Bom dia!
Voltei a andar de corsa depois de muuuitos anos!
Seguinte, eu gosto da altura original do meu corsa 1.6 GL ano 99 e queria deixar ela mais estável pq na estrada a 120 por hora o carro fica muito "solto". Todo o kit de suspensão e buchas estão novos. A suspensão está impecável e então percebo que é do próprio carro essa falta de "firmeza" em altas velocidades.
Meu corsa ja tem a barra inferior ali nos morceguinhos.
Alguém tem alguma dica pra melhorar a suspensão do corsa em altas velocidades?
To usando as rodas do calibra 15 com pneus 185 60 15. Tudo novo, roda, pneu e suspensão.
[DÚVIDA] - Melhorar a suspensão original sem rebaixar
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vou dizer como foi feita a suspensão do golf qnd veio o turbo, ai vc tira as conclusões do q pode fazer pra melhorar
não queria rebaixar pra andar alisando o asfalto, queria alto q era pra andar rasgando...
peguei os amortecedores originais, mandei numa remanufatoradora, e pedi pra aumentar 30% a carga dos 4, e encurtar a haste algo em torno de 1 elo....
o amortecedor voltou, eu tentei de toda forma encolher nas ferramentas pra montar a mola sem cortar, mas não teve acordo, acabei precisando cortar 0,5 elo pra conseguir no escolhedor chegar no tamanho q coubesse no amortecedor, feito....o carro ficou travado, na mão vc balançava, ou tentava, o carro não tinha aquele balanço, mas ai q ta, andando de boa na cidade, sentia pedra por pedra q tinha no asfalto, qnd ia rápido não dava tempo disso.....
se pensa em algo assim, diria q encurtar a haste no tamanho de 0,5 elo mais ou menos, e ate dar uma carga uns 10% a mais q um amortecedor original, pode surtir efeito, é q isso vai de gosto, e principalmente pra não ficar bom na estrada e horrível na cidade, mas em se tratando de corsa B, realmente ele não tem aquela pegada como a do golf e outros carros grandes, q qnt mais acelera, parece q mais grudado no chão fica, sinto isso num 206, a 70km/h na cidade mesmo, parece q ele já vai navegando uns 2 palmos longe do asfalto.....
não queria rebaixar pra andar alisando o asfalto, queria alto q era pra andar rasgando...
peguei os amortecedores originais, mandei numa remanufatoradora, e pedi pra aumentar 30% a carga dos 4, e encurtar a haste algo em torno de 1 elo....
o amortecedor voltou, eu tentei de toda forma encolher nas ferramentas pra montar a mola sem cortar, mas não teve acordo, acabei precisando cortar 0,5 elo pra conseguir no escolhedor chegar no tamanho q coubesse no amortecedor, feito....o carro ficou travado, na mão vc balançava, ou tentava, o carro não tinha aquele balanço, mas ai q ta, andando de boa na cidade, sentia pedra por pedra q tinha no asfalto, qnd ia rápido não dava tempo disso.....
se pensa em algo assim, diria q encurtar a haste no tamanho de 0,5 elo mais ou menos, e ate dar uma carga uns 10% a mais q um amortecedor original, pode surtir efeito, é q isso vai de gosto, e principalmente pra não ficar bom na estrada e horrível na cidade, mas em se tratando de corsa B, realmente ele não tem aquela pegada como a do golf e outros carros grandes, q qnt mais acelera, parece q mais grudado no chão fica, sinto isso num 206, a 70km/h na cidade mesmo, parece q ele já vai navegando uns 2 palmos longe do asfalto.....
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2008 motor ducatti 2cil em v 150cvs
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Agora q vc falou sobre a carga dos amortecedores, meu carro anterior, um Polo TSI, nao conseguia facilmente "afundar" o carro com a mão e era a carga do amortecedor. No corsinha, eu assopro encima do capô e ele abaixa...hahaSemControle escreveu: Domingo 07 2021f Março 2021 07:25:37 AM vou dizer como foi feita a suspensão do golf qnd veio o turbo, ai vc tira as conclusões do q pode fazer pra melhorar
não queria rebaixar pra andar alisando o asfalto, queria alto q era pra andar rasgando...
peguei os amortecedores originais, mandei numa remanufatoradora, e pedi pra aumentar 30% a carga dos 4, e encurtar a haste algo em torno de 1 elo....
o amortecedor voltou, eu tentei de toda forma encolher nas ferramentas pra montar a mola sem cortar, mas não teve acordo, acabei precisando cortar 0,5 elo pra conseguir no escolhedor chegar no tamanho q coubesse no amortecedor, feito....o carro ficou travado, na mão vc balançava, ou tentava, o carro não tinha aquele balanço, mas ai q ta, andando de boa na cidade, sentia pedra por pedra q tinha no asfalto, qnd ia rápido não dava tempo disso.....
se pensa em algo assim, diria q encurtar a haste no tamanho de 0,5 elo mais ou menos, e ate dar uma carga uns 10% a mais q um amortecedor original, pode surtir efeito, é q isso vai de gosto, e principalmente pra não ficar bom na estrada e horrível na cidade, mas em se tratando de corsa B, realmente ele não tem aquela pegada como a do golf e outros carros grandes, q qnt mais acelera, parece q mais grudado no chão fica, sinto isso num 206, a 70km/h na cidade mesmo, parece q ele já vai navegando uns 2 palmos longe do asfalto.....
