Pessoal, boa noite! Tudo bem?
Comprei há um mês um corsa classic 2010, 79000KM rodados, inteirinho. Motor não perde óleo nem água.
Meus 2 primeiros abastecimentos foram com álcool, e até então não tive nenhum problema (exceto pelo consumo que acredito estar um pouco alto - 7km/l).
Troquei para gasolina por conta do consumo (que subiu para 12km/l), e aí começou este problema.
Na primeira partida, principalmente no frio, mas também acontece em dias mais quentes, o carro simplesmente não liga. Tem dias que liga na segunda ou terceira partida, mas hoje o negócio foi tenso, passei mais de 10 minutos tentando ligar e nada. O estranho é que empurrei, tentei pegar no tranco e assim ele ligou de primeira, sem oscilar nem nada.
Eu tinha levado numa oficina, e o mecânico não encontrou nenhuma falha na injeção com o scanner, e me disse que a única coisa possível era que a água do arrefecimento estava com muita ferrugem, e isso poderia ter danificado o sensor de temperatura. Eu já comprei 1 sensor novo, o reservatório, a água desmineralizada e o aditivo para realizar as trocas, mas, enquanto não troco, gostaria de ver se vocês acham que é esse o problema ou pode ser alguma outra coisa.
Cheguei a pensar até na chave codificada, mas como pegou de primeira no tranco, e depois que está quente sempre pega, descartei a hipótese.
Alguém tem alguma sugestão?
Aproveitando.. 12km/l em São Paulo, sendo 50% do trajeto em rodovias e 50% no trânsito infernal da marginal e centro, com gasolina, tá ok?
DETALHE: No mesmo momento que troquei de álcool para gasolina, também instalei um alarme (não sei se pode ter algo a ver).
Agradeço à todos que puderem ajudar.
[DÚVIDA] - Corsa Classic não dá primeira partida!
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Tem várias causas para o problema e vc tem que ir eliminando.
- A/F travado
- bico(s) gotejando (o que causa afogamento)
- combustível sem qualidade
- motor fora de ponto
- potência baixa nas centelhas
- bateria fraca (baixar de 10V na partida)
- ...
Acho pouco provável ser o sensor de temperatura.
Alarme? Pode até ser... mas acho que ficaria algum registro em memória ou o scaner pegaria.
- A/F travado
- bico(s) gotejando (o que causa afogamento)
- combustível sem qualidade
- motor fora de ponto
- potência baixa nas centelhas
- bateria fraca (baixar de 10V na partida)
- ...
Acho pouco provável ser o sensor de temperatura.
Alarme? Pode até ser... mas acho que ficaria algum registro em memória ou o scaner pegaria.
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Beleza Bange?
A/F travado, bico sem estanqueidade, motor fora do ponto e baixa potência das centelhas não acusaria no scanner? Foi testado tudo isso, além de pressão da bomba.
A bateria creio não ser problema, já que é relativamente nova, o rádio nem desliga quando dou partida, e não tem nenhum outro sinal de baixa tensão nela.
Motor fora do ponto também acredito que não seja, uma vez que ligado o carro anda normalmente.. tive outro corsa que teve problema no ponto do motor e era nítido a diferença.
Combustível de má qualidade também não, visto que já abasteci em uns 3 postos diferentes, usando a v-power da shell, a clean do ipiranga e a gasolina comum dos postos carrefour.
Tô quebrando a cabeça justamente por isso, todas as situações mais óbvias já foram testadas.
To pensando em, caso não seja o sensor de temperatura, seja o mapeamento da injeção que não está regulando certo para a partida à gasolina, mas deveria ter apresentado no scanner.. entretanto, pode ser que a mecânica que levei não seja tão boa assim
A/F travado, bico sem estanqueidade, motor fora do ponto e baixa potência das centelhas não acusaria no scanner? Foi testado tudo isso, além de pressão da bomba.
A bateria creio não ser problema, já que é relativamente nova, o rádio nem desliga quando dou partida, e não tem nenhum outro sinal de baixa tensão nela.
Motor fora do ponto também acredito que não seja, uma vez que ligado o carro anda normalmente.. tive outro corsa que teve problema no ponto do motor e era nítido a diferença.
