[TUTORIAL] - Turbo

Faça você mesmo as instalações e manutenções em o seu Corsa.
Responder
Avatar do usuário
Wilson
:: Administrador ::
Mensagens: 2711
Registrado em: Segunda-feira 03 2003f Novembro 2003 05:50:44 PM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA GSI 16V
Ano de fabricação: 1996

[TUTORIAL] - Turbo

Mensagem por Wilson »

Imagem

O que é um turboalimentador ?

Basicamente, é um componente que torna o motor mais potente, sem aumentar seu tamanho
e peso.

O turboalimentador fornece maior quantidade de ar ao motor, fazendo com que o combustível seja queimado de maneira mais eficiente, com melhor aproveitamento e conseqüentemente aumento de potencia.

De onde vem a energia que o turboalimentador utiliza?

De toda energia gerada por um motor de combustão interna, apenas um terço é aproveitado para o movimento do virabrequim, outro terço se dissipa através do sistema de refrigeração e o terço restante se desperdiça como gases de escape.
O turbo alimentador aproveita-se da energia dos gases de escape: o rotor da turbina reage à pressão e velocidade destes gases girando e, por estar unido a um eixo comum, faz girar o rotor do compressor, no outro extremo, à mesma velocidade, comprimindo assim o ar que entra no cilindro a uma pressão de até 3 vezes a pressãoatmosférica.

Imagem

Imagem

Como Funciona um turboalimentador?

Os gases de escape do motor passam através do coletor de escape e entram
lateralmente no turbo, são acelerados dentro da carcaça da turbina, fazem girar o rotor da turbina e saem pelo sistema de escapamento. O rotor compressor (solidário ao eixo e rotor da turbina) gira, impulsionando o ar que aspira através do filtro, enviando-o comprimido ao motor.

Imagem

Quais os benefícios obtidos com o turboalimentador?

Maior quantidade de ar disponível, proporcionando combustão mais eficiente e menor emissão de poluentes;
Redução do trabalho de aspiração;
Completa dispersão dos gases remanescentes da combustão;
Maior potencia com menor consumo especifico de combustível.

Outras questões sobre o turboalimentador...

O turbo é um equipamento relativamente simples. No entanto, seu regime de
trabalho de 1000 a 180.000 RPM, a temperaturas de 550 a 850º C, mais as
vibrações transmitidas pelo motor e as partículas de carbono no escape,
exigem alta tecnologia na sua fabricação.

O turbo sem duvida é uma das opções mais viáveis em relação custo/beneficio. Com um motor de maior cilindrada, por exemplo, você estará utilizando o total da potencia em cerca de 20% do tempo (durante aceleração, transportando cargas ou em subidas íngremes). No tempo restante essa cilindrada vai significar maior consumo de combustível, com conseqüente aumento do custo operacional. Alem disso, não podemos esquecer o alto custo de aquisição desse motor.

Texto retirado da página www.ilovemycorsa.cjb.net. Se você possui algum direito sobre este texto e tem alguma reinvidicação a fazer, por favor entre em contato
Editado pela última vez por Wilson em Quinta-feira 27 2012f Setembro 2012 10:37:20 PM, em um total de 1 vez.
nunoportugal
:: Wind ::
Mensagens: 10
Registrado em: Domingo 04 2012f Março 2012 05:26:32 PM
Localização: Não Informado
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por nunoportugal »

boas amigo tenho um corsa b 1.2
o que posso fazer para por isto a turbo sem derreter os pistons ?
tava a penssar em por a cam do corsa A 1.3gt
carburador ainda a decidir
injectores de 1.4 corsa B
caixa de admissão 1.4 corsa B
..o que achas ?
sou portugues
cumprimentos
wdenis
:: Wind ::
Mensagens: 3
Registrado em: Segunda-feira 05 2012f Março 2012 06:28:10 PM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por wdenis »

bom dia..chapa é o seguinte, tenho uma pick up corsa toh afim de turbinar elamas não manjo muito desses motores, ja tive vario outros carros turbos mas nunca gm, minha duvida é o seguinte qual turbina usar..dizem que a t25 é a melhor que tem pra esses motores, gostaria de saber se por experiencia alguem que vc conheça ja turbinou e qual é a pegada da turbina que usaram, á proposito tenho um kit turbo para motor ap com uma turbina 48x50 master powertroco por um de corsa com ac/dh vlw.
celoev
:: Wind ::
Mensagens: 41
Registrado em: Segunda-feira 11 2011f Abril 2011 04:26:08 PM
Localização: Vitória - ES
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por celoev »

Bom dia!

