Explosões na entrada de AR

Aqui você pode tirar dúvidas sobre motores em geral, injeção eletronica, preparação (Turbo, Nitro, Blower), etc.
Lngg
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Mensagem por Lngg »

creio ser a polia
Leonardo Gonçalves Secco
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Mensagem por Leonardo Gonçalves Secco »

adiantar ponto não vale a pena na roda fonica... pois assim vc adianta o ponto todo por um...
no chip vc adianta o ponto detalhadamente rpmXcarga
fuiz
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Fernando 4100
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Mensagem por Fernando 4100 »

Kit flex não presta e não tem como funcionar direito. Isso é fato.
Os estouros muito provavelmente se devem à mistura pobre, que o kit não consegue resolver. Pelo preço do kit, dá pra converter o carro através do chip, que é a maneira correta e eficaz.
@furini_classic_auto
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lsavassi
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Mensagem por lsavassi »

GABRIEL-ZAGO escreveu:Cara... pelo jeito vc tá precisando de um mecânico novo!!! :roll:
eu não manjo quase nada de motor à álcool, mas creio que as velas não são as mesmas do motor a gasolina...
vê isso.. além da bomba de combustivel, pra ver se ela ta mandando oq o motor precisa e o ponto do motor...

Abraço...
Eu converti o meu carro e estudei muito a respeito, além de testes. As velas tem de ser as de gasolina mesmo, e não se deve mudar nem a abertura, no maximo diminuir 0,1. o problema é o ponto, se colocar avanço (roda fonica regulável), ou esperar o carro esquentar antes de sair de casa, o problema está provavelmente resolvido. O GRANDE problema é acertar o ponto.
Depois de muito relutar, volto ao grupo depois do servidor ter perdido centenas das minhas contribuições.

"Dinheiro é um bicho carente, só sabe andar em bando!" (Leonardo Savassi 2005)
Leonardo Gonçalves Secco
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Mensagem por Leonardo Gonçalves Secco »

lsavassi escreveu:Eu converti o meu carro e estudei muito a respeito, além de testes. As velas tem de ser as de gasolina mesmo, e não se deve mudar nem a abertura, no maximo diminuir 0,1. o problema é o ponto, se colocar avanço (roda fonica regulável), ou esperar o carro esquentar antes de sair de casa, o problema está provavelmente resolvido. O GRANDE problema é acertar o ponto.
A roda fonica você só mexe quando for o EFi, pois se for o MPFi da pra fazer o acerto todo no chip e fica muito melhor.... a e não precisa esperar o carro esquentar antes de sair de casa...
E sempre aconselho diminuir 1 grau da vela pois no chip o avanço fica bem forte e faz subir a temperatura da camara.
falow ai...
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DJCRD
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Mensagem por DJCRD »

Pessoal,
Tenho um desses módulos flex e vou passar minha experiência.
O post vai ficar gigante, mas ajudará muita gente interessada.

1º- Os estouros na admissão citados são porque a mistura ar+combustível está pobre. Na fase fria o motor necessita trabalhar com mistura bem mais rica.
Lembram do afogador do carburador? Ele restringe a passagem de ar proporcionando um enriquecimento mistura e uma leve aceleração.
Embora no carburador isso seja mecânico, na injeção acontece o mesmo por meio eletrônico, quanto mais frio o motor (isso tbm depende até da temperatura ambiente), mais rica será a mistura.
Quanto mais pobre a mistura, mais estouros na admissão, não tem jeito, essas injeções modernas trabalham no limiar da mistura ideal e pobre, para tentar ser mais econômica e menos poluente.

Então pode acreditar, o que está fazendo com esses estouros aconteçam é falta de combustível, mistura pobre.
Mas se fosse só isso, o problema seria resolvido aumentando o tempo do módulo flex, com uma boa limpeza nos bicos ou acertanto a bomba se ela estiver fraca, mas tem mais por baixo do angu, que os fabricantes dos módulos flex não falam....

