[Dúvida] Amortecedor Rebaixado ou mola Esportiva?

Dúvidas sobre os sistemas de câmbio, direção, freio e suspensão do Corsa. Discos, tambores, cabos, pinças, sistema ABS, molas e amortecedores. Suspensão a ar, rosca, relações de marcha, etc.
Responder
Speed Boy
:: GSI ::
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por Speed Boy »

walter lacerda escreveu:Speed e demais corseiros,

Muito preciosas as observações de vocês. Não cheguei em física na faculdade ainda mas paguei elementos de máq. no curso de técnico em mecânica e queria deixar minhas impressões teóricas:

Sabe-se que quando vc corta uma mola vc diminue a constante elástica da mesma e por isso tem-se o desgaste prematuro dos amort. Agora minha pergunta: Os fabricantes de molas esportivas, sabendo disso, não aumentam a K da mola para estas trabalharem com os amort. originais sem dar fim de curso e assim proporcionando uma vida útil relativamente maior?

Agradeço a todos.

Walter Lacerda.
O K da mola é maior sem dúvida, mas estas molas trabalham usando uma formula diferente.

Conversando com um professor ele me explicou que molas com constante elástica variáveis como as Cangoorun e outras que equipam até modelos de série, não obedecem a lei de Hooke.

Então nossas simples contas não servem para nada. Pedi para ele me explicar mas ele disse que era algo complexo e que não entederia ainda. Um dia eu irei descobrir e posto aqui eheheh.

A questão que falei não foi teórica, eu andei em vários carros com molas eportivas, e sem amortecedor esportivo elas dão fim de curso toda hora .

No caso do Corsa C da até menos, mas no Corsa B e Celta fica praticamente dando fim de curso o tempo todo depois de um tempo
Direction System, Gearbox, Breaks and Shocks Moderator
Blue Label Corsa C Hatchback Owner
Tópico das atualizações
http://corsaclube.com.br/forum/viewtopi ... highlight=
DougFanis
:: Sport ::

Mensagem por DougFanis »

Vendo que os cara aqui entendem....rsrs
La vai a minha....
MInha suspensão ja era, entaum chego a hora de trocar tudo
Balança demais, trepida, vc olhando as molas estão tão no fim
que parece que ja está rebaixado meu carro rsrs

Gostaria de coloca molas esportivas e amortecedores originais
Opções:

Cangoorun + Cofap Gas ou Monroe Gas (esses a Gas tem tanta difrença assim para o normal?)
Cangoorun + Cofap super ou Monroe

Lembrando que eu quero um carro baixo sem exageiro
e logico conforto, penso em colocar rodas 15 GM futuramente
Meu Corsa é GLS 1.6 8V sem ar condicionado
Eu uso meu carango só de final de semana, não usa para trabalhar nem nada
só passeio...
Joel Gil
:: Millennium ::

Mensagem por Joel Gil »

Isso mesmo speed, quando usei as cangoo, praticamente toda lombada mais altinha era fim de curso certo...andando um pouco mais rápido então era uma pancada em cima da outra.

Doug, na minha opinião é melhor então colocar um amortecedor com pressurização à gás.

O próprio tamanho da mola já é suficiente para "desarmonizar" o projeto de contrução da suspensão do carro. Os engenheiros ´que projetaram o sistema de suspensão ' o fizeram para que o amortecedor trabalhasse com a mola original (tamanho padrão, resistência padrão etc)

Quando tirei as cangoo, coloquei-as ao lado das molas originais e as cango são menores.

Dá pra perceber até uma diferença (bem pequena, mas dá) quando vc suspende o carro (levanta ele no elevacar) a suspensão dianteira fica com uma folguinha quando está com a cangoo. No meu foi assim, quando fui fazer uma geometria, parecia um pouco mais solto(com o carro fora do chão), diferença bem pequena mesmo, dai revisa terminais axiais, barras, coxins, amortecedores e nada.. era a mola, pois quando recoloquei a original para vender o carro essa folga sumiu.

