[DÚVIDA] - Porque meu carro está acelerando sozinho?

Responder
Valnei Alves
:: Super ::
Mensagens: 87
Registrado em: Sexta-feira 20 2012f Janeiro 2012 11:52:17 PM
Localização: Salvador - BA
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I
Contato:

[DÚVIDA] - Meu corsa Hatch Acelera Sozinho

Mensagem por Valnei Alves »

Saudações irmão!

Essa semana deixei meu corsa parado desde sexta feira dia 14/12 ai hoje dia 17/12 fui sair de casa e senti uma soluções na criança, deu uma pisada e reduziu mais, certo! Moro em uma ladeira, fazendo a meia embreagem ele comecou a cantar pendeu mais depois saiu, ai quando estava na rua quando reduzi da 3ª para 2ª marcha o rpm disparou indo ate 5 mil giros como senão estivesse engatado a marcha, tipo quanto fiz a redução pisei na embreagem e coloquei a 2ª no automatico ele disparou sozinho, imediatamente desliguei o carro e fui verificar; se tinha algum cabo prendendo o acelerado sei lá, ai não vi nada!

Liguei novamente e funcionou normal, quando cheguei na casa do brother falei com ele, ele disse que poderia ser o atuador, mais depois não apresentou nada! Nada mesmo! Ele percebeu que o reservatorio de partida a frio tava bem baixo e sugeriu que eu completasse também, passei logo no posto e coloquei a Podium da Petrobrás cara pra C...... $ 3,86 mais blz! Vim pra casa estar funcionado tudo 100%

Alguem com mais experiencia poderia dar alguma dica ou até mesmo ja teve o problema e o que constatou?

Amanhã dia 18/12 vou liga-lo novamente e avaliar se ocorre novamente.

Desde já obrigado a atenção!
Valnei Alves
Corsa Hatch Maxx 1.8 Flex Power 2005 5P
Imagem
Valnei Alves
:: Super ::
Mensagens: 87
Registrado em: Sexta-feira 20 2012f Janeiro 2012 11:52:17 PM
Localização: Salvador - BA
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I
Contato:

Mensagem por Valnei Alves »

* Soluços
Valnei Alves
Corsa Hatch Maxx 1.8 Flex Power 2005 5P
Imagem
SemControle
:: Moderador ::
Mensagens: 26789
Registrado em: Sexta-feira 16 2004f Julho 2004 10:53:41 AM
Localização: Santo André - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por SemControle »

provavel q seja alguma coisa com o atuador de marcha lenta.....
uma limpeza no TBI, nada serio nao....

e nao foi pelo tempo parado nao.....sou campeao nisso...
Rua não é disputa, é convivência.
1929 motor chevrolet 6cil em linha 49cvs
2008 motor ducatti 2cil em v 150cvs
Valnei Alves
:: Super ::
Mensagens: 87
Registrado em: Sexta-feira 20 2012f Janeiro 2012 11:52:17 PM
Localização: Salvador - BA
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I
Contato:

Mensagem por Valnei Alves »

Alguma dica como realizar a limpeza?
Valnei Alves
Corsa Hatch Maxx 1.8 Flex Power 2005 5P
Imagem
Rorion
:: Sport ::
Mensagens: 1010
Registrado em: Quinta-feira 28 2006f Setembro 2006 12:09:28 PM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA WIND 1.6 MPFI 4P
Ano de fabricação: 2002

Mensagem por Rorion »

