Pessoal, vou deixar minhas experiências, talvez ajude, mas vai ficar um texto bem grande.
Eu tinha um Chevette e sofri durante muito tempo com isso, troquei quase tudo.
O que eu menos esperava é que o freio traseiro pudesse fazer todo essa bagunça, MAS FAZ SIM, ao contrário do que muitos mecânicos dizem, que freio traseiro ruim não faz puxar.
Depois de trocar o cilindro-mestre, pinças, tubos, discos, resolvi partir pro freio traseiro, afinal eu já não acreditava mais nos mecânicos dizendo que não.
O teste que resolveu meu problema foi:
Isolar o freio traseiro soltando o tubo do freio traseiro no clindro-mestre e tampar o local com um parafuso curto.
Saí pra dar uma volta com MUITO CUIDADO, pois qualquer freada faz com que a frente bata no chão, já que não tem freio traseiro.
BINGO! PAROU DE PUXAR!
Só que o problema não era hidráulico, pois eu já tinha trocado os cilindros de roda.
O problema era no conjunto das lonas, os chamados patins. Todas aquelas peças estavam muito gastas e davam uma regulagem de lona diferente, com ângulo de ação do cilindro de roda diferente em cada lado.
Como eu sempre detestei o freio à tambor (aquele tinha 11 molas de cada lado) e para comprar um conjunto novo igual ao que estava lá ficaria em mais de R$300,00 , optei por adaptar o freio à disco do Kadett GSI na traseira do Chevette.
Problema solucionado pelo mesmo preço do sistema à tambor e com um freio muiiiito melhor!
Para tirar da dúvida vc pode fazer esse teste. Mas cuidado!!!!! Qualquer freada ele afunda a frente no chão, falando assim não parece, mas afunda!
Mas vamos a outras possibidades para o seu caso.
Bom, essa válvula a qual vcs se referem que fica instalada no cilindro mestre é uma "válvula equalizadora". Ela tem a função de diminuir a pressão do fluido de freio que vai para as rodas traseiras e consequentemente fazer com que elas freiem menos que as dianteiras, afinal a traseira é muito mais leve, e como um amigo já mencionou, numa freada o peso é cerca de 70% na frente mesmo. Essas válvulas tbm tem a função de deixar as rodas traseiras travarem somente em uma freada muiiiiiito forte, pq se o freio traseiro for forte d+ e travar antes que a dianteira seria como puxar o freio-de-mão.
O cilindro-mestre é duplo, como dois circuitos de fluido separados, mas numa mesma peça.
O sistema de freio é cruzado, para exemplo (não sei se essa é a ordem) , a parte dianteira do cilindro-mestre freia a roda dianteira esquerda e traseira direita e a outra parte do cilindro freia a roda dianteira direita e esquerda traseira.
Esse cruzamento na linha de freio é para que no caso de falha em uma linha do freio (tubo, pinça, cilindro, etc...) vc ainda tenha uma roda dianteira e uma traseira freando em posições inversas.
Portanto aí fica outra dica:
No meu Corsa existem duas válvulas próximas ao eixo traseiro, em alguns elas ficam na parte de baixo do clindro-mestre, entre o tubo das rodas traseira e o cilindro.
Inverta elas de posição e sangre o freio novamente. Se a puxada mudar de lado vc já sabe o que é. Essas válvulas não custam muito caro.
Durante a sangria verifique se de um dos lados sai menos fluido, se isso acontecer pode ser que o cilindro-mestre esteja vazando ou a tubulação entupida/amassada.
Seria bom verificar todas as tubulações pra ver se não há amassados.
No caso do meu Chevette eu cheguei a soltar as tubulações da roda e clilindro-mestre e assoprar pra ver se estavam entupidas, e ainda por desencargo da consciência, acabei trocando elas antes de mexer no freio traseiro.
Uma outra dica muito importante:
Já vi carros puxando pq o caster estava fora. Pra quem não conhece, caster é o alinhamento entre os dois lados do mesmo eixo, ou seja, verifica se uma roda não está mais pra frente do que a outra. Isso não dá pra ver a olho e não é nem um pouco confiável medir a distância das rodas à carroceria. Só na máquina mesmo. Normalmente dá pra ajustar sem gastar com peças.
Verifique isso tbm.
Outro caso que já vi, foi um em que uma mola+amortecedor de um lado estavam com menos pressão, apesar do carro ficar na mesma altura dos dois lados quando parado, numa freada ele baixava mais um lado que o outro. Isso mudava muito o caster/cambagem e fazia puxar.
Por isso que molas e amortecedore devem ser trocados ao parres.
Se der pra inverter eles tbm seria bom.
Se nada disso resolver, desmonte as duas pinças e verifique se um lado não está entupido ou com muita sujeira.
Vc pode fazer isso tbm nos cilindros das rodas traseiras, nesse ponto tudo é válido!
Espero ter ajudado em algo e desculpem pelo tamanho do post, meus textos sempre são longos!

~ É que tento passar o máximo do pouco que vou aprendendo pra galera, afinal a idéia é se ajudar!
Não esqueça de nos atualizar sobre o caso!
Abraços...