[DÚVIDA] - Estalos ao andar com o carro (Somente quando engatada a marcha)

Dúvidas sobre os sistemas de câmbio, direção, freio e suspensão do Corsa. Discos, tambores, cabos, pinças, sistema ABS, molas e amortecedores. Suspensão a ar, rosca, relações de marcha, etc.
Responder
Avatar do usuário
HugoLeonardo
:: Wind ::
Mensagens: 1
Registrado em: Quinta-feira 04 2024f Abril 2024 03:56:42 PM
Localização: Abadia de Goiás - GO
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

[DÚVIDA] - Estalos ao andar com o carro (Somente quando engatada a marcha)

Mensagem por HugoLeonardo »

Boa tarde, estou com problemas no meu Corsa Wind 97, onde ele engatado fica fazendo uns barulhos de estalos tipo....

ta ta ta ta ta ta, intermitente ocorre de maneira aleatória e com muita frequencia, reparei que este barulho é somente com o carro engatado.

Obs.: somente quando esta em movimento ocorre

Levei no mecanico porem o mesmo verificou a suspensão e não é nada relacionada a ela, cambio tbm verificado e não encontrado nada, o que pode ser? alguem ja passou por isso?

o barulho de estalo é um pouco alto e chega a ser incomodante kkkk


oapallamin
:: Wind ::
Mensagens: 34
Registrado em: Sexta-feira 09 2021f Julho 2021 05:48:27 AM
Localização: Bariri - SP
Modelo do veiculo: CORSA WIND 1.0 EFI 2P
Ano de fabricação: 1995

Mensagem por oapallamin »

Eu tive um problema parecido e era o coxim do câmbio que estava rachado. O mecânico chegou a avaliar o estado do coxim? Tem que olhar com cuidado pois a rachadura não fica tão visível.

Imagem

Imagem

HugoLeonardo escreveu: Quinta-feira 04 2024f Abril 2024 04:15:32 PM Boa tarde, estou com problemas no meu Corsa Wind 97, onde ele engatado fica fazendo uns barulhos de estalos tipo....

ta ta ta ta ta ta, intermitente ocorre de maneira aleatória e com muita frequencia, reparei que este barulho é somente com o carro engatado.

Obs.: somente quando esta em movimento ocorre

Levei no mecanico porem o mesmo verificou a suspensão e não é nada relacionada a ela, cambio tbm verificado e não encontrado nada, o que pode ser? alguem ja passou por isso?

o barulho de estalo é um pouco alto e chega a ser incomodante kkkk


SemControle
:: Moderador ::
Mensagens: 26809
Registrado em: Sexta-feira 16 2004f Julho 2004 10:53:41 AM
Localização: Santo André - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por SemControle »

a descrição parece algo com as homocineticas, só q inicialmente começam com a direção virada (q força mais a peça), chegar no ponto de estar emitindo ruido reto nunca cheguei a ver andando ainda...
Rua não é disputa, é convivência.
1929 motor chevrolet 6cil em linha 49cvs
2008 motor ducatti 2cil em v 150cvs


Avatar do usuário
gtmski
:: Sport ::
Mensagens: 1089
Registrado em: Sábado 10 2010f Julho 2010 11:52:37 PM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA PICK-UP
Ano de fabricação: 2001

Mensagem por gtmski »

A homocinética do lado câmbio (junta deslizante) não faria barulhos com o carro reto? Nos carros em que no lado câmbio é trizeta e tulipa, quando tem um calo nesta última, faz um barulho doido em linha reta. Eu não sei sobre a junta deslizante do Corsa porque felizmente as peças do Corsa são baratas (antes eram mais) e na última troca de homocinéticas, nem me preocupei... peguei logo 2 semi-eixos originais na Crestana a preço de 1 tulipa de Corolla de segunda linha kkk
Apostila de Elétrica Corsa B 99-04 MPFI 8v: viewtopic.php?t=116339
Google Drive: https://drive.google.com/drive/folders/ ... qlYaVW-mYJ