Entrei para a lista dos corsas que aceleram do nada (1500 a 3500 RPM), seja frio ao ligar, rodando pisando na embreagem tá lá a rotação em 2000 RPM, paro num sinal tá lá rotação a 2000 RPM 2500 RPM, e depois também do nada ele vai caindo a rotação até estabilizar na lenta normal 950 RPM porém acendendo a luz anomalia amarela dando código 035 marcha lenta não presente. Tem outro detalhe quando liga o ar condicionado nessa loucura toda a rotação aumenta mais ainda chegando a ir a quase 4000 RPM e depois do nada tb vai baixando até a lenta normal porém acende a luz de anomalia amarela código 035.
Já troquei aproveitando que ocorreu o problema atuador de marcha lenta, sensor de posição de borboleta, sensor de temperatura do líquido de arrefecimento, já analisei os aterramentos e não encontrei nada visual fora da normalidade (todos bem fixos), já resetei a central (desliguei a bateria por um pernoite). E quando dou a partida a aceleração vai nas alturas a 3000 a 3500 RPM. Já dei uma olhada por busca de entrada falsa de ar, nos tubos que chequei nada de anormal. Tem um macete que não fiz ainda, de arrancar a mangueira que encaixa no corpo da borboleta e tapar com a mão a entrada de ar com o motor em funcionamento, se o carro não morrer , tem entrada falsa de ar em algum lugar. Vou ver se faço isso.
Um detalhe desliguei o atuador de marcha lenta (retirei o plug dele) após a marcha lenta estabilizar e depois disso não vejo o problema ocorrer mais. Ou seja , anulei qualquer informação da central para este atuador. Isso pode me dizer 3 coisas: a central está mandando sinais ao atuador de forma louca ou o atuador que comprei novo pode estar com problemas, ou ainda ele veio a queimar depois que liguei.
Estou quase chegando a conclusão que a central está louca ou algum chicote com mau contato, aí complicaria, teria que encontrar um excelente mecânico investigativo. Pesquisando na web vejo muitos colegas totalmente sem saber o que fazer com seus corsas que entram nessa loucura de lentas aceleradíssimas do nada e depois se comportam normal , acendendo luz de anomalia da central. Mas eu vou atrás de achar qual é o problema.
Rorion
:: Sport ::
Mensagens: 1010
Registrado em: Quinta-feira 28 2006f Setembro 2006 12:09:28 PM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA WIND 1.6 MPFI 4P
Ano de fabricação: 2002

Mensagem por Rorion »

Retorno ao tópico com boas notícias, pois hoje terça-feira vejo meu carro em ordem, ou seja , a central felizmente rege a orquestra bem agora.
No meu caso, leva-se a crer que o sensor de temperatura do líquido de arrefecimento pode ter resolvido o problema de aceleração de marcha lenta. Digo leva-se a crer, pois desde quando instalei o sensor de temperatura o carro veio se comportando meio louco com a marcha lenta, alternando em bom momento com péssimos momentos. Da instalação pra cá fiz o seguinte, não sei se isso veio a contribuir também, mas limpei os códigos de erro da central, joguei spray limpa contato em todos os plugs: do atuador de marcha lenta, sensor de posição de borboleta, sensor do cânister. E rodei com o carro, pegando estrada, deixado parado durante o dia de trabalho, usando ar condicionado, neblinas xênon ligado. Ontem no final do dia o carro se transformou estabilizando a marcha lenta nos 950 RPM, ar ligado sobe para 1050 RPM e depois estabiliza nos 980RPM, ou seja normal.
Conclusão: Creio que a central precisa de tempo e rodagem para um aprendizado dos novos sensores. Ela deve ficar louca e dando situações de modo de emergência pegando parâmetros pré-estabelecidos porém se depara com sensores ativos e aí enrola tudo sei lá.Inclusive somente agora li que ao instalar o atuador de marcha lenta é necessário fazer um procedimento com a central (resetá-la) e ligar a chave aguardar um tempo e só depois ligar o carro, o que não fiz. Agora eu particularmente acredito que o sensor de temperatura do líquido de arrefecimento novo resolveu o problema. Inclusive a temperatura do painel em trânsito parado não passa mais de 96 graus, tava batendo os 100 graus fácil (nada muito fora da normalidade, só que batia essa marca em trânsito parado nesse clima atual ameno e sem ficar muito tempo parado, já vinha ficando cabreiro). Outra coisa, hoje o carro está mais torqudo, solto, onde já li que se deve ao novo sensor de posição de borboleta que proporciona isso. Mas assim, eu saí trocando peças pois as do meu carro já estavam bem rodadas, aproveitei e troquei e agora que tudo voltou a sintonia com a central, experimento o carro em ótimas condições. No meu caso relato a situação acima, a necessidade de trocar a peça certa, resetar central e limpar códigos de erro, realizar alguns procedimentos de ignição com os sensores instalados, verificação geral de aterramentos, entrada de ar falso,verificação e limpeza dos contatos dos conectores dos sensores, ver seus estados (fios partidos) e depois disso rodar, dar carga (ligar ar condicionado por exemplo) e ir sentindo o comportamento do carro. Não adianta ficar 1 semana com o carro acelerado depois desses procedimentos achando que resolve, pois aí há realmente a necessidade de investigar outras coisas como bomba de combustível, carga da bateria, alternador, regulador de pressão de combustível etc.
Felizmente resolvido , relatei acima em linhas gerais o que aconteceu e sem muita certeza de como foi a solução mas tendo minhas desconfianças de ter sido o sensor de temperatura do líquido de arrefecimento.
awaked
:: Moderador ::
Mensagens: 10832
Registrado em: Terça-feira 01 2011f Março 2011 02:26:17 PM
Localização: Curitiba - PR
Modelo do veiculo: CORSA HATCH MAXX 1.4 ECONOFLEX
Ano de fabricação: 2011

