[DÚVIDA] - Corsa wagon parada 5 anos, dentada quebrou. O q fazer pra ela voltar?
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[DÚVIDA] - Corsa wagon parada 5 anos, dentada quebrou. O q fazer pra ela voltar?
Senhores blz ? Tenho uma corsa wagon 1.6 16v que quebrou a dentada tem uns 6 anos já, está parada. Preciso partir de um ponto para começar a mexer nela, o que me orientam ? Sou de Santo André-SP e queria indicações para botar a criança em funcionamento
- sousaman
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rebocar para uma oficina pra desmontar no mínimo o cabeçote pra ver os danos no cabeçote, é esse o principio....dai se abre um horizonte de possibilidades
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O fato deste modelo ter sensor de detonação evita o problema do grilamento no caso de troca para um motor de corsão 1.8 flex?SemControle escreveu: Quarta-feira 29 2023f Março 2023 09:01:33 AM rebocar para uma oficina pra desmontar no mínimo o cabeçote pra ver os danos no cabeçote, é esse o principio....dai se abre um horizonte de possibilidades
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Se ela tá em garagem fechada, já é um bom começo.Rodrigo C de Souza escreveu: Quarta-feira 29 2023f Março 2023 05:59:57 AM Senhores blz ? Tenho uma corsa wagon 1.6 16v que quebrou a dentada tem uns 6 anos já, está parada. Preciso partir de um ponto para começar a mexer nela, o que me orientam ? Sou de Santo André-SP e queria indicações para botar a criança em funcionamento
Confere antes de tudo as linhas de combustível, se não há vazamentos, troca o óleo antes de funcionar, uma inspeção visual pra ver se não tem nada rachado, rasgado, etc.
Tire as velas se puder, dá uma girada no motor com uma chave na polia do virabrequim, gire o motor algumas vezes dessa forma. Alguns recomendam borrifar algum lubrificante pelo orifício das velas pra dar uma melecada nos cilindros, mas no 16V não sei se tem acesso. Se tudo parecer normal, depois você tira o fusível da injeção e dá partida no motor várias vezes (obviamente ele não vai pegar, mas isso vai fazer o óleo percorrer todo o sistema antes da partida de fato). Sempre observando se o motor tá girando livre, se não tem ruídos, se a cada partida não espirra óleo de algum canto, etc.
Se tudo correr bem, pode trocar filtro de combustível (ideal seria esgotar o tanque e colocar combustível novo - mas nem sempre isso é possível) e tentar dar a partida. Mas fique sempre com galão de água e extintor por perto, não custa nada ficar prevenido.
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o certo é trocar motor e central, não é pq tem o sensor q tudo se resolve, tem bastante peças diferentes q no todo trabalham de forma diferentejusilvax escreveu: Quarta-feira 29 2023f Março 2023 09:54:12 AMO fato deste modelo ter sensor de detonação evita o problema do grilamento no caso de troca para um motor de corsão 1.8 flex?SemControle escreveu: Quarta-feira 29 2023f Março 2023 09:01:33 AM rebocar para uma oficina pra desmontar no mínimo o cabeçote pra ver os danos no cabeçote, é esse o principio....dai se abre um horizonte de possibilidades
o sensor de detonação q seria pra pegar as pre detonações, os primeiros 1.8 q eram apenas gasolina conseguem ter menos taxa de compressão q o seu motor 1.6 original, logo aguentam muito mais avanço de ponto, ou seja, sua central nesse motor 1.8 é muito provável q vá ficar é fraco
esquece isso de pq encaixa serve......
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vou criar o troféu otimismo pra tu, 16v q quebrou a correia ta apostando em virar o motor c uma troca de óleo, precisamos fazer uma estatística de 1 em qnts milhões vai dar bom issoFernando 4100 escreveu: Quarta-feira 29 2023f Março 2023 01:59:54 PMSe ela tá em garagem fechada, já é um bom começo.Rodrigo C de Souza escreveu: Quarta-feira 29 2023f Março 2023 05:59:57 AM Senhores blz ? Tenho uma corsa wagon 1.6 16v que quebrou a dentada tem uns 6 anos já, está parada. Preciso partir de um ponto para começar a mexer nela, o que me orientam ? Sou de Santo André-SP e queria indicações para botar a criança em funcionamento
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Tire as velas se puder, dá uma girada no motor com uma chave na polia do virabrequim, gire o motor algumas vezes dessa forma. Alguns recomendam borrifar algum lubrificante pelo orifício das velas pra dar uma melecada nos cilindros, mas no 16V não sei se tem acesso. Se tudo parecer normal, depois você tira o fusível da injeção e dá partida no motor várias vezes (obviamente ele não vai pegar, mas isso vai fazer o óleo percorrer todo o sistema antes da partida de fato). Sempre observando se o motor tá girando livre, se não tem ruídos, se a cada partida não espirra óleo de algum canto, etc.
Se tudo correr bem, pode trocar filtro de combustível (ideal seria esgotar o tanque e colocar combustível novo - mas nem sempre isso é possível) e tentar dar a partida. Mas fique sempre com galão de água e extintor por perto, não custa nada ficar prevenido.
de qq forma sao 5~6 anos parado, retentores, borrachas e afins já eram, bomba de combustível já fundiu tudo em um bloco pesado q serve de peso de papel, pneu já ressecaram, e se estavam no chão além de ressecar deformaram, qq fluido não tem mais a função original, na verdade se tornou um perigo...
a lista do q fazer pra voltar a andar, ser confiável é enorme, temos q ser realistas e dependendo da situação de muitas coisas ai é o caso de baixar o carro q sai mais barato
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Confesso que a parte da correia eu esqueci...
Considerei sobre dar partida, não voltar a rodar. Isso é outro papo. E sobre o tempo parado sem ligar, já vi dar partida em até mais tempo que isso, mas obviamente não é regra não... É sendo otimista como você disse, mas parto do princípio de que não custa tentar.

Considerei sobre dar partida, não voltar a rodar. Isso é outro papo. E sobre o tempo parado sem ligar, já vi dar partida em até mais tempo que isso, mas obviamente não é regra não... É sendo otimista como você disse, mas parto do princípio de que não custa tentar.

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ligar ate liga, o pug de casa é 06 ta c 5K kms, teve 2 trocas de óleo ate hj pq enchi muito, ai abandonei, não quero gastar saliva....liga cada 6 meses por alguns minutos
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