Apresento a vocês, um pequeno plano de manutenção que estou montando gradativamente, durante os dias da semana, para que todos possam ter acesso a alguns serviços e faça-você-mesmo com preços e opiniões do que podemos fazer durante a a nossa “estadia” com o nosso carrinho.
Desta forma, poderemos tornr esse tópico mais acessível e aberto para opiniões mútuas, onde todos podem ter noção do que podem fazer, para que o “brinquedo” dure um pouco mais que esperamos, em condições normais de temperatura e pressão.
Antes de começar, um pequeno adendo:
.............Após um ano e meio reformando e realizando todo o acabamento de um sonho chamado “CASA”, fui forçado a deixar o carro de lado e trazer minhas economias e esforços para o “teto”, deixando o 100% original sem as manutenções preventivas e de gosto pessoal para trás.
O tempo se encarregou do que deveria ser feito, mesmo assim o carro é resistente, forte e guerreiro, não me deixou na mão em momento algum nestes oito anos que está na minha família, a não ser no momento que alguns acompanharam, onde uma peça do trambulador quebrou em setembro, por desgaste natural, mas também pela teimosia do mecânico não ter acreditado num cara que conhece seu carro. Aleguei que a alavanca não estava como antigamente, os engates não tinham mais a mesma precisão como antes, as marchas estavam com dificuldades de engate e em alguns momentos até a alavanca tocava em alguma parte metálica do carro, o que me fazia acreditar que o problema estava ligado ao local que ele mexeu.
Esse problema foi gerado depois de ter trocado um retentor do volante do virabrequim, que vazava e deixava minha mulher louca, pois a garagem da casa do meu sogro estava cada vez mais manchada de óleo. Adiei o serviço por muito tempo, mas não conheci vencer a gritaria da minha esposa. Mandei “arrumar” um problema, porém ganhei outro.
Mesmo assim fui ao Rio de Janeiro, reclamando daqui até lá, onde em várias situações o carro já não tinha a mesma confiabilidade que tinha até o “conserto”. No meio do caminho descemos e subimos a Serra das Araras com fluxo constante (digo a 5km/h), pois estava em obras, onde exigi e muito do sistema de engate de marchas, o que acredito acelerou o desgaste da peça que já estava com sua vida útil vencida.
Ao retornar passei no mecânico e ele falou que estava normal, passados dois dias da reclamação vejam o resultado:
A caca (a alavanca de câmbio ficou boba, não entrava nada.....).

O socorro.

O desespero dos pulos dentro da cabine.

Descarregando o enfermo.

Resultado, paciente de molho até segunda feira.

Vilã da história.

Pois é, uma caca de bucha do reparo do trambulador....
Liguei ainda na Aciolly e infelizmente as 15:40h já estava fechada.
MercadoCar tinha a peça, porém peça paralela, o mecânico falou que não prestava.
Então, depois de 8 anos convivendo com o carro, falei pro mecânico: Acho que eu tinha a razão, mas tudo bem, máquinas tb tem sua resistência e desgaste.
No primeiro dia útil após o acontecimento, comprei o conjunto inteiro do trambulador, o número 20 do desenho acima.
Acciolly - R$ 75,00
Como meu mecânico fez a ponte da compra da peça, peguei pelo valor de R$ 80,00 na Vigorito em Guarulhos, então pra não gastar tempo e gasolina, paguei R$ 5,00 a mais e o carro foi liberado as 11 horas.
MO - Zero
Os engates ficaram macios, como o carro estava quando o pegamos em 2000 com 26000 km.
Hoje com uma kilometragem maior a máquina continua saudável e andando bem, mas a idade está começando a pesar com as manutenções que aparecem na sua naturalidade.
Bem é isso, a minha passagem por transmissões foi dolorida, mas resolvida.
Como sabem, após este descanso forçado, ele recebeu um novo conjunto de trambulador e voltou a ativa.
Porém continuei usando o carro todos os componentes normais continuaram a trabalhar normalmente.
Termino desse adendo..... voltando ao plano....
Continuarei no próximo dia, tenho bastante material aqui pra apresentar a vocês.
Para deixar vocês curiosos, tenho alguns pontos a mostrar nos próximos capítulos:
1 - Lavagem completa do carro;
2 - Limpeza do Motor muito sujo e com vazamentos;
3 - Observação geral dos defeitos e estado do carro.
Outros pontos em breve estarão aqui.
Até mais!
Sousaman