[TUTORIAL] - Trava Elétrica na Tampa Traseira

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Wilson
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[TUTORIAL] - Trava Elétrica na Tampa Traseira

Mensagem por Wilson »

Custo aproximado:
45 reais.
Material necessário:
1) Marca do produto: DNI
Código do produto: 2020
Nome do produto: Motor para trava-elétrica
Características: Motor para trava elétrica de portas com 2 fios (escravas) + ferragens.
2) Capa de fio: 4.00 mm²
Origem: Fio para áudio polarizado 2x4.00mm²
3) Esponjas
Origem: protetora de placa-mãe (computador cor-de-rosa), ou outra mais fácil de encontrar.
4) Fio polarizado: 5 metros
5) Fita isolante
6) Serra
7) Silicone em spray
8) Chave de fenda e/ou Philips
9) Alicate de corte
10) Estilete


PASSOS:

1°) Identificar fios da trava:
Se você já sabe quais são, passe para o próximo passo.
Primeiro, você abre a lateral da porta do motorista, mais precisamente a parte aonde vai o alto-falante, vulgo porta-mapas. Após retirado, levante o plástico de proteção contra poeira que existe no interior da porta, e procure pela trava da porta (figura 01). Após isso ache os fios dela (figuras 02 e 03).

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A figura 03 representa uma trava elétrica escrava, apenas com 2 fios, e a figura 02, conseqüentemente representa uma trava elétrica mestre com 5 fios, divididos em dois terminais. O terminal que nos interessa, é o menor, que não está marcado. Nele é que vamos ligar os dois fios da trava escrava.
Após identificar os fios, com suas respectivas cores (muito importante), temos que achar aonde vão os fios (algo perto da caixa de fusíveis). Daí só depende de você, é de seu interesse.
Quem é quem nos dois fios não importa no momento, pois se estiverem invertidos a trava escrava vai funcionar ao contrário das outras, ou seja, quando travar as portas ela ficará estática (se estiver encolhida como a da figura 03), ou no caso da ligação correta, ela vai funcionar corretamente e igualmente como as das portas.

2°) Abrir a proteção da tampa do porta-malas:
Dica: Nesta proteção, tem apenas dois parafusos. Eles estão localizados nas presilhas aonde se encaixa os elásticos da tampa. Os outros são todos de pressão.

3°) Verificar e identificar o sistema de fechamento da maçaneta do porta-malas:
Dica: Com a tampa aberta, se posicione abaixo da mesma, e com uma mão, acione o botão da fechadura, repare no seu funcionamento. Agora trave o botão como se fosse fechar a tampa. Repare novamente no seu funcionamento. Se você tiver boa percepção, o conjunto tem um formato igual ao de uma pizza sem um ou dois pedaços, ou melhor do mesmo tipo do come-come (pacman para quem se lembra). Esse disco (pacman), quando acionamos o botão de aberta, se desloca para cima e para baixo. Ele passa por um orifício (figura 04).

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Neste ponto, é de fundamental importância você ter se dado conta, e principalmente ter achado esse orifício, pois é ele que vamos usar para instalar a trava elétrica.

4°) Adaptando a trava:
Aqui começa a se concretizar a adaptação.

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Na figura 05 temos o “kit” da trava elétrica escrava. Nele podemos notar, o motor escravo, uma haste em forma de arame, uma haste chata e cheia de orifícios ovalados e um pacote cheio de parafusos e afins.
Na haste cheia de orifícios, eu, passei fita isolante para evitar contato ferro com ferro. Após isso, passar o estilete, rompendo os orifícios ovalados aonde vão passar os parafusos. Feito isso, prendemos ela nos dois orifícios abertos (original) à direita da fechadura. Fixe-as fortemente, para isso utilizei parafusos, arruelas de pressão e afins.
Agora é hora de medir e verificar a posição do motor escravo. Introduza a haste fina na ponta do motor escravo, e olhe que vai faltar espaço para instalar o motor. Para isso devemos efetuar um corte na haste. Mais ou menos como mostrado na figura 05. O motor escravo tem que estar no seu estado travado, ou seja, sua coifa encolhida.
Você pode colocar a haste do orifício, e efetuar o primeiro corte do tamanho que passa completamente para a onde passa o “canhão” da fechadura. O próximo corte você deve utilizar seu bom senso, o olhometro, e fazer com que a haste fique quase entrando dentro desse espaço do “canhão” (figura 06).

