Fala galera, então... esse provavelmente será o maior texto aqui publicado em décadas de corsa... Tudo começa a 4 anos. pandemia de covid. uma viagem de 45km que era para ser tranquila, resulta em desastre (a 4km de casa) quando a correia dentada se rompe a 5km de casa, na volta. daí, eu com 17 anos, resolvo eu mesmo mexer. para isso, precisaria de mais ferramentas. desmonto com o que tenho disponível a admissão de ar dele, e parte superior da caixa da correia, a encontro quebrada, e com vários "dentes" ausentes. Daí, precisaria de um método para travar o motor, e de um soquete estriado para a remoção da roda fônica. então, espero meu pai voltar da rua com as peças e ferramentas. (moro num sítio no meio meio do nada). Ao invés de ferramentas, ele trouxe o "mecânico" (fez trabalhos muito bons no passado, mas ae veio a separação com a esposa, cigarro, bebedeira, e sabe-se lá o que mais). Este desmontou o que faltava para a troca da correia aqui em casa, e, ao tirar o tensor, percebi que o mesmo não era original, mas sim um paralelo, pré ajustado, que não tinha a chaveta allen de ajuste na frente e que possuía uma posição fixa, uma carga fixa na mola. a correia era uma Goodyear, com apenas 18mil km, instalados aos 44mil na revendedora. tive um problema de ferrugem devido a um trabalho mal feito no para-brisa tempos antes, então já sabe de onde vem esse tensor problemático. o carro, tinha 62mil km quando quebrou, novo mesmo. (lembrando que ele já tinha 18 anos). Daí o mecânico instalou a correia AC Delco, o tensor original GM, e coreia do alternador (continental) que comprei novos. Ao ligar, percebeu-se que as válvulas do cilindro 1 foram esmigalhadas pelo pistão. Reboquei o carro até o oficina desse cara, e paguei o serviço completo do cabeçote. Ao voltar, ele estava extremamente fraco, sem torque. um som terrível de "carro velho" vindo do escape, e oscilando giro. Tá, volto a oficina, e ele diz que provavelmente são as velas. as troca, e o carro PIORA MISERAVELMENTE. velas bosch, marca reconhecida. agora, o carro está dando umas "cabeçadas", vc acelera ele parado e o giro sobe e cai em seguida, e faz isso o tempo todo. ao acelerar "fundo" ele parece que afoga, e de forma intermitente, acende a luz da injeção. esta acusa problemas de baixa tensão na sonda lambda. (multec. o velho esquema de jumpear pinos e ver o código). Então troco a sonda. melhora, mas volta ao mesmo em poucos km. então, vejo que um cabo de velas está "frouxo". removo este e encontro a cerâmica da vela solta da base... removo a vela e A MESMA É DE ELETRODO CURTO, PRO ECONOFLEX! meu carro é mpfi, a gasolina, usa velas de eletrodo longo... instalo as originais e vejo uma fuga de centelha no cilindro 4... compro cabos e velas novos, novamente bosch, e ele novamente melhora, e piora em seguida. daí checo toda a elétrica, o próprio módulo (entusiasta em eletrônicos que arruma tv "condenada" aos 14 anos), limpo a EPROM, remonto, e nada. checo a sincronia, novamente, sem problemas (exceto que a correia estava "estrangulada" com o tensor no max). então fico meio pistola, sem saber o que está acontecendo. levo a vários mecânicos que nada encontraram e que alegavam ter que desmontar tudo para averiguar melhor. grana curta, deixo pra lá. mas o carro continua um "cavalo chucro" em engarrafamentos... nesse tempo, troco os 4 pneus, suspensão traseira e freios traseiros (estes eu mesmo fiz), escapamento, e uma troca de óleo/filtros. pouco tempo depois dessa troca de óleo, outro problema e outra decepção com oficina. ele arriou bateria de noite para o dia. levo na auto elétrica, e o alternador não está funcionando. desmontam o mesmo, e trocam os rolamentos (nsk, recomendo), e o regulador por um gauss... ( FUJAM DESSA MARCA A TODO E QUAIQUER CUSTO!!! nem as buzinas dela aguentam...) e a bateria (bosch, comprei em outra loja e instalei eu mesmo). depois disso, o carro