[DÚVIDA] - O Volume do Carter do Corsa é de 2,5L?

Tudo sobre motores em geral, injeção eletronica, etc.
Responder
Avatar do usuário
José Leal
:: Moderador ::
Mensagens: 5905
Registrado em: Quarta-feira 29 2012f Agosto 2012 05:50:56 PM
Localização: Goiânia - GO
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por José Leal »

Tira a canela da frente, que lá vem um chute!
Tem uma certa válvula no cabeçote, que impede que o óleo desça rapidamente para o carter. Pode ser que no caso do amigo, essa válvula esteja com problemas e esteja funcionando somente com o motor quente.
Escort SW GLX 1.8 16V 97/98 - BANHEIRONA -
RogerMansur
:: Classic ::
Mensagens: 1459
Registrado em: Terça-feira 27 2011f Dezembro 2011 02:55:14 PM
Localização: Pindamonhangaba - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por RogerMansur »

Tem uma certa válvula no cabeçote, que impede que o óleo desça rapidamente para o carter
Que papo é esse José Leal, já trabalhei varios anos como técnico em lubrificação automotiva e para mim isto é novidade poderia explicar melhor???
Avatar do usuário
José Leal
:: Moderador ::
Mensagens: 5905
Registrado em: Quarta-feira 29 2012f Agosto 2012 05:50:56 PM
Localização: Goiânia - GO
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por José Leal »

Obviamente posso estar enganado, mas li nos fórum da vida que existe uma certa válvula no cabeçote, que mantém o nível de óleo, para que o cabeçote não rode seco.

Infelizmente não tenho maiores informações, pois não lembro onde li sobre isso.
Escort SW GLX 1.8 16V 97/98 - BANHEIRONA -
awaked
:: Moderador ::
Mensagens: 10832
Registrado em: Terça-feira 01 2011f Março 2011 02:26:17 PM
Localização: Curitiba - PR
Modelo do veiculo: CORSA HATCH MAXX 1.4 ECONOFLEX
Ano de fabricação: 2011

Mensagem por awaked »

Já li isso em outros fóruns também... mas nunca vi de fato. Não sei do que se trata.
RogerMansur
:: Classic ::
Mensagens: 1459
Registrado em: Terça-feira 27 2011f Dezembro 2011 02:55:14 PM
Localização: Pindamonhangaba - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por RogerMansur »

A única válvula q se encontra no bloco do motor no caso da GM é a válvula de retenção responsável por manter o filtro de óleo carregado e cheio para quando vc der a partida no veículo este óleo possa subir rapidamente e lubrificar primeiro a parte de cima do motor antes do óleo q vem lá de baixo do cárter q demora mais para atingir o cabeçote.
Nos outros motores como um AP por exemplo está válvula fica incorporada ao filtro basta vc olhar dentro de filtro de óleo para este motor e conseguirá visualizar a vávula logo na entrada do filtro com uma mola, já nos filtro para motores GM se vc olhar dentro do filtro verá q não possue está válvula dentro na sua entrada pois a mesma se encontra entrada do filtro no bloco do motor e não no cabeçote como foi dito.
Por isso acho q se trata de mais uma lenda urbana do Corsa escondedor de óleo....kkkk é fácil vc verificar isso pois hoje a maioria dos carros utiliza óleo mais fino como 10w30, 5w40, 5w30 como esse óleo possuem grande fluidez quando for fazer a troca adicione primeiro os 3 litros referente a capacidade do cárter não precisa esperar nem 1 minuto e já pode puxar a vareta q o óleo estará na marcação de máximo desde q o carro esteja na posição correta no plano, em seguinda vc adiciona o meio litro restante referente a capacidade do filtro liga o carro para encher o filtro, observa se a luz do óleo do painel apagou corretamente e desliga o carro, pronto pode ir até a vareta e medir novamente q o óleo já terá escoado para o cárter e o nível estará correto e assim podemos concluir q não existe nenhuma válvula q impeça o óleo de descer rapidamente para o cárter.
awaked
:: Moderador ::
Mensagens: 10832
Registrado em: Terça-feira 01 2011f Março 2011 02:26:17 PM
Localização: Curitiba - PR
Modelo do veiculo: CORSA HATCH MAXX 1.4 ECONOFLEX
Ano de fabricação: 2011

Mensagem por awaked »