Vou ver o q dá pra fazer quanto a carga dos amortecedores. Valeu!
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Dalton,
Temos aqui dois carros totalmente diferentes, então não é uma comparação dessas que vai fazer uma análise precisa sobre o que vc quer.
O Polo foi projetado para ser um carro firme mesmo, com suspensão rígida e tecnologia que garante a estabilidade dele nas situações de necessidade. Fora todo o aparato tecnológico de eletrônica embarcada sobre o produto. É um carro para entregar segurança mesmo. É um Poodle com Pele de Cordeiro, mas tem a inteligência de uma Águia.
O Corsa foi projetado para ser apenas um carro "popular" que foi "esquentado" com o motor 1.6 aqui no Brasil. É arisco, ágil e não leva desaforo pra casa. É um lobo com pele de Cordeiro, mas um Leopardo que não pensa muito e ataca sem medir muito as consequências.
Digo isso pq nós temos os dois carros que vc cita em seu Post. Nós temos um Polo HL Tsi Aut e um Corsa GLS 1.6 Man.
Carros totalmente diferentes, com sensações totalmente diferentes, feitos apenas com uma função, gerar experiências diferentes em seus ocupantes.
Entretanto sem sabermos as marcas dos componentes do que foi montado, não tenho nem como imaginar o porque de tanta moleza na suspensão.
Pelo que fala essa maciez excessiva, vc deve estar com molas diferentes das Fabrini e amortecedores diferentes dos TurboGás. Eu usei sempre Cofap no Corsa por não suportar o tanto de raspadas que o Monza deu com os Monroes e Nakatas em outro carro. Demais marcas de amortecedores nunca provei.
E vou te dizer:
Turbogás na veia;
Molass Fabrini;
Gasolina comum no tanque;
Pneus 185 60 14
Vidro aberto e som no talo (pra pensar na vida)
Me dá muita satisfação, tanto na estrada quanto na cidade.
Carro alto e firme sempre.
Abraços!
Temos aqui dois carros totalmente diferentes, então não é uma comparação dessas que vai fazer uma análise precisa sobre o que vc quer.
O Polo foi projetado para ser um carro firme mesmo, com suspensão rígida e tecnologia que garante a estabilidade dele nas situações de necessidade. Fora todo o aparato tecnológico de eletrônica embarcada sobre o produto. É um carro para entregar segurança mesmo. É um Poodle com Pele de Cordeiro, mas tem a inteligência de uma Águia.
O Corsa foi projetado para ser apenas um carro "popular" que foi "esquentado" com o motor 1.6 aqui no Brasil. É arisco, ágil e não leva desaforo pra casa. É um lobo com pele de Cordeiro, mas um Leopardo que não pensa muito e ataca sem medir muito as consequências.
Digo isso pq nós temos os dois carros que vc cita em seu Post. Nós temos um Polo HL Tsi Aut e um Corsa GLS 1.6 Man.
Carros totalmente diferentes, com sensações totalmente diferentes, feitos apenas com uma função, gerar experiências diferentes em seus ocupantes.
Voltando ao Corsa a depender do conjunto que montou no seu carro, vc vai sentir diferença mesmo.dalton_lopes escreveu: Domingo 07 2021f Março 2021 08:25:54 AMAgora q vc falou sobre a carga dos amortecedores, meu carro anterior, um Polo TSI, nao conseguia facilmente "afundar" o carro com a mão e era a carga do amortecedor. No corsinha, eu assopro encima do capô e ele abaixa...haha
Vou ver o q dá pra fazer quanto a carga dos amortecedores. Valeu!
Entretanto sem sabermos as marcas dos componentes do que foi montado, não tenho nem como imaginar o porque de tanta moleza na suspensão.
Pelo que fala essa maciez excessiva, vc deve estar com molas diferentes das Fabrini e amortecedores diferentes dos TurboGás. Eu usei sempre Cofap no Corsa por não suportar o tanto de raspadas que o Monza deu com os Monroes e Nakatas em outro carro. Demais marcas de amortecedores nunca provei.
