Isso foi antes da pandemia, mas viagens e outros compromissos me fizeram ir levando, afinal o motor ainda não estava fumando... ocorre que desde a última troca de óleo, venho percebendo um certo consumo e mês passado após troca da polia dentada do VB, notei muito óleo no TBI e a ML mancando um pouco... cheguei a comprar até uma bobina nova, mas permaneceu a velha, porém a Ml piorou muito, motor fuma na partida inicial e uns tufos ao dar aceleradas.
Percebi que na ML o cilindro 4 parecia não estar presente, mas após 1700-2000 RPM, o motor ficava mais constante... mas aí a fumacinha lá na descarga começava...
Bom, como tiro de misericórdia, resolvi trocar os retentoras das válvulas... retirei o eixo de comando, balancins, escoras... iniciei a troca pelo Cil 4, mas não me pareceram os causadores do problema...retirei as velas, travei o volante do motor e injetei ar comprimido no lugar das velas...
Nesse teste, sem o eixo de comando, todas as válvulas estão fechadas e ao injetar ar no lugar das velas, é esperado muito pouco ou nenhum (ideal) escape e muita pressão após interromper o ar comprimido... resultados:
Cil 1: um pouco de escape pra parte de baixo, quase sem acúmulo de pressão
Cil 2: muito pouco escape pra parte de baixo, tendo algum acúmulo de pressão após desligar o ar
Cil 3: idem ao 2
Cil 4: escape direto pra parte de baixo
Como pode ser visto, o Cil 4 é o grande causador da queima de óleo, da ML irregular e também do excesso de óleo no TBI...o Cil 1 já está indo para o mesmo caminho... Cil 2 e 3, ainda tem alguma funcionalidade.
Se não for uma quebra de anel ou um alinhamento deles (algo raro em dois cilindros), o veredito é retífica da parte de baixo.
Não sei se no cabeçote haverá necessidade de alguma troca, pois os balancins aparentam bom estado, mas... só desmontando e conferindo tudo.
Como estou sem tempo e saco pra fazer, além de eu não tem ferramental para retirada do motor, vou ter que terceirizar...