Clube do Corsa: fórum do Chevrolet Corsa com 22 anos de história, referência para entusiastas. Oferece dicas de manutenção, personalização e reúne uma comunidade ativa que mantém viva a paixão por este ícone dos anos 90
Dúvidas sobre os sistemas de câmbio, direção, freio e suspensão do Corsa. Discos, tambores, cabos, pinças, sistema ABS, molas e amortecedores. Suspensão a ar, rosca, relações de marcha, etc.
Boa noite povo, seguinte, mesmo com pé atochado na embreagem, quando engato a ré, 6 de 10 vezes ela da uma arranhada, como se a embreagem não estivesse pisada direto. Isso só acontece com a ré, as marchas a frente estão todas 100%.
Sei que é difícil dar qualquer diagnóstico assim só lendo, mas alguém já passou algo parecido? O que fez pra resolver?
vc ainda pode fazer como o awaked disse, mas engatar a primeira antes de engatar a ré (sem soltar a embreagem), não é a solução, mas pode ser uma medida
Rua não é disputa, é convivência.
1929 motor chevrolet 6cil em linha 49cvs
2008 motor ducatti 2cil em v 150cvs
SemControle escreveu:vc ainda pode fazer como o awaked disse, mas engatar a primeira antes de engatar a ré (sem soltar a embreagem), não é a solução, mas pode ser uma medida
kkkk funciona mesmo, mas tem uma explicacao pra isso?
raphael.mendes, a marcha não é sincronizada. Não tem anel sincronizador pra ré... então a inércia mantém a engrenagem em movimento e esse movimento fora de sincronia com o resto... resultado é loteria, as vezes dá as vezes não. Se esperar dá tempo dela parar, ou ainda no caso de engatar a primeira, alinhar o sistema pra facilitar.
Mais um detalhe que me lembrei amisgos awaked e SemControle, isso acontece geralmente de manhã, quando ligo o carro. Então acredito que não seja inércia das engrenagens.
Deixo ele a noite parado em terreno plano, com freio de mão (bem) puxado e a alavanca em ponto morto.
Vou fazer o experimento de engatar a 1ª e depois a ré e ver se tem algum resultado positivo.
Novamente, obrigado pelas dicas povo!
Não tem nada a ver deixar o câmbio engrenado ou não. É meio crônico os câmbios GM arranharem a marcha a ré. O único que salva-se é o F23, que tem a ré do lado da 4ª e é sincronizada.
JoaoGava escreveu:Mais um detalhe que me lembrei amisgos awaked e SemControle, isso acontece geralmente de manhã, quando ligo o carro. Então acredito que não seja inércia das engrenagens.
Deixo ele a noite parado em terreno plano, com freio de mão (bem) puxado e a alavanca em ponto morto.
Vou fazer o experimento de engatar a 1ª e depois a ré e ver se tem algum resultado positivo.
Novamente, obrigado pelas dicas povo!
Nesse caso é porque parou fora do ponto quando desligou o carro. Os dentes ficam desalinhados pela falta de sincronia.
SemControle escreveu:vc ainda pode fazer como o awaked disse, mas engatar a primeira antes de engatar a ré (sem soltar a embreagem), não é a solução, mas pode ser uma medida
Assim q faço. Como trabalho como lavador de ônibus, fui ensinado a engatar a 1 antes de engatar a ré, aí no meu carro uso sempre esse processo e nunca arranhou marcha.