Pelo menos foi assim comigo na prática, se algum dos colegas que também usam cangoo puderem (quando forem fazer balanceamento e geometria) fazer esse teste, com o carro suspenso é só segurar firme a roda dianteira com as duas mãos e tentar balançar a roda, dá pra perceber legal se há ou não folga.

É isso ai pessoal, embora existam opiniões divergentes, é sempre bom trocar experiências, e, as vezes são detalhes tão pequenos que passam sem que percebamos.
Existem sempre casos e casos, mas é bom sempre testar, pode ser que tenha sido só com meu corsinha( já tava com 9 anos de uso), mas tb pode ser que aconteça com os outros tb.

Bom mesmo é conversar e trocar idéias.

Abraço.
Preparando a máquina..... Aguardem....
Marcoskvk
:: Super ::

Mensagem por Marcoskvk »

Tenho um Corsa Classic,rodo muito com ele, o q vocês me indicam para dar uma pequena rebaixada nele, mas na dianteira , porque na traseira eu acho q nem precisa por causa do kit Gas, me deem suas opiniões.
Leonardo Bruno
:: Champ ::
Modelo do veiculo: CORSA GSI 16V
Ano de fabricação: 1996

Mensagem por Leonardo Bruno »

Bom pessoal, eu estou usando as molas CangooRun compradas zeras + amortecedores à gás MONROE Gás Premium Gold tb comprados zero. Posso afirmar que o conforto não é o mesmo do original, no meu carro um Corsa Gsi, ficou bem mais firme e mais durinha, até estranhei mas provavelmente pq a suspensão antiga ja estava um caco geral, balançava pra todo lado.

No começo eu estava achando mto dura e estava usando 32 libras nos pneus, agora passei para 28 libras e mudou completamente o conforto do carro, agora sim estou satisfeito, o carro esta macio e firme mas claro que ainda não como com as molas originais e amortecedores originais mas ainda bem confortável e final de curso nos amortecedores da só quando passo numa valeta com canaleta para escoar água por exemplo mas pra evirar isso passo devagar e não da final de curso, em buracos por exemplo qdo não da para evitar e não são uma cratera tb não da final de curso.

Duvido, mas duvido mesmo qualquer suspensão preparada ter mais conforto do que o conjunto que coloquei no meu.

Eu recomendo o conjunto molas CangooRun + amortecedores MONROE Gás Premim gold. É mais caro do que uma suspensão preparada mas dura mais e tem um conforto melhor.
Atual --> New Civic LXS 2007 Cinza

Ex - Vectra Cd 2.0 16v Prata Huet 1998 c/ Teto Solar
Ex - Golf Sportline prata 2008
Ex - Corsa Gsi 16v Preto 1996
Leonardo Bruno

Para quem quiser fazer uma cotação, eu comprei o conjunto molas + amortecedores na www.wolloko.com.br , lá da pra fazer a cotação mas na época quando comprei o meu conjunto a uns 3 meses atrás me saiu R$ 920,00 com o frete via PAC mas creio que hj esta um pouquinho mais barato pq as molas baratearam uns R$ 15,00 depois que comprei.

A vantagem de comprar por lá é que divide em até 10X sem juros no cartão e chega rápido se tiver o produto no estoque e pra mim chegou tudo certinho.

DougFanis

Mensagem por DougFanis »

Leonardo Bruno escreveu:Bom pessoal, eu estou usando as molas CangooRun compradas zeras + amortecedores à gás MONROE Gás Premium Gold tb comprados zero. Posso afirmar que o conforto não é o mesmo do original, no meu carro um Corsa Gsi, ficou bem mais firme e mais durinha, até estranhei mas provavelmente pq a suspensão antiga ja estava um caco geral, balançava pra todo lado.

No começo eu estava achando mto dura e estava usando 32 libras nos pneus, agora passei para 28 libras e mudou completamente o conforto do carro, agora sim estou satisfeito, o carro esta macio e firme mas claro que ainda não como com as molas originais e amortecedores originais mas ainda bem confortável e final de curso nos amortecedores da só quando passo numa valeta com canaleta para escoar água por exemplo mas pra evirar isso passo devagar e não da final de curso, em buracos por exemplo qdo não da para evitar e não são uma cratera tb não da final de curso.

