Teste de compressão foi feito e estava excelente.Bange escreveu: Domingo 29 2021f Agosto 2021 10:59:42 AM Não sei se vc fez antes, mas agora com eu motor aberto não tem como avaliar a taxa de compressão,
Catalisador foi tirado há quase 20 anos e o carro passou no dinamômetro com o primeiro escape dimensionado.Bange escreveu: Domingo 29 2021f Agosto 2021 10:59:42 AMmas um mal assentamento das valvular de escape, também contribuem para aquecimento da descarga, mas isso via de regra é sentido pela perda de potência (mas será que a perda não foi compensada pela retirada (desobstrução) do catalizador?
É o original do carro.Bange escreveu: Domingo 29 2021f Agosto 2021 10:59:42 AM Outra coisa, aproveita que está aberto e dá uma conferida se o eixo do comando está certinho pra seu motor...
Escape tá inteiro original, apenas sem o catalisador.Bange escreveu: Domingo 29 2021f Agosto 2021 10:59:42 AM Se vc conseguir fazer um teste recompondo originalmente todo o escapamento (coletor, catalizador, abafador e silencioso), poderá dividir o problema e descartar tudo que sai do motor, restando o que entra (fluxo de admissão) e a parte interna (bicos/leque, erro na mistura devido a erro na informação da temperatura, etc...)
O problema só ocorreu de fato depois de deixar o carro parado por 3 anos. A última viagem que fiz com ele antes da desmontagem estava normal, só estava baixando água devido ao vazamento da junta da bomba d'água.Bange escreveu: Domingo 29 2021f Agosto 2021 10:59:42 AM O fato é que seu problema ocorreu (ou vc só percebeu), após a troca do tal escape 4x1 (nome que julgo errado, pois todo 4 cilindros sempre coleta 4 saídas e conecta em apenas 1 cano... mas...).
Sinceramente não vejo qualquer sentido em recolocar o catalisador, pois não deve ser culpa dele. Maioria dos corsa dessa idade nem deve ter catalisador mais e funcionam sem aquecer.Bange escreveu: Domingo 29 2021f Agosto 2021 10:59:42 AM Vc disse que retirou o catalizador bem antes de colocar o novo escape... e disse também que recentemente recolocou um original (pra teste) e também avermelhou... mas não fez o teste com o catalizador junto... testou outra ECU e nada alterou...
É efeito do flash, tá usando aditivo Delphi vermelho com água destilada. Única diferença foi que nessa manutenção o aditivo deixou de ser o verde e foi pro vermelho de longa duração.Bange escreveu: Domingo 29 2021f Agosto 2021 10:59:42 AM Uma coisa que não pude deixar de notar é essa amaronzado (não usava aditivo?), nas cavernas do arrefecimento e algumas obstruções... creio que esteja aí a razão da operação próximo aos 100°C.
Estranhei também as obstruções e o estado da junta sendo que tinha aditivo, mas pode ter ocorrido em algum momento ao longo dos anos de o aditivo usado não ser de boa qualidade, nunca foi usado um de marca duvidosa, mas infelizmente, de uns tempos pra cá até marcas boas apresentam produtos ruins.