Combustível de má qualidade também não, visto que já abasteci em uns 3 postos diferentes, usando a v-power da shell, a clean do ipiranga e a gasolina comum dos postos carrefour.
Tô quebrando a cabeça justamente por isso, todas as situações mais óbvias já foram testadas.
To pensando em, caso não seja o sensor de temperatura, seja o mapeamento da injeção que não está regulando certo para a partida à gasolina, mas deveria ter apresentado no scanner.. entretanto, pode ser que a mecânica que levei não seja tão boa assim

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Salvo o A/F (que deve ser analisado pelo mecânico de acordo com o tipo ou mistura do tanque), não vai pegar nada...
Acrescente mais uma coisa...acelerador eletrônico x posição da borboleta... caso tenha em seu carro.
Revise tudo... não acredite em peças ou componentes novos, tem que testar/comprovar.
Mapeamento da injeção acho pouco provável... mas um terra falseando no motor ou na ECU é possível.
Acrescente mais uma coisa...acelerador eletrônico x posição da borboleta... caso tenha em seu carro.
Revise tudo... não acredite em peças ou componentes novos, tem que testar/comprovar.
Mapeamento da injeção acho pouco provável... mas um terra falseando no motor ou na ECU é possível.
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Amanhã vou num mecânico amigo meu com scanner para analisarmos o A/F e outras questões que o scanner possa mostrar. Acredito que a posição da borboleta também seja visível no scanner, certo? Meu carro tem acelerador eletrônico sim
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O problema é que ao ir lá, seja lá onde for, vc já passou pela fase do problema reclamado, que é ligar um motor 100% frio (ou 100% na temperatura ambiente).
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vamos direto na fonte, o q vc usa na partida normal, q não usa no tranco?
bateria e motor de arranque, vá direto na fonte
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1929 motor chevrolet 6cil em linha 49cvs
2008 motor ducatti 2cil em v 150cvs
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Pois é kkk, de qualquer forma fui lá, tinha encontrado um erro no scanner que era da pressão do coletor de admissão, mas ele apagou e disse que se aparecer de novo a gente investiga, porque pode ser erro antigo.Bange escreveu: Terça-feira 03 2021f Agosto 2021 08:13:56 PM O problema é que ao ir lá, seja lá onde for, vc já passou pela fase do problema reclamado, que é ligar um motor 100% frio (ou 100% na temperatura ambiente).
Além disso, troquei sensor de temperatura, todo líquido do arrefecimento que tava bem enferrujado, o reservatório de expansão, os cabos, e as velas.
O carro ficou um pouco mais fácil de ligar. Entretanto, as vezes ainda enrosca.
To pensando seriamente que seria mesmo ou o motor de arranque, ou o chip da chave, ou alguma falha no sistema de ignição (parte elétrica).
Bateria eu já testei, está OK.
Segunda vou atrás de um especialista em motor de arranque e num chaveiro de carros.
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Mais uma coisa... também pode ser o TBI do acelerador eletrônico. Se as duas opções em cima não derem resultado, parto pra ele.querichelli escreveu: Sexta-feira 06 2021f Agosto 2021 08:15:53 PMPois é kkk, de qualquer forma fui lá, tinha encontrado um erro no scanner que era da pressão do coletor de admissão, mas ele apagou e disse que se aparecer de novo a gente investiga, porque pode ser erro antigo.Bange escreveu: Terça-feira 03 2021f Agosto 2021 08:13:56 PM O problema é que ao ir lá, seja lá onde for, vc já passou pela fase do problema reclamado, que é ligar um motor 100% frio (ou 100% na temperatura ambiente).
Além disso, troquei sensor de temperatura, todo líquido do arrefecimento que tava bem enferrujado, o reservatório de expansão, os cabos, e as velas.
O carro ficou um pouco mais fácil de ligar. Entretanto, as vezes ainda enrosca.
To pensando seriamente que seria mesmo ou o motor de arranque, ou o chip da chave, ou alguma falha no sistema de ignição (parte elétrica).
Bateria eu já testei, está OK.
Segunda vou atrás de um especialista em motor de arranque e num chaveiro de carros.
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