mas resumindo vc quer fazer do 1.8 um 1.7 pra q?gui1985 escreveu: Quarta-feira 26 2021f Maio 2021 04:38:49 PM olá a todos
uma ideia diferente aqui.
antes de qualquer coisa: nao sou mecanico, nao sou engenheiro, sou apenas apaixonado por motores, estudei um pouco sobre as dimensoes do familia 1 antes de escrever isso aqui, espero que seja plausivel e executavel, pois achei a ideia interessante e espero que voces tambem achem.
motor 1.8 da spin, cobalt (taxa 12.4 -1) vira do 1.6 pistao 80.5 com vira 81.5 de curso = 1,659, arredondando 1.7
pela diferenca de curso precisaria de uma biela sob medida.
diferenca dos cursos do 1.8 e 1.6 é 88,2 - 81,5 = 6.7
biela teria de ser sob medida 129,75 + 6.7 para acertar a altura do pistao = 136.45 (a biela com medida mais proxima a essa que encontrei foi a do motor md/kombi diesel com 136mm)
considerando o diametro do pistao do 1.8 com essa biela sob medida(136,45) a r/l seria de 0.2986
considerando a biela em 136mm a r/l da 0,2996(talvez mais interessante para alta rpm e talvez elasticidade)
se usar o cabeçote original do 1.8(cobalt/spin spe4) com taxa de 12,4 - 1 com essa receita a taxa vai para 11,45 - 1 aproximadamente pelo menos volume adimitido.
nao sei se nesse caso daria p utilizar o cabeçote 16v p melhorar o rendimento. porem é algo que pensando aqui achei interessante.
abraço a todos, espero ter ajudado.
pq colocar isso tudo q pensou no bloco do 1.0 não da....nos antigos blocos ainda tinha como abrir o 1.0 pra por pistão 1.4, mas nos atuais c tanto alivio de peso, quem deve ter pago a conta foram as paredes do bloco, ai ja limita de vez....