2º- O módulo flex não funciona 100% em injeção que usa sonda lambda, como o Corsa.
Isso pq mesmo vc ajustando o tempo do módulo para aumentar em 50% do tempo original, por algum motivo o módulo do carro tende a corrigir a mistura e a empobrece além do ideal.
Provavelmente deve pq o motor no álcool necessita de uma mistura mais rica além do ponto estequiométrico do que a gasolina. Não estou falando sobre o óbvio, que a mistura ar+combustível no álcool tem que ser mais rica em cerca de 35%, mas se fossemos analisar a fundo, provavelmente o motor a álcool precisa funcionar mais rico além do ponto x de queima ideal.
Digamos que a queima em gasolina resulte em x, porém em álcool tem que ser x+y, e não só x como o módulo original tenta ajustar, já que o ajuste é feito pelo resultado da queima (sonda lambda).
Lembrem que o módulo original está programado para se ajustar à queima da gasolina!

Voltando ao assunto, só existe um meio de contornar esse problema de estouros com módulos flex, problema que diga-se de passagem costuma danificar o sensor existente na mangueira do filtro (MPFI):
Use cerca de 05 litros da gasolina (de preferência de excelente qualidade) para cada tanque.
Isso resolve totalmente o problema, e te garante um funcionamento melhor do motor, principalmente na fase fria.
Se ainda assim tiver tendência a estouro, use 07 litros, se não resolver aí sim pode ser bico sujo ou bomba fraca.

3º- Se o ponto for adiantado com o motor já dando estouros na admissão, os estouros vão aumentar em quantidade e força, portanto não faça! Vai danificar o sensor na entrada de ar!!!
Infelizmente, quanto mais adiantado o ponto, mais rica a mistura deve ser (ou mais longe da fase pobre).
Se for alterar o ponto, não perca tempo e dinheiro, instale logo um chip de conversão.
O chip tem a programação correta de ponto x mistura e as instruções corretas para que o módulo de injeção não emprobreça a mistura, e sim sempre a deixe no ponto ideal (estequiométrico).


Muitos devem pensar: Então pq vc não colocou chip?
Eu comprei o Alcoflex numa época em que todos que chipavam faziam a troca do chip soldando-o na central. Não existia o adaptador, que é plug&play.
Numa boa, soldar uma eprom que tem soldas SMD minúsculas num aparelho tão caro em fundo de quintal e sem equipamento para isso (estação de solda)??? Nem a pau!!!!!
Acabei morrendo no Alcoflex.
Os módulos flex até funciona bem, mas tem seus limites, coisa que nenhum fabricante informa.
Em alguns carros ele funciona melhor em 100% álcool, em outros, fica uma grande m*.
Meu cunhado tinha uma parati 1.0 16V e fica uma porcaria. Ele trocou por um Corsa Wagon (graças à Deus) e funciona bem melhor, mas longe do ideal, tem que usar uns 5 listros de gasolina a cada tanque pro motor ficar redondo.

Uma coisa interessante dos fabricantes de módulos flex (leia-se módulos da mentira*) é que eles falam que não funciona em injeção analógica, a Bosch Le-Jetronic.
*mentira pq eles não falam das limitações e mentem sobre o flex.
Meu Kadett GSI usa essa injeção, está com o tal alcoflex instalado e funcionando 1.000 vezes melhor que funcionava no Corsa.
Não que a injeção do Kadett GSI seja melhor, muito pelo contrário.
Como a injeção analógica não ajusta a mistura, pois ela não tem sonda lambda, então se vc colocar em 50% de aumento, será injetado realmente 50% a mais*, a injeção não irá empobrecer a mistura.
*respeitando o limite de vazão dos bicos, claro.
Quanto ao ponto, o Kadett GSI possui distribuidor, portanto vc altera pra onde quiser.

Eles dizem que não funciona pq essa injeção possui um resistor entre o módulo de injeção e os bicos. Os módulos flex recebem alimentação (12V) do 1º bico injetor para funcionar e com resistor o módulo flex não funciona, pois a tensão (voltagem) fica variando.
Mas basta vc desligar o cabo de alimentação do módulo flex e ligá-lo no pós-chave da ignição para que o módulo receba alimentação direta, sem os resistores dos bicos no meio.
Acreditem, é só isso, bastava eles fazerem um chicote específico com um fio para ser ligado no pós-chave!!!