Apareceu uma oportunidade de comprar um kit turbo que parece ser perfeito para meu carro composto de:
Kit Turbo para linha GM VHC 1.0. Turbina GARRET T2 muito nova, sem folgas. Escapamento completo, EMBREAGEM DE CERÂMICA, pressurização completa, válvula de espirro, manômetros, bicos preparados, coletor para Ar Condicionado e Direção Hidráulica.!
Valor: R$ 1.200.

Tenho um corsinha classic spirit 08 1.0 e gostaria da opinião da galera entendida pra ver se vale a pela, pois pretendo colocar 0,7kg só para ter tranquilidade nas estradas ao cortar outro veículo. Nada para fazer "graça".

[]s
SemControle
:: Moderador ::
Mensagens: 26789
Registrado em: Sexta-feira 16 2004f Julho 2004 10:53:41 AM
Localização: Santo André - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por SemControle »

celoev escreveu:Bom dia!

Apareceu uma oportunidade de comprar um kit turbo que parece ser perfeito para meu carro composto de:
Kit Turbo para linha GM VHC 1.0. Turbina GARRET T2 muito nova, sem folgas. Escapamento completo, EMBREAGEM DE CERÂMICA, pressurização completa, válvula de espirro, manômetros, bicos preparados, coletor para Ar Condicionado e Direção Hidráulica.!
Valor: R$ 1.200.

Tenho um corsinha classic spirit 08 1.0 e gostaria da opinião da galera entendida pra ver se vale a pela, pois pretendo colocar 0,7kg só para ter tranquilidade nas estradas ao cortar outro veículo. Nada para fazer "graça".

[]s
servir serve, so fique atento pq mesmo esses kits "completos" sempre trazem uma certa bagagem de surpresas.....
no mais de uma olhada em preparacao q tem preparacao pra todos os gostos e bolsos...
Rua não é disputa, é convivência.
1929 motor chevrolet 6cil em linha 49cvs
2008 motor ducatti 2cil em v 150cvs
celoev
:: Wind ::
Mensagens: 41
Registrado em: Segunda-feira 11 2011f Abril 2011 04:26:08 PM
Localização: Vitória - ES
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por celoev »

SemControle, acha que consigo fazer isso sem preparar o motor? Ele está com 53000km e desde os 18000 sempre uso oleo sitético e militec, tento cuidar o melhor que posso do coração dele!

[]s
SemControle
:: Moderador ::
Mensagens: 26789
Registrado em: Sexta-feira 16 2004f Julho 2004 10:53:41 AM
Localização: Santo André - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por SemControle »

deve estar novo, eu prefiro fazer tudo certinho, com 45K km abri o motor do meu carro pra poder montar....so pra ter certeza mesmo, montar sem peso algum q quebrou por akela pecinha desgastada....
Rua não é disputa, é convivência.
1929 motor chevrolet 6cil em linha 49cvs
2008 motor ducatti 2cil em v 150cvs
faizka.taq
:: Wind ::
Mensagens: 23
Registrado em: Sábado 25 2013f Maio 2013 08:10:21 PM
Localização: Taquara - RS
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por faizka.taq »

oque usar em um wind 94 original para turbinar?
Marcelo Sensiarelle
:: Wind ::
Mensagens: 19
Registrado em: Sábado 12 2014f Julho 2014 08:25:28 PM
Localização: Campinas - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por Marcelo Sensiarelle »

Gente eu tenho um corsa classic 2007 1.0 e gostaria de colocar uma turbo compressor nele, mas sem esse negocio de espirro, luizinhas e ponteiros pra todo lado. Apenas o turbocompressor e o intercooler. Sera que é posssivel ?
SemControle
:: Moderador ::
Mensagens: 26789
Registrado em: Sexta-feira 16 2004f Julho 2004 10:53:41 AM
Localização: Santo André - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por SemControle »

Sim é possivel, meu turbo nao espirra, a coluna de instrumentos eu mantenho pq serve pra monitorar o funcionamento tmb, nao é apenas de enfeite
Rua não é disputa, é convivência.
1929 motor chevrolet 6cil em linha 49cvs
2008 motor ducatti 2cil em v 150cvs
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Voltar para “Tutoriais”