Meu filho precisou do meu carro esta semana e quando devolveu veio com um barulho diferente na ventilação...alguma coisa parecia arrastar e foi fácil concluir que era na ventoinha maior (principal)...a hélice parecia bamba.
Após a retirada de sua hélice, constatei que havia uma folga excessiva no eixo e ao abrir o motor vi que o rolamento estourou, travou e provocou um desgaste no eixo, prejudicando o funcionamento e ocasionando o barulho.
Concluí, a princípio, não haver reparo no motor e comecei a pesquisar onde tinha e seu preço...liguei para várias lojas e não encontrei o original GM ou do mesmo fabricante (Bosch), vendido no mercado… ou tinha de marcas xing-ling por volta de 400 ou na Accioly, com código diferente (dito como substituto), também da marca Bosch, porém por 749 pilas!!! Salgado né?
Bom, o preço me forçou a voltar a pensar numa recuperação, com enchimento do estrago com solda e usinagem… mas havia o problema de trabalhar em uma peça pequena e montada, sendo uma condição muito ruim não só para o preenchimento (risco de respingo de solda na fiação), o calor muito grande (danificar o isolamento dos fios) e para a usinagem (fixar o conjunto no torno).
Bom, nem sempre é fácil retirar apenas o eixo de um induzido, sem danificar alguma outra coisa. (espiras ou coletor), mas graças a forma construtiva da Bosch, ele saiu relativamente fácil e sem danos ao restante… com o eixo fora, ficou fácil recuperar…
Seguem fotos…
Hélice de 5 pás

Código GM ventoinha: 90469469

Eixo retirado do induzido e o rolamento retirado de sua caixa na tampa

O problema: o eixo foi corroído pelo rolamento travado
Obs: na foto, o induzido ficou posicionado ao contrário.

Rolamento velho - SKF 608 - ZZ (vedado com metal)
Rolamento novo - NSK 608 - 2RSL (vedado com borracha, melhor contra pó e líquidos)
Obs.: na ponta contrária ao rolamento vai uma bucha, não danificada.

Solução parte 1 (preenchimento com solda)

Solução parte 2 (usinagem em torno mecânico)

Colocação do rolamento novo em sua caixa, na tampa do motor e rebitagem.



Motor já fechado e soldagem dos terminais/conector




Ventoinha recolocada no carro, funcionamento normal e com custo de R$ 14,90 (rolamento).
Serviço de solda e usinagem próprios, custo zero.