Outro grande erro deles: Eles chamam a injeção Le-Jetronic de analógica, porém todas são digitais!
Deram esse nome de analógica pelo simples fato desse módulo não permitir conexão com scaners ou computadores para diagnóstico. Qualquer problema tem que ser resolvido com muitos testes e experiência, sem diagnóstico para ajudar.


Claro que existe tbm a opção de aumentar a vazão dos bicos, porém isso depende demais da habilidade do profissional em aumentar na porporção correta.
É um recurso razoável, mas cai no mesmo problema do módulo flex:
Vc aumenta a vazão, não adianta o ponto e o seu módulo de injeção irá tender a empobrecer a mistura...

Resumo:
Com módulo flex ou bicos retrabalhados use um pouco de gasolina**
OU
Instale um chip e dê novas e corretas instruções para sua injeção eletrônica saber como lidar com um motor funcionando com álcool.

**com exeção dos turbos e preparados, claro!


Chamei os módulos flex de mentira, pq se vc ajustar ele pra 50% e abastacer só com gasolina (em carros injeção que tem sonda lambda), o módulo de injeção irá empobrecer automaticamente a mistura até bem próxima do ideal.
O diferença básica entre as injeções flex originais e as à gasolina, é que as flex conseguem enriquecer muito mais a mistura automaticamente quando necessário, ou seja, quando estiver com 100% álcool.
O parâmetro de auto-ajuste da mistura tem uma amplitude bem maior para enriquecer, mas existem outras pequenas melhorias tbm, que não vem ao caso agora.

Finalizando...
Não tenho chip, não vendo chip, não conheço quem vende, só tenho um módulo flex que na verdade funciona bem só nos carros em que os fabricantes dos módulos flex dizem que não funciona. EHHHHH BRASILLLLL!!!!!

E por falar em chips, exitem chips e chips, o bom funcionamento depende muito da programação, ou seja, de quem o programou e como o programou para responder a cada necessidade do motor, portanto tbm existe chip m* por aí.
O bom é que a maioria é plug&play, nos corsas antigo vc mesmo instala e não precisa pagar o absurdo de R$400,00 nas bibocas que "convertem" seu carro.
Tem gente que vende aqui no site, no ML....
Basta encaixar, economizar, poluir menos e ser feliz.

Ufa! Está aí o desabafo e tbm a bola passada com as informações por eperiência própria a quem possa interessar.
Espero ter ajudado!
Abraços....
No momento com um Kadett GSI 94/95, mas sonhando com uma MONTANA!!!!
Andre - Maionese
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Mensagem por Andre - Maionese »

minha opinião:

145,00 - chip + adaptador (leonardo secco)
210,00 - Bomba pra alcool
40,00 - Velas pra alcool
30,00 - Partida a frio
40,00 - Limpeza de bicos

total : 465,00

liga na primeira
não estoura NADA
anda bem
8 km/l com pé embaixo

pra que gambiarras???
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DJCRD
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Mensagem por DJCRD »

É isso aí André!
Mas vc pode econimizar na bomba, se for de SP e imediações leve na dinâmica bombas no ipiranga. O cara lá faz um serviço 10, ele a abre a bomba, troca as peças e a prepara para álcool.
O custo médio é R$90 a R$100 pro Corsa.
Abraços...
No momento com um Kadett GSI 94/95, mas sonhando com uma MONTANA!!!!
Andre - Maionese
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Mensagem por Andre - Maionese »

o engraçado é que eu to do lado da dinâmica bombas, mas nao conhecia ela, ai depois que eu comprei a minha bosch na loja fiquei sabendo da dinamica....
ai jah tinha comprado né.... paciencia!
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diegoleal
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Mensagem por diegoleal »

DJCRD escreveu:Pessoal,
Tenho um desses módulos flex e vou passar minha experiência.
O post vai ficar gigante, mas ajudará muita gente interessada.