Mensagem por awaked »

Rorion, o Spray era limpa contatos mesmo? Não era WD-40 ou algum micro óleo certo?

Pode ter sido muita coisa mesmo, kkk... que bom que aparentemente acertou.

A galera fica perdida na internet quando o giro sobe assim porque não são razoáveis na hora de tentar entender o motor. Pode reparar. Diversos defeitos provocam esse sintoma (subir a rotação). Aí pra um o defeito era X. No outro era Y. Mas quem tem problema em Z diz que trocou o X e "não sabe mais o que fazer"... fica difícil, não testou Y e muito menos Z. Como você disse tem que investigar. As vezes são 2 ou 3 defeitos juntos que provocam isso, um problema isolado a central compensaria e pronto.
Rorion
:: Sport ::
Mensagens: 1010
Registrado em: Quinta-feira 28 2006f Setembro 2006 12:09:28 PM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA WIND 1.6 MPFI 4P
Ano de fabricação: 2002

Mensagem por Rorion »

Exatamente awaked é por aí mesmo, uma loucura. Rapaz, vc não vai acreditar, ontem final da tarde voltando do trabalho saí de lá com o carro oscilando em loucura e normalidade. Desânimo bateu. No caminho, várias coisas passando pela cabeça, rapaz, cheguei a pensar em comprar outro sensor de posição de borboleta original na concessionária ( comprei em autopeças da marca Delphi que não deixa de ser original né) mas neura mesmo, pois no mesmo momento veio a razão e cheguei a parar num mecânico que mexe com injeção mas assim, meio desanimado mesmo, pois ter que explicar tudo para o cara e conheço ele a pouco tempo, oficina cheia, será que vai dar aquela atenção? Cara, parei lá , pra quem acredita como eu, foi coisa de Deus, o mecânico estava atendendo uma mulher e lá vai tempo, eu pensei comigo, sabe de uma coisa vou embora . Desanimadaço. Cara ,vindo embora, comecei a sentir o carro reagindo bem nas retomadas, me deu uma animada. Aí parei numa praça e deixei ele funcionando , lenta estabilizada, liguei o ar , lenta estabilizada, rodei de novo com o carro com ar, sem ar, carro normal, torcudo. Parei o carro, desliguei, dei um tempo liguei de novo. lenta subiu um pouquinho 1100 rpm e depois estabilizou 950 RPM. Fiquei feliz pois normalizou e desliguei o carro na garagem. Hoje de manhã liguei o carro e tudo normal, a tarde ao voltar do trabalho também normal. Achei super doido a coisa.

Ah, usei limpa contato mesmo que comprei para instalar um chip positron na chave canivete daqueles modelos antigos que não vinham com circuito do alarme, seguindo um vídeo do youtube. WD-40 é pra tirar os nhec nhec, desengripar os parafusos travados entre outros igual Bombril.
junior almeida 33
:: Wind ::
Mensagens: 4
Registrado em: Quarta-feira 20 2014f Agosto 2014 10:38:01 PM
Localização: Santa Quitéria do Maranhão - MA
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por junior almeida 33 »

o meu ta do mesmo jeito, levei em varios mecanicos e não acharam o problema, trocamos até o modulo e nada, to quase desistindo dele, quando pisa na embreagem ele aumenta o giro do motor e quando ligo e as vezes ele morre,
junior almeida 33
:: Wind ::
Mensagens: 4
Registrado em: Quarta-feira 20 2014f Agosto 2014 10:38:01 PM
Localização: Santa Quitéria do Maranhão - MA
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por junior almeida 33 »

detalhe o meu corsa é um 2007 2008 flexpower
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Voltar para “Manutenção”