E vou te dizer:
Turbogás na veia;
Molass Fabrini;
Gasolina comum no tanque;
Pneus 185 60 14
Vidro aberto e som no talo (pra pensar na vida)
Me dá muita satisfação, tanto na estrada quanto na cidade.
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Abraços!
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Olá Dalton! Tenho uma sugestão pra você.
Eu também não gosto dessa característica do Corsa. E consegui melhorar bastante isso apenas mudando a barra estabilizadora. O restante da suspensão continua tudo original.
Pós: O carro fica mais na mão e mais estável em altas velocidades e em curvas. Não fica uma 'geleia'.
Contra: Em asfalto defeituoso e em estrada de terra ele vai ficar mais desconfortável. Visto que a suspensão está mais 'travada', ela não absorve tanto as ondulações.
O Corsa originalmente tem barra estabilizadora de 18 mm (se não me engano são esses valores)
A GM tem mais duas barras que dá pra montar no Corsa:
- 21 mm (Montana frente Agile e Corsa Classic)
- 26 mm (Agile)
Eu uso a barra estabilizadora do Agile. O carro ficou bem travado. Sinto ele muito estável. Mas nas ruas esburacadas não da pra ir tão rápido. Daí, se quer uma pegada bem firme, usa a de 26 mm, como eu. Ou fique no meio termo com a de 21 mm.
Receita e dicas:
- A barra você consegue em desmanche. A minha eu consegui há um tempo por 100 reais. Só verifique se ela não está empenada e se está tudo ok.
Quando mudar a barra você vai precisar comprar um kit de buchas pra barra estabilizadora e os tubos de nylon que vão na barra. As buchas e abraçadeiras costumam não vir junto com os tubos de nylon.
Detalhe: Se você for usar a barra do Agile você vai ter um pouco de dificuldade de encontrar esse kit nas auto peças. Eu compro pelo MercadoLivre. Mas esteja bem atento se o kit é pro Agile mesmo e se as abraçadeiras são reforçadas (o kit do Agile é bem diferente dos outros e é fácil ver isso) e se os tubos são pra barra de 26 mm. Se conseguir encontrar em auto peças, verifique se está certo, o pessoal sempre confunde com a barra de 21 mm e vem errado.
Acredito que essa alternativa é bem em conta do que mudar toda a suspensão e é fácil de reverter se não gostar. Não precisa nem tirar a roda do carro pra mudar a barra, apenas levantar ele um pouco.
Espero ter te ajudado, Dalton.
Eu também não gosto dessa característica do Corsa. E consegui melhorar bastante isso apenas mudando a barra estabilizadora. O restante da suspensão continua tudo original.
Pós: O carro fica mais na mão e mais estável em altas velocidades e em curvas. Não fica uma 'geleia'.
Contra: Em asfalto defeituoso e em estrada de terra ele vai ficar mais desconfortável. Visto que a suspensão está mais 'travada', ela não absorve tanto as ondulações.
O Corsa originalmente tem barra estabilizadora de 18 mm (se não me engano são esses valores)
A GM tem mais duas barras que dá pra montar no Corsa:
- 21 mm (Montana frente Agile e Corsa Classic)
- 26 mm (Agile)
Eu uso a barra estabilizadora do Agile. O carro ficou bem travado. Sinto ele muito estável. Mas nas ruas esburacadas não da pra ir tão rápido. Daí, se quer uma pegada bem firme, usa a de 26 mm, como eu. Ou fique no meio termo com a de 21 mm.
Receita e dicas:
- A barra você consegue em desmanche. A minha eu consegui há um tempo por 100 reais. Só verifique se ela não está empenada e se está tudo ok.
Quando mudar a barra você vai precisar comprar um kit de buchas pra barra estabilizadora e os tubos de nylon que vão na barra. As buchas e abraçadeiras costumam não vir junto com os tubos de nylon.
Detalhe: Se você for usar a barra do Agile você vai ter um pouco de dificuldade de encontrar esse kit nas auto peças. Eu compro pelo MercadoLivre. Mas esteja bem atento se o kit é pro Agile mesmo e se as abraçadeiras são reforçadas (o kit do Agile é bem diferente dos outros e é fácil ver isso) e se os tubos são pra barra de 26 mm. Se conseguir encontrar em auto peças, verifique se está certo, o pessoal sempre confunde com a barra de 21 mm e vem errado.
Acredito que essa alternativa é bem em conta do que mudar toda a suspensão e é fácil de reverter se não gostar. Não precisa nem tirar a roda do carro pra mudar a barra, apenas levantar ele um pouco.
Espero ter te ajudado, Dalton.
Corsa Sedan GL 1.6 8v
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Motor 1.6 com Cabeçote 1.4 roletado
Câmbio 6 marcha de Onix 1.4
Freio a disco mas 4 rodas de Vectra
Futuramente será turbo
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