Fala gALLera!
Bão?! Aproveitei o sábado para trocar as velas de ignição do meu Corsa Hatch 1.4 Econoflex 2010/2011, comprado zero quilômetro e com o hodômetro atualmente marcando pouco mais de 19 mil quilômetros.
Ainda que o manual oriente a substituição das velas de ignição por volta dos 30 mil quilômetros, elas foram trocadas em função do tempo, já que o Corsinha vai fazer 4 anos de uso no início do ano que vem.
Muitas pessoas certamente irão me questionar: “Mas, como assim?! Velas de ignição sofrem desgaste apenas com o passar tempo???”. E minha resposta será um sonoro e enfático “simmm”!!! Com o passar do tempo, e em contato principalmente com o álcool, as velas de ignição oxidam-se e podem ficar presas no cabeçote. Portanto, não vacilem: a displicência na troca das velas, que ultimamente custam uma ninharia, pode sair bem mais caro, exigindo a retífica da rosca ou até mesmo a troca do cabeçote.
Por esse motivo, considero a “febre” das velas de ignição iridium, que infesta oficinas e empolga multidões, uma verdadeira insanidade. Mesmo que o eletrodo de iridium resista intacto por longos anos e por várias dezenas de milhares de quilômetros, o mesmo não ocorre com o material que reveste a rosca da vela. Como esse assunto das velas iridium é longo e controverso, prefiro não me estender e ir ao direto ao título do tópico.
Apesar de eu sempre comprar componentes genuínos para a manutenção do meu Corsinha, no caso das velas de ignição optei pela utilização das NGK, modelo BPR7E-D, classificada como “green” pelo fabricante e dotada de tratamento superficial exclusivo. Pelo jogo paguei míseros 48 reais, ou seja, em torno de 1/5 do que eu pagaria pelas similares com eletrodo de iridium. Como o teste dos cabos de vela não indicou problema algum, julguei desnecessário trocá-los por agora.
Abaixo, seguem os passos para a troca das velas de ignição. Em caso de dúvidas, basta entrar em contato. Abraços a todos!
DOCUMENTAÇÃO UTILIZADA
- Manual de Reparações do Corsa, disponível no endereço http://www.reparadorchevrolet.com.br/
- Dicas de Serviços: Substituição das velas de ignição, disponível no endereço https://www.reparadorchevrolet.com.br/d ... nicao.aspx
- Tabela de aplicação de velas e cabos de ignição NGK 2011/2012
FERRAMENTAS E MATERIAIS UTILIZADOS
- Jogo de soquetes com catraca de 1/2” Tramontina Pro
- Extensão para soquetes de 1/2" x 18” Kingtony
- Soquete sextavado para velas de 1/2 x 20,8 mm com borracha interna Kingtony
- Torquímetro Flex-O-Click L120 Gedore
- Desengraxante
- Escova dental
- Panos de algodão (já bem usados, para não soltar fiapos)
- Água quente
- Óleo para motor 5W30
1º Passo
Retire os cabos de vela puxando-os pelos conectores, nunca pelos cabos. Verifique se a cavidade onde as velas estão instaladas possui alguma sujeira ou contaminante que possa cair dentro dos cilindros durante o processo de troca. Se necessário, ainda com as velas antigas instaladas, limpe tudo com uma escova dental, desengraxante e água quente. Em seguida, seque tudo com um pano de algodão macio e que não solte fiapos.
2º Passo
Com a chave catraca, a extensão e o soquete sextavado, retire as velas antigas do cabeçote girando-as em sentido anti-horário. Recomendo utilizar a chave catraca apenas para o desaperto inicial. Uma vez rompido o aperto, prefira utilizar apenas as mãos para retirar as velas. Essa é uma boa hora para analisar o estado da velas, e consequentemente, a saúde do seu motor. Consulte o catálogo da NGK para saber mais.
No caso específico do meu corsa, apesar das velas apresentarem uma coloração dentro dos padrões, impressionou-me a oxidação da rosca/corpo da vela e o desgaste dos eletrodos com tão baixa quilometragem.
3º Passo
Com um conta-gotas ou algo similar, coloque de uma a três gotas de óleo na rosca da vela de ignição, e com uma escova dental, espalhe-o por toda a superfície da rosca. Eventualmente, retire o excesso com um guartdanapo.
Em seguida, utilizando apenas as mãos, rosqueie a vela no sentido horário até o final do seu curso. E com o torquímetro, a extensão e o soquete sextavado, finalize o aperto com um torque de 27,5 N.m. Coloque os cabos de vela e.... voilà!!!
Em tempo: Por motivos de segurança, ainda que mais demorado, prefiro realizar o serviço em um cilindro por vez, ou seja, retiro a vela usada e imediatamente coloco a vela nova, de forma a evitar que algo caia acidentalmente dentro do cilindro e cause uma verdadeira catástrofe.

.