[DÚVIDA] - Junta carter corsa wind 1.0 96
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[DÚVIDA] - Junta carter corsa wind 1.0 96
Ola pessoal,
Tenho um corsa Wind 96 1.0 8V MPFI que em setembro vou trocar o óleo do motor e queria trocar a junta do carter, porem já me antecipei, já tenho os 3 litros de óleo 20w50, o filtro do óleo e a junta do carter, mais nessa junta que é de cortiça veio junto os limitadores (anéis de ferro), agora pergunto, será que uso esse limitadores ou não na troca da junta do carter ?
Tenho um corsa Wind 96 1.0 8V MPFI que em setembro vou trocar o óleo do motor e queria trocar a junta do carter, porem já me antecipei, já tenho os 3 litros de óleo 20w50, o filtro do óleo e a junta do carter, mais nessa junta que é de cortiça veio junto os limitadores (anéis de ferro), agora pergunto, será que uso esse limitadores ou não na troca da junta do carter ?
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torquimetro, pessoa adora criar problema em querer economizar e nao ter as ferramentas corretas....,.
se ficar vazando vc nao sabe se apertou muito ou pouco, na duvida aperta mais, onde tinha pouco aperto acerta, onde tinha muito, passa a ter mais ainda e mais problemas
se ficar vazando vc nao sabe se apertou muito ou pouco, na duvida aperta mais, onde tinha pouco aperto acerta, onde tinha muito, passa a ter mais ainda e mais problemas
Rua não é disputa, é convivência.
1929 motor chevrolet 6cil em linha 49cvs
2008 motor ducatti 2cil em v 150cvs
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SemControle,
De fato o torquímetro é o ideal, mas é uma ferramenta cara (não considero as "xing-ling"), ainda mais que para torques abaixo de 10N, é um torquímetro...para torques de 10N a 100N, é outro...e para mais que isso já será um terceiro...não se tem um único torquímetro que abranja de 0N a 200N, com precisão.
Especificamente nesses casos onde a junta já dispõe de um limitador de aperto, com uma ferramenta com cabo tipo chave de fenda/philips, dará um aperto suficiente e não se corre o risco de espanar rosca/parafuso ou amassar o limitador e esmagar a junta, pois com o cabo de uma chave de fenda/philips, é necessário uma força extrema para isso ocorrer...agora se colocar um rabo de força, catraca, chave de boca/estria, cria-se uma alavanca de força capaz de danificar parafuso/rosca/limitador/junta...
Se não se dispuser de torquímetro próprio ou de uma chave com cabo tipo fenda/philips, o segredo para o uso de chaves com rabo de força/catraca/boca/estria etc...é apertar o parafuso até encostar bem no limitador e em seguida imaginar um relógio marcando 12h onde a catraca parou no encosto e apertar mais 10min ou 45°...

Se por algum acaso vazar, pode-se apertar mais um tiquinho...agora se continuar vazando tem algum outro problema como tampa/cuba empenada, excesso de pressão do óleo dentro do motor, aquecimento demasiado do motor, resíduos de vedantes não bem retirado, etc...
O ideal realmente é ter o torquímetro certo, conhecer valor do torque a ser aplicado e saber usar a ferramente.
De fato o torquímetro é o ideal, mas é uma ferramenta cara (não considero as "xing-ling"), ainda mais que para torques abaixo de 10N, é um torquímetro...para torques de 10N a 100N, é outro...e para mais que isso já será um terceiro...não se tem um único torquímetro que abranja de 0N a 200N, com precisão.
Especificamente nesses casos onde a junta já dispõe de um limitador de aperto, com uma ferramenta com cabo tipo chave de fenda/philips, dará um aperto suficiente e não se corre o risco de espanar rosca/parafuso ou amassar o limitador e esmagar a junta, pois com o cabo de uma chave de fenda/philips, é necessário uma força extrema para isso ocorrer...agora se colocar um rabo de força, catraca, chave de boca/estria, cria-se uma alavanca de força capaz de danificar parafuso/rosca/limitador/junta...
