que até demais, vou ver isso, porque que eu lembre encheu muito rápido, tipo, tive que sair correndo pra desligar o carro porque tava muito rápido kkkkk

Hoje fiz uma média rápida nele, só pelos últimos 5 litros gastos e parece que melhorou, ficou entre 12-13, já me deu um alívio, calibrei bem os pneus depois de ter trocado a lambda e ele ficou ótimo de desempenho, funcionou como eu não tinha visto ainda, muito liso mas a partida longa quando quente ainda não resolveu. Mas valeu as dicas


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caio1996
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Mensagem por caio1996 »

Bange escreveu: Sexta-feira 26 2022f Agosto 2022 09:15:13 AM Caro caio1996, de fato, muitos dos componentes citados podem envolver um alto consumo, porém há um erro de conceito no tocante ao arrefecimento.
A VT de todos os Corsas abre com 92 +-2°C (tá escrito nela), ou seja, abre entre 90 e 94°C e não em 100 ou 99°C.
Outro ponto é que com o motor funcionando e carro parado, sem que o arrefecimento forçado da(s) ventoinha(s) funcione, nunca a temperatura irá baixar e isto independente da VT abrir ou não, pois o que faz a temperatura baixar (com carro parado) é exatamente a VT aberta (circulando o líquido por todo o sistema) e a(s) ventoinha(s) funcionando (arrefecendo, esfriando...) para que ocorra a diminuição da temperatura quando o líquido passar pelo radiador.
ah sim, é no caso eu nao lembrava realmente a temperatura, lembrava que era próximo dos 100ºC, peço desculpa pela informação errada, mas obrigado por me corrigir :)


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