olá, na data de hoje (21/06/2019) troquei os cabos principais que ligam a bateria ao carro, sendo o de massa ( - ) da lataria (25mm², isolamento de PVC, cap. de corrente de 101A); o de massa ( - ) do bloco motor (35mm², Isolamento HEPR, cap. de corrente de 164A) ; o positivo ( + ) do motor de arranque (35mm², Isolamento HEPR, cap. de corrente de 164A) ; o do alternador ao motor de arranque ( + ) (25mm², isolamento de PVC, cap. de corrente de 101A); todos com terminais do tipo olhal e acabamento com fita isolante alta fusão e por cima fica isolante comum, para nao deixar entrar umidade nos cabos, o terminal da bateria, tipo sapinho, troquei por terminal feito de chumbo, e não os tradicionais de latão, mas me veio umas dúvidas,
1- este terminal feito de chumbo, dizem ser melhor que o feito de latão, será que é mesmo?
2- não mexi no cabo positivo ( + ) que liga a bateria a caixa de fuziveis, pois não sei por onde ele passa e de como, no lado da caixa, a forma que ele se conecta, este cabo hoje é de 16mm² será que é da bitola correta? provavelmente vou colocar de 25mm²
meu corsa tem AR condicionado (não esta funcionando, ainda, mas vai) e tem GNV, pelo que percebi, os cabos trocados já não eram originais, pela forma que forma cortados e grimpados e pela inscrição em um deles, o do alternador, que já estava bem escurecido internamente, o que indicava um super aquecimento trazia a inscrição da marca corfio de 16mm², sendo ao meu ver impossível ser desta marca no original GM.
alguém pode me ajudar
[DÚVIDA] - troca de cabos principais
- lioncblu
- :: Super ::
- Mensagens: 91
- Registrado em: Terça-feira 07 2007f Agosto 2007 07:45:08 PM
- Localização: Blumenau - SC
- Modelo do veiculo: CORSA WAGON GL 1.6 MPFI
- Ano de fabricação: 1997
[DÚVIDA] - troca de cabos principais
------------------- Marcelo -------------------
Wagon GL 1997 1.6 v8 MPFI Gasolina / GNV - comAR
Wagon GL 1997 1.6 v8 MPFI Gasolina / GNV - comAR
-
- :: Moderador ::
- Mensagens: 4644
- Registrado em: Terça-feira 29 2013f Outubro 2013 07:47:34 PM
- Localização: Rio de Janeiro - RJ
- Modelo do veiculo: CORSA WAGON GLS 1.6 MPFI
- Ano de fabricação: 1997
Meu carro não tem conexão do alternador ao motor de arranque...só pra bateria... e um da bateria ao motor de arranque.
Terminal bom é o que não oxida, neste aspecto o chumbo leva vantagem pro latão... mas qualquer um mau conectado/prensado irá criar zinabre ...
Terminal bom é o que não oxida, neste aspecto o chumbo leva vantagem pro latão... mas qualquer um mau conectado/prensado irá criar zinabre ...
- lioncblu
- :: Super ::
- Mensagens: 91
- Registrado em: Terça-feira 07 2007f Agosto 2007 07:45:08 PM
- Localização: Blumenau - SC
- Modelo do veiculo: CORSA WAGON GL 1.6 MPFI
- Ano de fabricação: 1997
então deveria ir direto da bateria ao alternador e também direto ao motor de arranque, como suspeitei, não era mais original.
e quanto ao cabo que liga a caixa de fusíveis, sabes por onde ele passa e qual a forma da conexão dela?
os terminais são de compressão dos mesmos utilizados em sistemas elétricos de corrente alternada, prensados com equipamento hidráulico e bem isolados com alta-fusão para não deixar entrar umidade
e quanto ao cabo que liga a caixa de fusíveis, sabes por onde ele passa e qual a forma da conexão dela?
os terminais são de compressão dos mesmos utilizados em sistemas elétricos de corrente alternada, prensados com equipamento hidráulico e bem isolados com alta-fusão para não deixar entrar umidade
------------------- Marcelo -------------------
Wagon GL 1997 1.6 v8 MPFI Gasolina / GNV - comAR
Wagon GL 1997 1.6 v8 MPFI Gasolina / GNV - comAR
-
- :: Moderador ::
- Mensagens: 4644
- Registrado em: Terça-feira 29 2013f Outubro 2013 07:47:34 PM
- Localização: Rio de Janeiro - RJ
- Modelo do veiculo: CORSA WAGON GLS 1.6 MPFI
- Ano de fabricação: 1997
Não posso afirmar que o meu é original, apenas que é diferente do seu (sou 2° ou 4° dono).
O cabo pra caixa, me parece ser 16mm... passa por cima da caixa da ventilação interna e salvo engano, entra na cabine na região do motor do limpador...a conexão não sei como é, mas é provável que seja olhal.
O cabo pra caixa, me parece ser 16mm... passa por cima da caixa da ventilação interna e salvo engano, entra na cabine na região do motor do limpador...a conexão não sei como é, mas é provável que seja olhal.
-
- Tópicos Semelhantes
- Respostas
- Exibições
- Última mensagem
-
- 8 Respostas
- 3394 Exibições
-
Última mensagem por Gbmbrnmf
-
- 4 Respostas
- 1192 Exibições
-
Última mensagem por CORSAmanco
-
- 0 Respostas
- 13680 Exibições
-
Última mensagem por Hitalo
-
- 0 Respostas
- 2944 Exibições
-
Última mensagem por leandro carioca
-
- 8 Respostas
- 4600 Exibições
-
Última mensagem por ND_CLASSIC
-
- 24 Respostas
- 23519 Exibições
-
Última mensagem por Manfio
-
- 1 Respostas
- 13408 Exibições
-
Última mensagem por gtmski
-
- 13 Respostas
- 14600 Exibições
-
Última mensagem por Bange
-
- 1 Respostas
- 3706 Exibições
-
Última mensagem por SemControle
-
- 1 Respostas
- 3368 Exibições
-
Última mensagem por SemControle