[DÚVIDAS E SUGESTÕES] - Qual o tipo de óleo ideal?

Tutoriais e principais tópicos relacionados à motor e preparação.
Responder
nelsonbisolotti
:: Wind ::
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por nelsonbisolotti »

Um amigo nosso respondeu que usa o BR tecno 15w40 que é semi-sintetico e faz a troca a cada 10000 km.
detalhe, esse oleo é recomendado para 5000 km.

Outro amigo citou que o oleo 5w30 bombeia 30 litros por minuto. Tudo bem, mas é importante saber que o oleo deverá ser o mais fino possível com o motor frio (5W) e de preferencia, até 100.000 km do carro ter uma viscosidade de 40. portanto o oleo mais recomendado e existente no mercado seria o 10W40, ou seja, bastante fino no frio e razoavelmente viscoso com o motor quente. Quando ultrapassar os 100 mil km seria interessante passar para um 20W50.

Abraço

Nelson
Lucas/RS
:: Piquet ::

Mensagem por Lucas/RS »

Pessoal !!
Vou dar um alerta a quem acha que substituir o óleo recomendado no manual do veículo por outro mais fino é uma boa: É FURADA !!!
O lubrificante é responsável, entre outras coisas, por manter uma película de óleo entre uma peça e outra. Quanto maior a viscosidade, maior é a força necessária para "romper" a película, e vice-versa. A partir disso, dá pra concluir que o motor ganha um pouco de potência utilizando óleos de menor viscosidade (o que é real), pois precisa de menor força para movimentar o lubrificante. Também é verdade que o óleo de menor viscosidade não consegue manter uma película tão consistente entre as peças mecânicas, fazendo com que apareçam resíduos sólidos em maior quantidade. Esses resíduos sólidos são da ordem de mícrons, mas que não deixam de ser partículas metálicas provenientes do atrito entre as peças.
Conclusão: a especificação dos lubrificantes leva em consideração estes dois fatores: resistência ao atrito e geração de resíduos metálicos. O óleo ideal é um meio-termo entre estas duas características: viscoso o suficiente a fim de manter a película protetora, com o mínimo de geração de resíduos.
No momento em que o pessoal coloca um óleo 5W30 onde o recomendado é 15W40, certamente terão um motor mais "suave" ou "esperto". Mas ninguém se liga nos resíduos e no desgaste mecânico.
Fica o alerta.
VW Black Fox 2011/2012
Lucas
Estrela - RS
Vitorrr
:: Millennium ::

Mensagem por Vitorrr »

ola pessoal eu tenho um corsa 05 1.8 e coloquei o mobil 15W 40(mineral) + aditivo B12 fiz a coisa certa? pq eu nao tinha o papelzinho da ultima troca entao nao sabia qual coloca =/... mais eu acho que era um mineral da bahrdal so nao sei se era 15w 40..tem algum perigo? e eu coloquei um oleo muito fino, pois meu pai falo que eu teria que coloca ou o 20w 50 ou no minimo o 15w 50.. agora fiquei encucado..

abraçoss
tobias 16v

Mensagem por tobias 16v »

olá amigos!!

Meu "tobias" é 1.0 16v e está c/ 120000 e não sei qual o óleo usar.
poderiam me ajudar?

obrigado!!!!
Roberto.Prando
:: Super ::
Contato:

Mensagem por Roberto.Prando »

Cara, você pode usar o Valvoline para alta kilometragens.. ele tem uma embalagem bordo e tem grande escrito (motores acima de 75000 milhas ou 100000 km).

É dificil de encontrar mas vale a pena.. ele tem nas viscosidades: 20w50, 10w40 5w30... procure usar o 20w50 e troque a cada 7.500km.

abraço.

Roberto Prando
tobias 16v

[quote="Roberto.Prando"]Cara, você pode usar o Valvoline para alta kilometragens.. ele tem uma embalagem bordo e tem grande escrito (motores acima de 75000 milhas ou 100000 km).

É dificil de encontrar mas vale a pena.. ele tem nas viscosidades: 20w50, 10w40 5w30... procure usar o 20w50 e troque a cada 7.500km.

abraço.

Roberto Prando[/quote]

Obrigado TKS!!!,
tobias 16v

[quote="tobias 16v"][quote="Roberto.Prando"]Cara, você pode usar o Valvoline para alta kilometragens.. ele tem uma embalagem bordo e tem grande escrito (motores acima de 75000 milhas ou 100000 km).

abraço.

Roberto Prando[/quote]

[/code][/quote]TKS!! obrigado!!
JUNERAT'S-GO
:: Super ::

Mensagem por JUNERAT'S-GO »

TENHU UM CORSA 1.6 TURBO COM 0.8 BAR QUERIA SABER QUAL O OLEO IDEAL?
JUNERAT'S CORSA CLUBE-GO
"A inveja não se deseja só o que o outro têm, mas também o que o outro é!"......
"Viva a vida seja feliz"
billfabiano

Mensagem por billfabiano »

Boa tarde,
ontem troquei o óleo do meu corsinha 98/99 1.0 mpfi...
primeiramente achei meio furada pois o cara do posto retirou o óleo com aquela máquina de sucção...
Depois o cara colocou exatamente 3 litros...
Fiquei na duvida...são 3 ou 3,5 litros que devem ser colocados ??

Valeu!!!
Lucas/RS
:: Piquet ::

Mensagem por Lucas/RS »

Vão 3,25 litros sem a troca do filtro de óleo. Com o filtro, são mais 0,25 litros, totalizando 3,5 litros. Como a diferença entre o nível máximo e mínimo é de 1 litro, a quantidade de óleo minima é de 2,5 litros.
VW Black Fox 2011/2012
Lucas
Estrela - RS
Responder