Como montar a iluminação em led branco das chaves para o futuro Classic

Faça você mesmo as instalações e manutenções em o seu Corsa.
Responder
Avatar do usuário
CidoCorsa
:: Super ::
Mensagens: 58
Registrado em: Quinta-feira 06 2009f Agosto 2009 09:22:55 PM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CLASSIC CLASSIC LS 1 0 VHC FLEXPOWER
Ano de fabricação: 2016

Como montar a iluminação em led branco das chaves para o futuro Classic

Mensagem por CidoCorsa »

Boa noite pessoal do fórum.

Acrescentando novas informações ao belo tutorial feito pelo Wilson, como eu fiquei sem internet por uma semana (maldições da Vivo), vou postar meu tutorial que fiz com os mesmos botões ( e mais alguns)...

Primeiro foi a compra dos mesmos. Corri muito pela ZS e quando me dei por desistir, eis que achei

Imagem

Aí foi só alegria... Com os botões amarelos, vamos trocar as lâmpadas...

Desencaixa os botões das molduras e vamos desmontá-los. Primeiro tiramos a parte frontal. Para isso, aperte para dentro a lingueta de cada lado, com auxílio de uma microchave de fenda. Fácil, só tome cuidado pois existem quatro pequenas molas em cada canto que auxiliam o movimento do botão. Retire com cuidado para não perdê-las:

Imagem

Feito isso, vc verá a lâmpada que será substituída pelo led SMD: Será necessário remover a base azul clara onde se aloja a lâmpada para isso, com a mesma chave de fenda fina, force para dentro as duas travas de cada lado da chave... Com a retirada do corpo azul claro é bem vísivel a lâmpada

Imagem

Aí é hora de colocar o led. Escolhi o pingão com um único led SMD e resistor SMD incorporado para diminuir a montagem. Foi esse aqui...

Imagem

Quebrei com cuidado a parte plástica e com o soldador, separei o led, desprezando o resto. Na foto, já montando com a fiação. O led está a esquerda e a direita, a armação azul que teve também o alojamento da lâmpada original quebrado para passar o novo led.

Imagem.

Na ligação defini da seguinte forma. Teminal 2- Terra, terminal 3- Pós pulso de +12V, terminal 4 - +12V para iluminação. A parte mais difícil foi soldar a lâmpada na plaquinha do botão:


Imagem

Imagem

Vendo a foto, onde está mais sujo de solda, soldei os fios, tirados de um outro fio descascado. o positivo ficou do lado direito (na foto é o buraco de cima). Peguei o esmalte da patroa para isolar os fios (transparente) e foi só remontar tudo. O resultado final foi esse:

Imagem

O botão trava e destrava tem o mesmo esquema. Aproveitando o ensejo parti para o botão do farol, que comprei há muitos anos para equipar meu Corsa 2000 wind 4 portas, com vidro elétrico nas 4 portas, mas sem trava e sem dimmer de painel. Jás fui abrindo o botão e tirando a lâmpada. Agradecimentos ao Wilson novamente pelas informações prestadas:

Imagem


Aí vamos instalar o led único com resistor SMD. Seu facho direcional é poderoso, custou cerca de 15 reais cada (lembrando que é uma lâmpada pingão que desmontei). A foto já com ele montado na placa do botão do farol

Imagem

Feito isso, foi só remontar o botão com as preciosas dicas do Wilson e o resultado final:

Imagem

Imagem

Imagem

Agora é a decisão de onde colocar esses botões ou se vou retificá-los para colocar nas molduras originais, próximos ao botão do Farol. O problema é que quero também os milhas, ou, seja alguém não poderá ficar ali. Até pensei no canto da regulagem do farol, mas terei que fazer uma adaptação que não ficará boa. Vi um outro tutorial, com uma excelente ideia de colocar o abre tampa da mala no pezinho do lado do motorista. É o que provavelmente farei também... Ideia genial.

Espero poder ter ajudado a todos aqueles que como eu amo esse carrinho... Mesmo tendo abandonado o fórum por anos...

Saudações...

Cido
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Voltar para “Tutoriais”