
O banco de couro é um elemento luxoso porém não possui apenas a finalidade de deixar o veículo sofisticado, também proporciona higiene, maior conforto e valorização do automóvel.
O produto não exige muitos cuidados, uma limpeza com sabão neutro e uma hidratação a cada seis meses já garante bastante qualidade ao material.
Colocar banco de couro em um veículo custará em torno de R$1.000 a R$2.500 incluindo o couro nas portas.
O preço hoje está bem acessível para todas as classes, não é mais como antigamente que banco de couro era um opcional para poucos.
Em marcas como Mercedes, BMW, Audi e Volvo o banco de couro é um item de série.
FAZENDO A MANUTENÇÃO DO SEU BANCO DE COURO

LIMPEZA
Para começarmos devemos deixar claro que o couro é FOSCO e não BRILHOSO, se ele está brilhando é porque está sujo, o couro só brilha se estiver recebido uma dose de hidratação a pouco tempo ou se estiver sujo, fora isso ele deve ser fosco assim como na figura acima.
O couro é uma pele um tanto quanto sensível, se forem utilizados produtos agressivos em sua limpeza ou em sua hidratação o mesmo irá sofrer danos sérios e quase sempre irreversíveis.

Para limpar o banco de couro o único produto que você deverá usar é um pano e uma barra de sabão neutro ou sabão de coco, que não são agressivos contra o couro.
NÃO ENCHARQUE o couro, passe primeiramente um pano SECO para tirar poeira e residuos grossos e só depois passe um pano úmido com sabão neutro. Logo depois de passar o pano com sabão passe outro pano SECO para retirar resíduos de sabão.
HIDRATAÇÃO
Inicialmente depois de ter higienizado o couro é ideal passar um pano levemente úmidecido em água quente, para abrir os poros do couro, feito isso passe um pano para secar.
O couro deve ser hidratado pelo menos em um período de seis em seis meses para que ele não resseque e rache. Deixar o banco exposto ao sol excessivo poderá danificá-lo mesmo estando hidratado, o sol é o inimigo número 1 do couro.
Todos os produtos existentes para hidratar são de algum modo UM POUCO agressivos, não existe produto químico que não tenha propriedades que são ruins para pele assim como para o couro. Creme nívea, vaselina, silicone, protetor solar, óleo de peróba, hidratantes rurais usados em celas de cavalos, todos esses produtos hidratam mas também são bastante agressivos para o couro, com o tempo serão prejudiciais. O ideal é não ficar misturando produtos para “testar” qual ficará melhor.

O mais indicado é mandar sempre na mesma assistência técnica para que hidratem seu couro, porém se você quiser fazer isso em casa utilize o “Óleo johnson’s baby óleo puro” lembre-se deve ser o ÓLEO PURO, não aqueles que tem aroma, colônia, calmante, etc… deve ser puro !
De todos produtos caseiros este é o único que não degradará seu couro pois é um produto suave e puro.
Com o banco limpo e seco passe o óleo por todos os bancos deixe agir por uns 20 minutos e retire o excesso com um pano seco, o ideal é após tirar o excesso ficar sem utilizar o veículo durante 12 horas para que o óleo penetre os poros do couro.
Se começar a utilizar o óleo johnson não fique trocando de produto, a “mistureba” de produtos pode danificar seu banco de couro irreversívelmente.
NÃO UTILIZE creme nivea, vaselina liquída, hidratante rural, protetor solar, nuget, graxa, óleo de peróba, cera, etc. Esses produtos possuem muita química e podem danificar o couro.
CUIDADOS COM O COURO

Para manter seus bancos de couro por muito tempo é de extrema importância que se tome algumas precauções como ao sentar-se olhar se sua calça ou bermuda não possui “ARREBITES” que possam furar o couro, não deixar objetos pontudos em cima do banco para evitar que alguém sente em cima e fure o banco, não deixar no sol, não derramar bebidas alcoólicas, não encharcar, não esquecer de limpar e hidratar pelo menos a cada 6 meses, etc.
Cuidando do seu banco ele irá durar bem mais tempo que um banco de pano normal, pois o couro é muito mais resistente porém precisa de alguns cuidados mais peculiares que o banco normal pois o reparo de um banco de couro é BEM SALGADO, porém existe a possibilidade de reparos sem precisar trocar a capa inteira do banco.