Se não se dispuser de torquímetro próprio ou de uma chave com cabo tipo fenda/philips, o segredo para o uso de chaves com rabo de força/catraca/boca/estria etc...é apertar o parafuso até encostar bem no limitador e em seguida imaginar um relógio marcando 12h onde a catraca parou no encosto e apertar mais 10min ou 45°...

Se por algum acaso vazar, pode-se apertar mais um tiquinho...agora se continuar vazando tem algum outro problema como tampa/cuba empenada, excesso de pressão do óleo dentro do motor, aquecimento demasiado do motor, resíduos de vedantes não bem retirado, etc...
O ideal realmente é ter o torquímetro certo, conhecer valor do torque a ser aplicado e saber usar a ferramente.
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awaked,
A ABNT, cria as normas, mas não certifica...esta responsabilidade é do INMETRO e só se o produto tiver o selo deste é que o mesmo está certificado.
Cuidado com esses de vareta:
Stanley - Não tem certificado nem da própria fábrica
Waft - Não fabrica nada, só comercializa xing-lings - não tem certificado.
Tamontina - Se é ela quem fabrica, apenas diz que é fabricado conforme normas específicas...
Gedore ótimo fabricante...garante seu produto com no máximo 7% de erro, tem laboratório.
Torkfort - Especializada em torquímetros variados, tem laboratório próprio e cobra pelo laudo de certificação, mas por comercializar a marca AOK (Taiwan), acho que não fabrica nada, mas é uma boa marca.
Belzer - Ótimo fabricante, mas não localizei torquímetro de vareta dele.
O INMETRO certifica de duas formas: por imposição (não é o caso) ou por voluntarismo (ninguém até agora foi voluntário).´O negócio então é acreditar no fabricante...
A ABNT, cria as normas, mas não certifica...esta responsabilidade é do INMETRO e só se o produto tiver o selo deste é que o mesmo está certificado.
Cuidado com esses de vareta:
Stanley - Não tem certificado nem da própria fábrica
Waft - Não fabrica nada, só comercializa xing-lings - não tem certificado.
Tamontina - Se é ela quem fabrica, apenas diz que é fabricado conforme normas específicas...
Gedore ótimo fabricante...garante seu produto com no máximo 7% de erro, tem laboratório.
Torkfort - Especializada em torquímetros variados, tem laboratório próprio e cobra pelo laudo de certificação, mas por comercializar a marca AOK (Taiwan), acho que não fabrica nada, mas é uma boa marca.
Belzer - Ótimo fabricante, mas não localizei torquímetro de vareta dele.
O INMETRO certifica de duas formas: por imposição (não é o caso) ou por voluntarismo (ninguém até agora foi voluntário).´O negócio então é acreditar no fabricante...
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a primeira vez q desmontei o "cvt" da moto q vai direto na ponta do vira, eu usei o "pau de força" quase tombei a moto, mas tirei leite do parafuso, na segunda vez, nao confiei em tao pouco aperto justamente ali, ainda fiz uns 10min de força novamente com o pau de força so pra garantir, isso q ia muito mais ainda
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Olá pessoal,
No dia 23/08/14 efetuei a troca da junta do cárter, o óleo motor 20w50 e o filtro do óleo, na embalagem da junta do cárter ficou faltando 01 anel limitador, retirei a junta velha foi dado uma limpada no cárter por dentro e colocado a junta nova (sem trava química e sem usar ferramenta de torque, porque não tenho)e os demais tudo instalado e ao rodar o carro aparentemente nenhum sinal de vazamento e ontem como o carro ficou o dia todo na rua (aprox. rodou uns 100 km) começou a vazar óleo em três parafusos, o que no final de semana vou retira-los e colocar um pouco de trava química.
No dia 23/08/14 efetuei a troca da junta do cárter, o óleo motor 20w50 e o filtro do óleo, na embalagem da junta do cárter ficou faltando 01 anel limitador, retirei a junta velha foi dado uma limpada no cárter por dentro e colocado a junta nova (sem trava química e sem usar ferramenta de torque, porque não tenho)e os demais tudo instalado e ao rodar o carro aparentemente nenhum sinal de vazamento e ontem como o carro ficou o dia todo na rua (aprox. rodou uns 100 km) começou a vazar óleo em três parafusos, o que no final de semana vou retira-los e colocar um pouco de trava química.
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