Duvido, mas duvido mesmo qualquer suspensão preparada ter mais conforto do que o conjunto que coloquei no meu.

Eu recomendo o conjunto molas CangooRun + amortecedores MONROE Gás Premim gold. É mais caro do que uma suspensão preparada mas dura mais e tem um conforto melhor.
Caso eu desista de colocar molas esportivas
Vale a pena colocar Amortecedores a Gás

Mola original + Amortecedor a Gás Monroe ou Cofap
O carro vai fica bem mais confortavel???
Compensa mesmo? ou estes seria pra no caso usar
junto com molas esportivas mesmo?
DougFanis

Mensagem por DougFanis »

Leonardo Bruno escreveu:Para quem quiser fazer uma cotação, eu comprei o conjunto molas + amortecedores na www.wolloko.com.br , lá da pra fazer a cotação mas na época quando comprei o meu conjunto a uns 3 meses atrás me saiu R$ 920,00 com o frete via PAC mas creio que hj esta um pouquinho mais barato pq as molas baratearam uns R$ 15,00 depois que comprei.

A vantagem de comprar por lá é que divide em até 10X sem juros no cartão e chega rápido se tiver o produto no estoque e pra mim chegou tudo certinho.
Foi justamente nesse site que pesquisei...
ja andei comprando outras coisinhas nele tbm
Muito bom, de confiança...
Leonardo Bruno

Então Doug, compensa sim pq são amortecedores mais firmes e tem uma durabilidade maior.

Mas se for trocar os amortecedores troque tb as molas pra ficar um conjunto com bom desenpenho!

No seu caso que esta em dúvida das molas esportivas, eu recomendo comprar os amotecedores à gás e ver com algum amigo que tenha as cangoorun pra te emprestar pra vc testar e ver se gosta do resultado, creio que no sedan vá ficar ainda mais confortável pelo peso do motor ser menor do que no meu caso que é um Gsi pq pelo peso maior do motor do GSI ele força mais as molas e amotecedores e no seu caso que é um GLS o motor é mais leve e creio que fique mesmo mais confortável.

Espero ter ajudado e qq dúvida estamos aí!

Abrass!

DougFanis

Mensagem por DougFanis »

Leonardo Bruno escreveu:Então Doug, compensa sim pq são amortecedores mais firmes e tem uma durabilidade maior.

Mas se for trocar os amortecedores troque tb as molas pra ficar um conjunto com bom desenpenho!

No seu caso que esta em dúvida das molas esportivas, eu recomendo comprar os amotecedores à gás e ver com algum amigo que tenha as cangoorun pra te emprestar pra vc testar e ver se gosta do resultado, creio que no sedan vá ficar ainda mais confortável pelo peso do motor ser menor do que no meu caso que é um Gsi pq pelo peso maior do motor do GSI ele força mais as molas e amotecedores e no seu caso que é um GLS o motor é mais leve e creio que fique mesmo mais confortável.

Espero ter ajudado e qq dúvida estamos aí!

Abrass!
Oh Leonardo, vlw pelas dicas...
Eu vo troca amortecedores e molas sim, to pensando em viajar com o
carango nesse final de ano, vo fazer freios tbm, para não passar apuros
eu tava fazendo as contas a diferença das molas esportivas com a originais
vai ser de um 200 reais, entaum acho que vale a pena sim...colocar que eu sei
que vo curtir, meu carro tá com rodinhas originais do GLS vai fica legal...
Só fico Cabrero, meio com medo por causa do Seguro que é da PORTO, e todo
mundo tá cansado de saber de como a Porto é chata pra K.....mas caso eu troque
guardo as originais velhas mesmo, quando tiver que aparece para alguma revisão eu troco...
o problema é em caso de sinistro né....
abs
Responder