Rapaz, vou transferir aquela discussão do outro tópico criado por vc pra cá, primeiro pq deveria ter sido só aqui já que este tópico foi fixado pra isso, e segundo pq aqui sendo fixo é mais fácil de achar qdo precisar de alguma informação.
A discussão começou devido a posição do filtro, então vou por aqui o que penso. Primeiro acredito que o CAI, na maioria dos casos, não serve para absolutamente nada, pq em todos os casos que já vi, ele só faz levar o filtro de ar mais para frente, colocando ele mais perto ainda do coletor de escape que é a parte mais quente do carro, além de que qdo a ventuinha for acionada vai jogar ar quente tb em cima dele, o que vai fazer com que pegue ar mais quente do que se estivesse mais para trás. Segundo que já foi medido a temperatura do ar de admissão utilizando aquela caixa e filtro original (que pega ar frio de verdade) comparando com filtro esportivo naquela mangueira original, o resultado foi uma diferença de 5º C a favor do original, agora te pergunto, 5º C vai fazer muita diferença?? A resposta é não.
No tutorial que vc postou, o rapaz jogou o filtro lá em baixo, então corre-se o risco de aspirar água e causar um calço hidráulico e já era seu pistão. Não acho uma boa opção. Caso realmente queira fazer um CAI para levar o filtro mais p/ frente e queira realmente captar ar mais frio, faça um defletor que separe a região do coletor de escape e ventuinha do radiador, do filtro. Assim como nesta foto abaixo, foi utilizado em um Gol GTi 16V.
Outra opção boa é fazer uma adaptação da caixa de ar original e colocar seu filtro esportivo lá dentro como na foto abaixo, daí realmente é ar mais frio que se pegará.
Ou ainda, faça como eu (foto abaixo, é meu primo na foto, sou um pokinho mais velho, hehe), não tive custos nenhum além do filtro esportivo. Use a mangueira original e pronto. 5º C a mais pra mim não vale o custo das demais adaptações acima, só se for em termos de design. Só faça um CAI caso faça valer a pena, e faça com inteligência, como no do Gol Gti, blz?
É isso ai. Falou.