falha em qualquer regime (a lenta era estável antes), além de um barulho e uma movimentação suspeita da polia do alternador... vendo como o carro se comportava, levei na auto elétrica que alegou tudo normal. mas não tava... o farol oscilava muito, junto com o motor. em qualquer regime... comprei um multímetro e a tensão oscilava de 14.1 a 12.3v, de forma frequente, sem mudar periféricos ou tocar no acelerador... daí pego outro alternador que, devido a um outro regulador gauss, que fritou o rotor, o alternador original da ford f-350 74 com motor perkins do meu pai, foi equipada com alternador de corsa, de 70AMP, uns 6 anos antes. este estava com rolamento fazendo barulho, mas gerava tranquilamente. então, peguei ele e coloquei no corsa. o problema de falha em alto giro sumiu, bem como a oscilação de tensão. compro um novo "anel espaçador" do rolamento traseiro do alternador dele, bem como um regulador ikro (esse sim é bom). e remonto. funciona perfeitamente. ( e depois, troco os rolamentos do alternador da ford, no mesmo dia). depois disso, "aprendo a conviver" com este problema de falha em baixo giro. ficou assim até um certo dia. esse dia... eita dia... vou trocar o óleo dele. tento remover o bujão e o mesmo está travado e espanado, colado no lugar com o que mais parecia epoxi do que selante... tento trocar o filtro de gasolina, e quebro o bico dele no plugue... então removo o cárter, e percebo uma imensidão de borra... removo a tampa do cabeçote e tá na mesma. preciso limpar um pouco pelo menos... dado o problema e a curiosidade, meto a chave. desmonto o cabeçote também, para lá encontrar a causa de tudo... o filho da mãe do mecânico colocou válvulas USADAS (cheias de marcas de desgaste e carbonização, ausentes nas demais originais, e o alojamento também não tem problemas, prova que elas ficaram assim em outro carro, não neste) e de tipo diferente. a de escape tinha uma haste 2mm menor, além de um "desenho" totalmente diferente, e a de admissão, um furo para a compressão menor, e sem os 3 pontinhos que a GM dá apo testar os componentes. então troco as 8 válvulas, por peças da eaton, que tem o mesmo desenho da "errada", mas com o comprimento correto, e todas iguais né. já que o encaixe em si já altera a compressão, deixando ela muito diferente dos demais cilindros, mas o desenho também cria uma torção diferente, e muda as taxas... além delas, retentores e juntas, Sabó serie clássicos. (lembrando que uso castrol gtx e filtros tecfil). limpo tudo, e enquanto vou "orçamentando" tudo, devido as chuvas meu pai atola e em seguida explode o diferencial da ford, que só encontrei por 1700 no ML... Enfim, quando vc acha que não pode piorar... compro tudo referente ao corsa em lojas físicas, e e remonto no dia seguinte. (incluindo um novo plugue do filtro de gasolina). ligo ele e ele falha muito, devido ao descarbonizante no motor, e bate tucho. mas tudo para em menos de 1 min. daí em diante... SEM FALHA em regime algum! o único momento de falha é em fase fria. 20 segundos depois de dar a partida, mesmo em lenta, passa. vou trocar as velas (carbonizadas, que limpei, mas com a cerâmica solta, que eu dei umas pancadinhas com chave de fendas e prendi. segunda vez que vejo isso em velas bosch nesse mesmo carro. até pergunto aqui se mais alguém já passou por isso. e vou trocar a sonda de novo porque, se ouve vazamento direto de gasolina pelo escape, este danificou a sonda original (que eu testei e tá ruim mesmo... fica a menos 100mv com motor quente em lenta, enquanto a bosch, em 300mv,+/-). existe a possibilidade de ter alterado essa sonda também. vou checar além disso todo o sistema cânister, que pode tá dando uma entrada de ar falsa ao ser acionado, justamente em fase fria. mas enfim, fica a história, e também meus agradecimentos a este e outros clubes, onde adquiri muito conhecimento sobre injeção de combustível, e motores em geral.