RogerMansur escreveu:A única válvula q se encontra no bloco do motor no caso da GM é a válvula de retenção responsável por manter o filtro de óleo carregado e cheio para quando vc der a partida no veículo este óleo possa subir rapidamente e lubrificar primeiro a parte de cima do motor antes do óleo q vem lá de baixo do cárter q demora mais para atingir o cabeçote.
Nos outros motores como um AP por exemplo está válvula fica incorporada ao filtro basta vc olhar dentro de filtro de óleo para este motor e conseguirá visualizar a vávula logo na entrada do filtro com uma mola, já nos filtro para motores GM se vc olhar dentro do filtro verá q não possue está válvula dentro na sua entrada pois a mesma se encontra entrada do filtro no bloco do motor e não no cabeçote como foi dito.
Por isso acho q se trata de mais uma lenda urbana do Corsa escondedor de óleo....kkkk é fácil vc verificar isso pois hoje a maioria dos carros utiliza óleo mais fino como 10w30, 5w40, 5w30 como esse óleo possuem grande fluidez quando for fazer a troca adicione primeiro os 3 litros referente a capacidade do cárter não precisa esperar nem 1 minuto e já pode puxar a vareta q o óleo estará na marcação de máximo desde q o carro esteja na posição correta no plano, em seguinda vc adiciona o meio litro restante referente a capacidade do filtro liga o carro para encher o filtro, observa se a luz do óleo do painel apagou corretamente e desliga o carro, pronto pode ir até a vareta e medir novamente q o óleo já terá escoado para o cárter e o nível estará correto e assim podemos concluir q não existe nenhuma válvula q impeça o óleo de descer rapidamente para o cárter.
Exatamente o que eu sabia e já havia observado na prática.

Devem ter confundido o retorno do filtro com válvula pra "segurar óleo".
joãorlm
:: Super ::
Mensagens: 75
Registrado em: Domingo 05 2010f Setembro 2010 01:12:02 PM
Localização: Tupi Paulista - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por joãorlm »

Enviada: Seg, 02 Ago 2010, 11:32 Assunto:



Semcontrole isto que e mas estranho ....
cerco e procurar saber se a vareta dele mesmo
se seu carro nunca teve nenhum problema de troca de carter
sea diferencia e ,5 fica dificil vc conseguir notar a diferencia
mas acretido que este motor seu seja de um celta rsrs

_________________
C.C.A.T Corsa Clube Alto Tiête 04 Anos de Muita Luta e Divertimentos Parabens a Toda Galera
De ferias
Tambem aposto na vareta de oleo, o mecanico pode ter trocado por uma de outro carro, esperimenta comparar a sua com a de outro corsa pra ver.
Avatar do usuário
José Leal
:: Moderador ::
Mensagens: 5905
Registrado em: Quarta-feira 29 2012f Agosto 2012 05:50:56 PM
Localização: Goiânia - GO
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por José Leal »

Pessoal, resgatando o tópico, eis uma foto da válvula que falei:
https://fbcdn-sphotos-d-a.akamaihd.net/ ... 8609_n.jpg

O número original é 90136113
Escort SW GLX 1.8 16V 97/98 - BANHEIRONA -
RogerMansur
:: Classic ::
Mensagens: 1459
Registrado em: Terça-feira 27 2011f Dezembro 2011 02:55:14 PM
Localização: Pindamonhangaba - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por RogerMansur »

José Leal,
Acho q vc se confundiu mesmo.
Essa é a válvula regulamentadora de pressão do cabeçote, a bomba de óleo de um motor tem capacidade
para bombear uma quantidade de óleo
muito maior que a requerida.
Logo, existe no sistema de lubrificação uma
válvula de alívio de pressão, com o objetivo de regular
o fluxo de óleo, de maneira que se mantenha
sempre a pressão ideal para não prjudicar o sistema.
A pressão excessiva nos motores faz com que a
válvula de alívio se abra, permitindo que o excesso
de óleo regresse ao cárter, ela só irá trabalhar com o motor em funcionamento e é uma válvula de alivío e não retenção.
Avatar do usuário
José Leal
:: Moderador ::
Mensagens: 5905
Registrado em: Quarta-feira 29 2012f Agosto 2012 05:50:56 PM
Localização: Goiânia - GO
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por José Leal »

É, acho que tropecei mesmo na ideia.

Mas fica a dica!
Escort SW GLX 1.8 16V 97/98 - BANHEIRONA -
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Voltar para “Manutenção”