Segundo reportagem da Revista Panorama de circulação interna da GMB, a partir de 04/03/1996 a versão GL (Hatch 2P, 4P e a Pick-up) passam a utilizar o motor 1.6L MPFI com 92cv substituindo os motores 1.4L EFI - 60cv e 1.6L EFI - 79cv. A Corsa Pick-up lançada a menos de 1 ano (Junho/1995) já sofria uma alteração na motorização. No entanto a alteração mais significativa era a troca do motor 1.4L EFI com 60cv passando a utilizar o 1.6L MPFI com 92cv, um salto de 53% na potência.
Revista Panorama #39, 03/1996, ver a partir do 11min53seg: https://youtu.be/Szu17s3hvHc?si=P1TCc6btPh2YkS-z
Folders das versões com as novas motorizações:




Reportagem da Revista 4 Rodas de Maio/1996



A reportagem da Revista 4 Rodas tocou no assunto sobre a desvalorização da versão com motor 1.4L, mas a história deste Corsa GL 1.6L MPFI Azul Vandyke foi uma surpresa feliz.
Os funcionários da GM sempre tiveram descontos para compra de veículos e para a aquisição haviam 2 opções: a GM fazia uma lista mensal com modelos a serem produzidos com cores e opcionais definidos e os funcionários se inscreviam na lista se candidatando para a compra. A vantagem era ser mais rápido o processo de aquisição mas a desvantagem era que nem sempre a combinação desejada estaria disponível. A outra forma era encomendar exatamente com os opcionais desejados e aguardar a fabricação. As desvantagens eram a espera e também o valor, já que valia a tabela no dia do faturamento do veículo que podiam sofrer aumentos.
Foi o caso do funcionário da GMB Sr. Litaldi que encomendou um Corsa GL em 1996 escolhendo somente as opções: Pintura Metálica Dupla Camada (Azul Vandyke) e o Pacote de Opções (travas elétricas das portas e tampa do tanque, alarme, limpador e lavador do vidro traseiro, regulagem de altura do banco do motorista e cintos traseiros de 3 pontos).
Quando a GM confirmou o faturamento, veio a surpresa: o Corsa GL 1.4L que tinha encomendado viria com nova motorização, a única parte chata seria ter que pagar um pouco mais por isso...
Nota Fiscal da GMB de venda direta à funcionário de 15/03/1996:

Primeiro Documento de 25/03/1996: a GMB impunha uma regra de não transferência por 6 meses para que os funcionários não ganhassem dinheiro revendendo os veículos novos.

Após 27 anos, o Sr. Litaldi já falecido, a família resolve se desfazer do Corsa que tem seus desgastes naturais mas se encontrava muito original e relativamente pouco rodado (96900km - média de 3600km por ano). Através de um anúncio do canal Toca do Corsa que apresentou um pouco dessa história, foi decidida a compra e algumas intervenções para deixá-lo novamente original.
Vídeo de apresentação do canal Toca do Corsa: https://youtu.be/5TctkwO_O78?si=5GUhqx9pGGy8cPxP
Por conta do falecimento do proprietário, foi possível através de ordem judicial ao Detran pela transferência direta. No caso o membro da família que herdou o veículo solicitou a ordem judicial e comprovou ser o proprietário após o falecimento do Sr. Litaldi. Então fica uma informação pois nos sites oficiais dos Detrans essa opção não fica muito clara, sendo necessária dupla transferência (e maiores custos).

Estado inicial:


Finalizado o processo de transferência, iniciou-se o processo de restauração com martelinho de ouro, repintura parcial e troca de componentes desgastados e revisão mecânica.
O processo de restauração realizado pelo canal Toca do Corsa está disponível na playlist:
https://youtube.com/playlist?list=PLeYy ... RDH9OI3Mk4
Como está atualmente:










