Boa noite pessoal, essa é a primeira vez que faço um tópico, não sei se estou efetuando a pergunta no lugar certo.
Tenho uma corsa wagon 99 1.6 16v, minha dúvida é em relação ao teste da sonda lambda, fiz um teste com o multímetro, enquanto o motor/escapamento está frio fica oscilando entre 0.100 e 0,200 e quando aquece fica oscilando entre 0,200 e 0,500 em 1000 rpm.
Se der umas aceleradas fica oscilando pouca coisa acima de 0,500.
Minha dúvida é se a sonda lambda está trabalhando corretamente?
[DÚVIDA] - Sonda Lambda
-
- :: Moderador ::
- Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
- Ano de fabricação: N/I
ela oscila de 0 a 900mV
Rua não é disputa, é convivência.
1929 motor chevrolet 6cil em linha 49cvs
2008 motor ducatti 2cil em v 150cvs
-
- :: Wind ::
- Modelo do veiculo: CORSA WAGON GLS 1.6 16V MPFI
- Ano de fabricação: 1998
Boa noite Semcontrole.
Pois é, nas pesquisas que fiz na Internet diz q te que oscilar, achei estranho que ele oscila pouco, e quando o motor está bem quente em marcha lenta fica oscilando entre 200 e 500mv, mas principalmente ali na base dos 300mv e são oscilações lentas.
Pois é, nas pesquisas que fiz na Internet diz q te que oscilar, achei estranho que ele oscila pouco, e quando o motor está bem quente em marcha lenta fica oscilando entre 200 e 500mv, mas principalmente ali na base dos 300mv e são oscilações lentas.
-
Dericksr escreveu: Terça-feira 18 2025f Março 2025 11:17:58 PM Boa noite Semcontrole.
Hoje até troquei vela e cabo, acho que vou aproveitar para trocar a sonda tbm
-
Boa noite, troquei hoje a sonda lambda, ela segue oscilando lentamente e quando o motor está quente oscila acima de 500mv, o que será que pode estar acontecendo?
Fiz também o teste de código lampejante, o meu da códigos de 4 dígitos e deu os seguintes :
0480 Relé do ventilador de baixa (voltagem alta ou baixa)
Ventilador já está normal, foi retirado o rele para análise e no final se descobriu que era o conector que estava com pino derretido
1405 Posição da válvula EGR incorreta
1503 Sinal incorreto do imobilizador
1502 Sem sinal do imobilizador
1530 Revisar circuito do relê de corte do ar condicionado
Ar condicionado não funcionava, foi analisado os reles e era o pressostato que estava com problema
0110 Temperatura do ar de admissão (mau funcionamento do circuito)
0200 Falha no circuito dos injetores (mau funcionamento do circuito)
0230 Relé da bomba (voltagem alta ou baixa).
0170 Mistura (sempre rica ou sempre pobre).
0335 Sensor de rotação (sem sinal ou sinal incorreto).
0115 Sensor de temperatura da água (sinal incorreto, voltagem alta ou baixa).
Num dos testes da ventoinha, foi desligado o sensor para ver o se a ventoinha entrava em modo de emergência, talvez tenha ficado memorizado o erro
0500 Sensor de velocidade (nenhum sinal).
0130 Sonda lambda (interrupção do circuito).
Troquei hoje a sonda lambda e o conector estava ruim e já foi trocado tbm
Esses demais erros quais testes posso efetuar?
Pois não sei se são erros armazenados ou novos.
Quero verificar antes e depois levar para passar scanner e apagar os erros
Fiz também o teste de código lampejante, o meu da códigos de 4 dígitos e deu os seguintes :
0480 Relé do ventilador de baixa (voltagem alta ou baixa)
Ventilador já está normal, foi retirado o rele para análise e no final se descobriu que era o conector que estava com pino derretido
1405 Posição da válvula EGR incorreta
1503 Sinal incorreto do imobilizador
1502 Sem sinal do imobilizador
1530 Revisar circuito do relê de corte do ar condicionado
Ar condicionado não funcionava, foi analisado os reles e era o pressostato que estava com problema
0110 Temperatura do ar de admissão (mau funcionamento do circuito)
0200 Falha no circuito dos injetores (mau funcionamento do circuito)
0230 Relé da bomba (voltagem alta ou baixa).
0170 Mistura (sempre rica ou sempre pobre).
0335 Sensor de rotação (sem sinal ou sinal incorreto).
0115 Sensor de temperatura da água (sinal incorreto, voltagem alta ou baixa).
Num dos testes da ventoinha, foi desligado o sensor para ver o se a ventoinha entrava em modo de emergência, talvez tenha ficado memorizado o erro
0500 Sensor de velocidade (nenhum sinal).
0130 Sonda lambda (interrupção do circuito).
Troquei hoje a sonda lambda e o conector estava ruim e já foi trocado tbm
Esses demais erros quais testes posso efetuar?
Pois não sei se são erros armazenados ou novos.