1º- Os estouros na admissão citados são porque a mistura ar+combustível está pobre. Na fase fria o motor necessita trabalhar com mistura bem mais rica.
Lembram do afogador do carburador? Ele restringe a passagem de ar proporcionando um enriquecimento mistura e uma leve aceleração.
Embora no carburador isso seja mecânico, na injeção acontece o mesmo por meio eletrônico, quanto mais frio o motor (isso tbm depende até da temperatura ambiente), mais rica será a mistura.
Quanto mais pobre a mistura, mais estouros na admissão, não tem jeito, essas injeções modernas trabalham no limiar da mistura ideal e pobre, para tentar ser mais econômica e menos poluente.

Então pode acreditar, o que está fazendo com esses estouros aconteçam é falta de combustível, mistura pobre.
Mas se fosse só isso, o problema seria resolvido aumentando o tempo do módulo flex, com uma boa limpeza nos bicos ou acertanto a bomba se ela estiver fraca, mas tem mais por baixo do angu, que os fabricantes dos módulos flex não falam....

2º- O módulo flex não funciona 100% em injeção que usa sonda lambda, como o Corsa.
Isso pq mesmo vc ajustando o tempo do módulo para aumentar em 50% do tempo original, por algum motivo o módulo do carro tende a corrigir a mistura e a empobrece além do ideal.
Provavelmente deve pq o motor no álcool necessita de uma mistura mais rica além do ponto estequiométrico do que a gasolina. Não estou falando sobre o óbvio, que a mistura ar+combustível no álcool tem que ser mais rica em cerca de 35%, mas se fossemos analisar a fundo, provavelmente o motor a álcool precisa funcionar mais rico além do ponto x de queima ideal.
Digamos que a queima em gasolina resulte em x, porém em álcool tem que ser x+y, e não só x como o módulo original tenta ajustar, já que o ajuste é feito pelo resultado da queima (sonda lambda).
Lembrem que o módulo original está programado para se ajustar à queima da gasolina!

Voltando ao assunto, só existe um meio de contornar esse problema de estouros com módulos flex, problema que diga-se de passagem costuma danificar o sensor existente na mangueira do filtro (MPFI):
Use cerca de 05 litros da gasolina (de preferência de excelente qualidade) para cada tanque.
Isso resolve totalmente o problema, e te garante um funcionamento melhor do motor, principalmente na fase fria.
Se ainda assim tiver tendência a estouro, use 07 litros, se não resolver aí sim pode ser bico sujo ou bomba fraca.

3º- Se o ponto for adiantado com o motor já dando estouros na admissão, os estouros vão aumentar em quantidade e força, portanto não faça! Vai danificar o sensor na entrada de ar!!!
Infelizmente, quanto mais adiantado o ponto, mais rica a mistura deve ser (ou mais longe da fase pobre).
Se for alterar o ponto, não perca tempo e dinheiro, instale logo um chip de conversão.
O chip tem a programação correta de ponto x mistura e as instruções corretas para que o módulo de injeção não emprobreça a mistura, e sim sempre a deixe no ponto ideal (estequiométrico).


Muitos devem pensar: Então pq vc não colocou chip?
Eu comprei o Alcoflex numa época em que todos que chipavam faziam a troca do chip soldando-o na central. Não existia o adaptador, que é plug&play.
Numa boa, soldar uma eprom que tem soldas SMD minúsculas num aparelho tão caro em fundo de quintal e sem equipamento para isso (estação de solda)??? Nem a pau!!!!!
Acabei morrendo no Alcoflex.
Os módulos flex até funciona bem, mas tem seus limites, coisa que nenhum fabricante informa.
Em alguns carros ele funciona melhor em 100% álcool, em outros, fica uma grande m*.
Meu cunhado tinha uma parati 1.0 16V e fica uma porcaria. Ele trocou por um Corsa Wagon (graças à Deus) e funciona bem melhor, mas longe do ideal, tem que usar uns 5 listros de gasolina a cada tanque pro motor ficar redondo.