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Dica importante: após cortar tente lixar e alisar a parte cortada.
Agora devemos fazer com que ela não fique ocasionando baralhos indesejados. Então pegamos um pedaço do fio de 4mm² (figura 07) e com o uso de um silicone em spray (passado é claro na haste) e encapamos a haste. Fica muito bom, se feito direito.

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Após a haste cortada e encapada, devemos prender o motor escravo. Faça como achar melhor. Depois de preso, é necessário colocar algumas esponjas para que ele não fique “balançando” dentro da tampa. É conveniente colocar esponja no motor do lado da lata da tampa, e do lado que fica para o lado de acabamento. Utilize fita isolante ou outro material que ajude a prender as esponjas.

5°) Passando o fio:
É agora que o bixo pega!
Desencaixe (dos dois lados) a “coifa” por onde passa o chicote da tampa. Pegue um fio polarizado, medindo 5 metros (peça na hora de comprar a trava escrava, o vendedor vai lhe vender um apropriado para o caso), passe dentro tampa. Tentei se cima para baixo (com a tampa aberta). Não fui feliz. Então, coloque aonde vai a “coifa”, empurre bastante, e cuide quando sair na parte superior. Depois puxe, o tamanho necessário para ir até o motor escravo.
A outra ponta, você passa por dentro da coifa, e depois seguindo em direção para o interior do carro. Retire a proteção que dá acesso à sinaleira, retire até as lâmpadas do lugar. Pois fica mais fácil o acesso por onde o fio vai passar. Achado o fio, agora é só um passando por dentro do carro. Faça do seu jeito! Fica melhor do que qualquer dica! A única coisa que será necessária é a retirada, da parte inferior, da borracha da porta. Passe o fio, e chegue até aonde você encontrou os dois fios da sua trava de porta.

6°) Unindo os fios:
Una os fios, sem medo. Primeiro os da sua trava de porta, e depois os da trava escrava na mala.
Teste para ver se estão funcionando perfeitamente. Pode ocorrer que quando travar as portas, a trava escrava não funcione, e quando destravar ela funcione. Cuide para ver se ela estava com a sua coifa encolhida. Se isso tudo acontecer é porque os fios ficaram invertidos. Mas, não se desespere!!! É fácil! Basta inverter os fios na trava escrava, ou aonde na outra ponta que você uniu os fios. Não inverta nos dois casos!!! É um ou outro! Se inverter os dois, vai continuar do mesmo jeito que estava!

7°) Fechando tudo:
Neste passo tem que estar tudo sendo travado. Se você não conseguiu, tente novamente, ou procure alguém que entenda de trava, e leve este pequeno manual de instalação.


Escrito por Julio Borba
Editado pela última vez por Wilson em Quarta-feira 10 2012f Outubro 2012 01:40:49 PM, em um total de 2 vezes.
gerson.dumer
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Mensagem por gerson.dumer »

muito legal gostei
AILTON_PCNET
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Mensagem por AILTON_PCNET »

muito legal, mas tenho um corsa sedan 97, queria um forum que falasse sobre a instalação de alarmes da positron
rosivaldo
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Mensagem por rosivaldo »

AILTON_PCNET escreveu:muito legal, mas tenho um corsa sedan 97, queria um forum que falasse sobre a instalação de alarmes da positron
como fazer posso puxar o fio da trava da porta do tanque de combustivel la eu tenho uma trava eletrica
ola amigos do CC, alguem pode me dizer onde posso encontrar farois de milhas com lente lisa do corsa wind
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Mensagem por jack sawyer »

rosivaldo escreveu:
AILTON_PCNET escreveu:muito legal, mas tenho um corsa sedan 97, queria um forum que falasse sobre a instalação de alarmes da positron
como fazer posso puxar o fio da trava da porta do tanque de combustivel la eu tenho uma trava eletrica
Como voce colocou trava ta tampa do tanque de combustivel? Tem o passo a passo aí?
Jack Sawyer
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Mensagem por slep »

Ola galera - Este eh para ensinar a instalar o sensor de estacionamento.
Eu comprei um com tela de LCD, mas deve ser igual para os outros modelos (Uma central de comando, 4 sensores, monitor de LCD e seus respectivos cabos, e a broca para furar)