Quero verificar antes e depois levar para passar scanner e apagar os erros
-
- :: Moderador ::
- Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
- Ano de fabricação: N/I
com tanto erro, se fossem todos presentes nem funcionar deveria o carro, principalmente pelo sensor de rotação
vc está tão preocupado com a sonda, a coitada leva a culpa de tudo, e ela só cheira o final dos finais, se nao tem bobina/cabo/vela/bico travado aberto/filtro de ar entupido a coitada da sonda leva a culpa de mistura rica, se nao tem bomba, filtro de combustível entupido, bico entupido, bico travado fechado, a coitada leva a culpa de mistura pobre, só nessa lista tem 4 problemas (presentes ou nao) q interferem diretamente na mistura, ai aparecem esses entendidos de mecânica, curiosos, videntes e trocadores de peça, youtubers, trocam 50 sondas e o problema na coitada da sonda segue o mesmo, ai passam a falar q o carro nao presta, q tem defeitos do além....
mecânica é muito mais q trocar peça, tem q entender o funcionamento do conjunto todo, ter a mínima noção do q uma coisa influencia em outra, e ter ferramental pra fazer avaliações assertivas.... nao é na vidência q se faz mecânica, nem num voltímetro ligado na sonda, pra dizer q testou muito bem
me chega moto, eu passo scanner (se vem com luz ligada, do contrario, nem me apego nisso) ai passo pra ver a memoria de erros, legal, nao me apego nisso, zero a memoria, zero os parâmetros, e ligo, dai se a luz voltar, é indicativo q algo q estava na memoria esta presente, vejo o comportamento, e o q diz no scanner, ai vejo o monitoramento dos parâmetros, ver se nao tem nada muito fora do convencional, seja um sensor de temperatura de agua/óleo, a moto super quente e marcando 20°C isso nao da erro de injeção, é uma temperatura totalmente normal, mas nao na condição real da moto quente, mas influencia demais no funcionamento do conjunto, ai vou fazer uma avaliação dos sinais do modulo no sensor e do retorno, ai por ultimo vou avaliar a peça em si, se ela tem problema, ok, trocar, e com a peça nova continuar as avaliações, e assim farei com a tal que o scanner esta dando erro, se nao for uma bendita sonda, tem só tudo antes dela c possíveis problemas leves q resultam num absurdo em cima da coitada
as coisas são tão absurdas na mecânica, q já peguei moto c duas velas velhas e diferentes, q simplesmente nao dava lenta na moto após quente
um conselho, leve seu carro numa oficina q tenha profissionais capacitados a fazer uma boa avaliação, fuja de trocadores de peça, de videntes q acham q pode ser....
vc está tão preocupado com a sonda, a coitada leva a culpa de tudo, e ela só cheira o final dos finais, se nao tem bobina/cabo/vela/bico travado aberto/filtro de ar entupido a coitada da sonda leva a culpa de mistura rica, se nao tem bomba, filtro de combustível entupido, bico entupido, bico travado fechado, a coitada leva a culpa de mistura pobre, só nessa lista tem 4 problemas (presentes ou nao) q interferem diretamente na mistura, ai aparecem esses entendidos de mecânica, curiosos, videntes e trocadores de peça, youtubers, trocam 50 sondas e o problema na coitada da sonda segue o mesmo, ai passam a falar q o carro nao presta, q tem defeitos do além....
mecânica é muito mais q trocar peça, tem q entender o funcionamento do conjunto todo, ter a mínima noção do q uma coisa influencia em outra, e ter ferramental pra fazer avaliações assertivas.... nao é na vidência q se faz mecânica, nem num voltímetro ligado na sonda, pra dizer q testou muito bem
me chega moto, eu passo scanner (se vem com luz ligada, do contrario, nem me apego nisso) ai passo pra ver a memoria de erros, legal, nao me apego nisso, zero a memoria, zero os parâmetros, e ligo, dai se a luz voltar, é indicativo q algo q estava na memoria esta presente, vejo o comportamento, e o q diz no scanner, ai vejo o monitoramento dos parâmetros, ver se nao tem nada muito fora do convencional, seja um sensor de temperatura de agua/óleo, a moto super quente e marcando 20°C isso nao da erro de injeção, é uma temperatura totalmente normal, mas nao na condição real da moto quente, mas influencia demais no funcionamento do conjunto, ai vou fazer uma avaliação dos sinais do modulo no sensor e do retorno, ai por ultimo vou avaliar a peça em si, se ela tem problema, ok, trocar, e com a peça nova continuar as avaliações, e assim farei com a tal que o scanner esta dando erro, se nao for uma bendita sonda, tem só tudo antes dela c possíveis problemas leves q resultam num absurdo em cima da coitada
as coisas são tão absurdas na mecânica, q já peguei moto c duas velas velhas e diferentes, q simplesmente nao dava lenta na moto após quente
um conselho, leve seu carro numa oficina q tenha profissionais capacitados a fazer uma boa avaliação, fuja de trocadores de peça, de videntes q acham q pode ser....
Rua não é disputa, é convivência.
-