SemControle
:: Moderador ::
Mensagens: 26809
Registrado em: Sexta-feira 16 2004f Julho 2004 10:53:41 AM
Localização: Santo André - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por SemControle »

reto nunca vi mesmo, é interessante ver o resultado....
partindo desse principio tem grande chance de qnd estiver coincidindo com o dano gere esse ruido, mas penso q rapidamente essa rebarba poderia ser alisada, acho q so vendo mesmo, tudo pode mudar de caso pra caso...
ao menos a manutenção de um corsa e seu parentes próximos ainda tem valor muito interessante de usar peças boas

na unidade q trabalho temos algumas hilux pra fazer a escolta, enquanto essas estão sobrevivendo, as outlanders q vieram depois já abriram o bico, e algumas tiggo q vieram por ultimo tem deixado a desejar muito na hora do pega nas missões, tem hilux lá pra mais de 400K kms c motor original ate onde sei ainda.....
ai chega onde eu gosto, uma peca boa ser o dobro do preço e durar 400K 500K kms, é uma coisa, uma peça barata q dura 100K qnd chegar nos 500K já ficou bem mais cara q a peça boa e cara lá do começo de tanto q ja teve manutenção, tem essa diferença em muitas linhas de carros....
qnd tinha o golf era isso, as pecas eram absurdas, mas qnd vc vinha trocar, já nem lembrava se tinha trocado alguma vez na vida....as hilux os caras enfiam a faca, já vi nota de troca de embreagem na casa de 16K, exploram pq é estado e tal....
Rua não é disputa, é convivência.
1929 motor chevrolet 6cil em linha 49cvs
2008 motor ducatti 2cil em v 150cvs


Avatar do usuário
gtmski
:: Sport ::
Mensagens: 1089
Registrado em: Sábado 10 2010f Julho 2010 11:52:37 PM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA PICK-UP
Ano de fabricação: 2001

Mensagem por gtmski »

Estou dando uma atenção a um carro agora que está com esse problema na tulipa. O pessoal chama de "calo", mas é uma noção completamente errada, já que se trata de uma "valeta" na tulipa. O elo da trizeta quando corre nela sofre uns impactos bem violentos por conta dessa valeta, os roletes estão até com discreta folga. O problema é que não acho a tulipa original para comprar, só segunda linha. Ou preencher com solda MIG, querem 280 reais... não acho que vale, não acho que vai ter a mesma resistência da liga de metal original.
Estou trocando umas buchas de coxins também, hoje em dia o pessoal anda falando mal até de Axios. Sabó, Mobensani, Jahu, Varga, etc.. essas eu já ouço falar mal faz tempo. Antigamente eram sinônimos de qualidade, né? Não tenho prensa hidráulica (bons tempos que uma custava 500 reais, deveria ter comprado), então levei umas buchas para prensar em uns amigos mecânicos. Os caras falando para deixar a bucha meia vida original no lugar ao invés de colocar essas de primeira linha kkk... o nível em que chegou a desconfiança dos mecânicos...
Caramba, 16k em uma troca de embreagem...
Apostila de Elétrica Corsa B 99-04 MPFI 8v: viewtopic.php?t=116339
Google Drive: https://drive.google.com/drive/folders/ ... qlYaVW-mYJ


SemControle
:: Moderador ::
Mensagens: 26809
Registrado em: Sexta-feira 16 2004f Julho 2004 10:53:41 AM
Localização: Santo André - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por SemControle »

isso de chamar de calo é normal pra pecas moveis deslizantes, na caixa de direção da moto tmb falamos calo, e é exatamente isso, a pista sofre o impacto e as esferas criam marcas, são rebaixos chamados de calos....na direção da uma prendida, nao gira suave, mas nao gera o ruido pela força q tem ai...
sobre a embreagem os caras das oficinas veem q é viatura do estado, enfiam a faca mesmo....

refazer o estriado ai na solda é ultimo caso, so de nao encontrar a peça mesmo, nem de longe fica c a mesma resistência q original
Rua não é disputa, é convivência.
1929 motor chevrolet 6cil em linha 49cvs
2008 motor ducatti 2cil em v 150cvs


Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Voltar para “Direção, Transmissão, Freios e Suspensão”