Corsa sedan
* No parachoque, Marque com um pincel o local onde sera furado. para ter medidas corretas, use uma fita metrica para isso. ultilize a fechadura do porta-malas para definir o centro do para-choque , entao marque 20centimetros para esquerda(sensor B, esquerda significa lado do motorista) e 20cm para esquerda(sensor C), apartir do furo B, messa mais 40cm para esquerda(sensor A), apartir do furo C, marque mais 40cm para direita(sensor D), firara assim:
A+<--40cm-->B+<--20cm-->*centro do carro(meio da placa)<--20cm-->C+<--20cm-->
ou seja: A B * C D

feito isso, pegue uma chave de fenda pequena e comece a furar o para-choque girando e forçando para tal, isso serve para por o bico da broca da furadeira, assim ela nao sai deslizando e ralando seu para-choque.
Entao, segure a furadeira bem firme e inicie furando com baixa rotaçao e sem por força, pois a broca é muito afiada e atravessa o para-choque sem mui/to esforço.

O corsa sedan tem isopor por dentro do para-choque e isso vai dificultar seu trabalho ^^ .

Agora, marque com uma caneta ou pincel os plugues dos sensores, para nao se confundir na hora de plugar na central. (marque A, B, C, D)
pasce a ponta dos fio em direção do chao, entre o isopor e o para-choque,(isso eh chato demais, se o sensor por ter dificuldade de entrar, pegue uma faca sem dente e corte um pedacinho desse enborrachado que faz com que ele nao entre, algo em torno de 1milimetro ), pela parte de baixo do carro(deite no chao), una os 4 fios e amarre com uma abraçadeira no suporte que a placa fica amarrada, assim evita de alguem puchar o sensor para fora e cortar o fio :redhotevil: . feito isso agora tente por as pernas dos sensores pra dentro do porta-malas, eu usei a broca de furar o parachoque e fiz um buraco na lata, assim eu passei de dentro do parachoque para dentro do porta-malas.
Agora tire esses dois parafuso de plastico que segura o assoalho do lado esquerdo(lado do motorista), talvez tenha que pucha-lo com um alicate em vez de rodar com uma chave de fenda,.Agora abra essas duas porcas que seguram a lente da lanterna, segurando por fora, pois ela pode sacar e cair no chao, trincado.
Agora pegue o fio de energia que vem na central eletrica do sensor e ligue na lampada de ré, + no + e - no -, ligue a ré e veja qual dos fio vai para o soquete e ligue, agora isole e coloque o fio pelo mesmo orificio de passagem dos fios das lantrenas, agora feche colocando as duas porcas novamente.
Agora, falta voce passar o fio que liga a central eletrica ao monitor LCD ou display.
Muitas pessoas deixam em cime do painel, exposto ao sol que é altamente prejudicial ao LCD, entao voce deve por em baixo do forro do teto ou em baixo da colula lateral esquerda.
Leve o fio passando por baixo da borracha e depois por baixo do assoalho de plastico até um espaço que tem entre o banco traseiro e a lata do carro, passe por ae e tera acesso ao porta-malas, agora esconda atraz do assoalho do porta malas ate chegar a central eletrica, agora ligue tudo, lembrando que os sensores devem estar colocados de acordo com a marcação que voce fez com pincel, ABCD, agora teste, se tiver tudo OK, cole com o adesivo duplaface na lata do carro, esconda os fio o maximo que puder, e feche o assoalho colocando os dois parafusos de plastico, lembrando que um deles voce gira e o outro voce so aperta, pronto. agora eh so sair por ae estacionando como um macumbeiro, chegando bem pertim de tudo,, valeo galera. JESUS TE AMA... :roll: :roll:
O Slep 3D - Faça você mesmo... Um dia um fela da p. cobrou R$20,00 pra por óleo spray na porta do meu carro. ODEIO isso. e o óleo era meu
Tunado
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Mensagem por Tunado »

Olhe! achei uma coisa muito interessante em outro lugar: TRAVA ELETRICA NA TAMPA DE GASOLINA
:D
Tunado
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Mensagem por Tunado »

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mostra aquela trava das portas abrindo e trancando a tampa de combustivel e elaborei uma chave para inverter a polaridade da trava, assim ela pode abrir ou fechar a tampa. evitando de ter que dar as chaves ao frentista toda vez que for abastecer!
Tunado
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Mensagem por Tunado »

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Mensagem por marcospheitosa »

cara, não tem como instalar na mala do classic 2007?
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