[DÚVIDA] - Solenóide de Partida a Frio sempre energizada

Responder
Samuel de Matos
:: Wind ::
Mensagens: 4
Registrado em: Quinta-feira 13 2013f Junho 2013 07:26:50 PM
Localização: Juiz de Fora - MG
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

[DÚVIDA] - Solenóide de Partida a Frio sempre energizada

Mensagem por Samuel de Matos »

Boa noite senhores.

Meu corsa classic está baixando muito rápido o nível de gasolina do reservatório de partida a frio. Já inspecionei o reservatório, troquei borracha de vedação do motorzinho, mas continuou baixando. Desconectei o cabo do motor e rodei umas semanas, continuou baixando. Suspeitei da solenóide travada aberta e poderia estar havendo uma sucção, ou seja, o motor assim poderia estar 'sugando' a gasolina do reservatório.
Porém hoje desconectei o cabo da solenoide e medi 12 volts, com o carro frio, até então era de se esperar. Contudo, rodei com o carro normal, a ponto de aquecer bem, e fui novamente medir o cabo e está com os mesmo 12 volts (imaginei que com o carro quente deveria estar sem tensão, ou seja, desenergizaria a bobina). Sendo assim suspeito que a central do carro por algum motivo está sempre mandando a solenóide de partida a frio ficar aberta, assim o motor vai mesmo sugar a gasolina, correto? Tem lógica isto que falei? Com o carro quente, a solenóide num deveria estar desenergizada? Será que algum outro sensor do carro está informando para a central que ele deve mandar tensão para energizar a solenóide? Seria o sensor de temperatura do carro/da água que informa À central do carro a temperatura para ele decidir se libera ou não a gasolina da partida a frio ou é outro sensor? ALguém já passou por isto e teve a solução encontrada?
Agradeço caso possam me responder e dar dicas.
Obrigado pela atenção a todos que me responderem.

Att

Samuel


Avatar do usuário
gtmski
:: Sport ::
Mensagens: 1089
Registrado em: Sábado 10 2010f Julho 2010 11:52:37 PM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA PICK-UP
Ano de fabricação: 2001

Mensagem por gtmski »

Qual o veículo? A solenóide controlada pela ECU recebe sempre 12v com o carro ligado. A ECU chaveia ela pelo negativo.
Apostila de Elétrica Corsa B 99-04 MPFI 8v: viewtopic.php?t=116339
Google Drive: https://drive.google.com/drive/folders/ ... qlYaVW-mYJ


Samuel de Matos
:: Wind ::
Mensagens: 4
Registrado em: Quinta-feira 13 2013f Junho 2013 07:26:50 PM
Localização: Juiz de Fora - MG
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por Samuel de Matos »

Boa noite. Mas com o carro ligado a solenoide num deveria ficar desenergizada ? Como vc disse que a solenoide recebe sempre 12 volts com o carro ligado, então emmqual momento ela deveria ficar desligada (com 0 volts).... Apenas com o carro desligado q ela fica desenergizada ?
Obrigado pela atenção a todos que me responderem.

Att

Samuel


Samuel de Matos
:: Wind ::
Mensagens: 4
Registrado em: Quinta-feira 13 2013f Junho 2013 07:26:50 PM
Localização: Juiz de Fora - MG
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por Samuel de Matos »

Samuel de Matos escreveu: Quarta-feira 05 2023f Julho 2023 06:21:23 PM Boa noite. Mas com o carro ligado a solenoide num deveria ficar desenergizada ? Como vc disse que a solenoide recebe sempre 12 volts com o carro ligado, então emmqual momento ela deveria ficar desligada (com 0 volts).... Apenas com o carro desligado q ela fica desenergizada ?

Obs carro é o corsa classic 2008
Obrigado pela atenção a todos que me responderem.

Att

Samuel


Avatar do usuário
gtmski
:: Sport ::
Mensagens: 1089
Registrado em: Sábado 10 2010f Julho 2010 11:52:37 PM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA PICK-UP
Ano de fabricação: 2001

Mensagem por gtmski »

Então, para a solenóide funcionar, esses 12v precisam de um caminho de retorno né... são dois os terminais da solenóide, se um deles está conectado nos 12v mas o outro não está ligado à massa, a solenóide não funciona (na verdade, o retorno é o "positivo", mas isso é assunto para outro papo). Mesma coisa dos bicos injetores, sempre chega 12v neles, mas só são acionados quando a ECU manda um negativo para eles.
O problema muito provavelmente é na válvula solenóide.
Apostila de Elétrica Corsa B 99-04 MPFI 8v: viewtopic.php?t=116339
Google Drive: https://drive.google.com/drive/folders/ ... qlYaVW-mYJ


Avatar do usuário
gtmski
:: Sport ::
Mensagens: 1089
Registrado em: Sábado 10 2010f Julho 2010 11:52:37 PM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA PICK-UP
Ano de fabricação: 2001

Mensagem por gtmski »

Samuel de Matos escreveu: Quarta-feira 05 2023f Julho 2023 06:21:23 PM Boa noite. Mas com o carro ligado a solenoide num deveria ficar desenergizada ? Como vc disse que a solenoide recebe sempre 12 volts com o carro ligado, então emmqual momento ela deveria ficar desligada (com 0 volts).... Apenas com o carro desligado q ela fica desenergizada ?
Não sei ao certo os parâmetros que a ECU usa para mandar o sinal para acioná-la, mas um deles certamente é a temperatura ambiente abaixo de "x" graus. Os 12v sempre chegam a partir da chave na posição "acessórios" (linha 15)
Apostila de Elétrica Corsa B 99-04 MPFI 8v: viewtopic.php?t=116339
Google Drive: https://drive.google.com/drive/folders/ ... qlYaVW-mYJ


Samuel de Matos
:: Wind ::
Mensagens: 4
Registrado em: Quinta-feira 13 2013f Junho 2013 07:26:50 PM
Localização: Juiz de Fora - MG
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por Samuel de Matos »

AH sim, entendi. Obrigado pelas explicações. EU estava imaginando que medindo nos terminais do borne que vai na solenoide (estando ela desconectada) deveria estar 0 volts medido entre os terminais, e achei que só teria tensão se a ECU estivesse no caso dando a continuidade/liberando o negativo.
MAs beleza, muito obrigado pelas explicações. Vou fazer outros testes na solenóide quanto a estanqueidade com ela desenergizada. (OBS ligando ela está, pois liguei na bateria e dá ´ouvir ela abrindo e fechando), talvez mesmo ela funcionando eletricamente não quer dizer q está vedando bem internamente né, pode ser que seja isto. ANtes de eu trocar só queria ter a certeza se realmente é ela o problema. Vou fazer mais alguns testes nela.
Obrigado meu caro.
Obrigado pela atenção a todos que me responderem.

Att

Samuel


Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Voltar para “Manutenção”