Uma coisa interessante dos fabricantes de módulos flex (leia-se módulos da mentira*) é que eles falam que não funciona em injeção analógica, a Bosch Le-Jetronic.
*mentira pq eles não falam das limitações e mentem sobre o flex.
Meu Kadett GSI usa essa injeção, está com o tal alcoflex instalado e funcionando 1.000 vezes melhor que funcionava no Corsa.
Não que a injeção do Kadett GSI seja melhor, muito pelo contrário.
Como a injeção analógica não ajusta a mistura, pois ela não tem sonda lambda, então se vc colocar em 50% de aumento, será injetado realmente 50% a mais*, a injeção não irá empobrecer a mistura.
*respeitando o limite de vazão dos bicos, claro.
Quanto ao ponto, o Kadett GSI possui distribuidor, portanto vc altera pra onde quiser.

Eles dizem que não funciona pq essa injeção possui um resistor entre o módulo de injeção e os bicos. Os módulos flex recebem alimentação (12V) do 1º bico injetor para funcionar e com resistor o módulo flex não funciona, pois a tensão (voltagem) fica variando.
Mas basta vc desligar o cabo de alimentação do módulo flex e ligá-lo no pós-chave da ignição para que o módulo receba alimentação direta, sem os resistores dos bicos no meio.
Acreditem, é só isso, bastava eles fazerem um chicote específico com um fio para ser ligado no pós-chave!!!

Outro grande erro deles: Eles chamam a injeção Le-Jetronic de analógica, porém todas são digitais!
Deram esse nome de analógica pelo simples fato desse módulo não permitir conexão com scaners ou computadores para diagnóstico. Qualquer problema tem que ser resolvido com muitos testes e experiência, sem diagnóstico para ajudar.


Claro que existe tbm a opção de aumentar a vazão dos bicos, porém isso depende demais da habilidade do profissional em aumentar na porporção correta.
É um recurso razoável, mas cai no mesmo problema do módulo flex:
Vc aumenta a vazão, não adianta o ponto e o seu módulo de injeção irá tender a empobrecer a mistura...

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Com módulo flex ou bicos retrabalhados use um pouco de gasolina**
OU
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**com exeção dos turbos e preparados, claro!


Chamei os módulos flex de mentira, pq se vc ajustar ele pra 50% e abastacer só com gasolina (em carros injeção que tem sonda lambda), o módulo de injeção irá empobrecer automaticamente a mistura até bem próxima do ideal.
O diferença básica entre as injeções flex originais e as à gasolina, é que as flex conseguem enriquecer muito mais a mistura automaticamente quando necessário, ou seja, quando estiver com 100% álcool.
O parâmetro de auto-ajuste da mistura tem uma amplitude bem maior para enriquecer, mas existem outras pequenas melhorias tbm, que não vem ao caso agora.

Finalizando...
Não tenho chip, não vendo chip, não conheço quem vende, só tenho um módulo flex que na verdade funciona bem só nos carros em que os fabricantes dos módulos flex dizem que não funciona. EHHHHH BRASILLLLL!!!!!

E por falar em chips, exitem chips e chips, o bom funcionamento depende muito da programação, ou seja, de quem o programou e como o programou para responder a cada necessidade do motor, portanto tbm existe chip m* por aí.
O bom é que a maioria é plug&play, nos corsas antigo vc mesmo instala e não precisa pagar o absurdo de R$400,00 nas bibocas que "convertem" seu carro.
Tem gente que vende aqui no site, no ML....
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Ufa! Está aí o desabafo e tbm a bola passada com as informações por eperiência própria a quem possa interessar.
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Só uma pergunta: Meu carro é 1.0 MPFI turbo andando com 0.7 de pressão. Está no alcool, mas sendo que só coloquei os bicos de astra flex com 65 ml de vazão. Não mexi em mais nada, nem chip, nem bomba, ele anda dando uns estourinhos tb. Seria sinal de mistura pobre? Antou andando com pressão inicial de 0.5. Aguardo
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