Mais uma dúvida sobre turbo em corsa 1.0 EFI

Tudo sobre projetos e preparações de motores (Turbo, Nitro, Blower), etc.
Responder
rogerio.rra
:: Wind ::
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mais uma dúvida sobre turbo em corsa 1.0 EFI

Mensagem por rogerio.rra »

Saudações caros Corseiros. Após revirar este fórum constatei que não existem informações que esclareçam minhas dúvidas, apesar de existirem vários comentários sobre Corsa 1.0 EFI turbinados, mas nenhum atende meu perfil.
Sou proprietário de um Corsa Wind 1996, que pertence à minha família há 13 anos. Hoje este carro está com motor retificado e estado de conservação impecável e por isso decidi que não vale a pena trocá-lo por algum carro similar zero quilômetro nem tão pouco, trocar por um usado de procedência duvidosa, porém considero importante "atualizar" a potência deste mísero milzinho que com apenas 50 cv sofre em subidas e ultrapassagens.
Compreendo bem o funcionamento de carros turbo, suas vantagens, desvantagens e cuidados necessários quando é feito esse tipo de alteração. Tenho experiência (mas não sou um expert nem mecânico) e acompanhei o desenvolvimento de projetos turbo em diversos carros (Gol, Vectra, Kadett, Corsa 1.0 MPFI e Corsa 1.8), mas todos eram equipados com injeção multiponto, o que torna o procedimento de alteração na alimentação e ignição do motor bem diferentes. Nunca conheci a fundo um carro EFI turbo. Como tenho a pretensão de melhorar a potência do meu Corsa, decidi pelo turbo pela viabilidade e facilidade com que vou alcançar meu objetivo.
Eis minha idéia: Como é um carro que uso no dia a dia de uma cidade pequena com invernos rigorosos acho que usar gasolina como combustível será mais viável e dará ao carro um comportamento mais estável devido às baixas temperaturas e ao fato de eu rodar curtos trajetos, , conseqüentemente o motor nunca chega a temperatura ideal de funcionamento. Pretendo usar no máximo 0,6 kg de pressão e escapamento original. Sei que bem "afinadinho" consigo alcançar com essa pressão algo em torno de 75 ou 80 cv, não comprometendo muito a economia e durabilidade do motor (pelo menos é o que pude ver em um Corsa 1.0 MPFI nas mesmas condições).
Agora eis minha dúvida: Que tipo de alterações serão necessárias na "jurássica" injeção eletrônica EFI do meu carro e também no ponto de ignição para que eu tenha um motor "redondo e afinado" sem que tenha aqueles indesejáveis "engasgos" causados por um acerto mau feito? Troca de bico? troca da Bomba de combustível? Qual atraso de ponto aconselhável? Quais velas devo usar?
No caso de eu usar HIS (esta opção não é minha favorita, mas se não houver outra forma é o que farei) , qual bico auxiliar devo usar? Ainda nesse caso, se faz necessário algum tipo de alteração na injeção?
Desde já sou grato ...
[url=http://www.postimage.org/image.php?v=TssgQMi][img]http://s2.postimage.org/sgQMi.jpg[/img][/url]
andre pirituba
:: Moderador ::
Modelo do veiculo: CORSA WIND 1.0 MPFI 2P
Ano de fabricação: 1996
Contato:

Mensagem por andre pirituba »

Acredito que com o investimento que vai fazer em um ki turbo para se ter só essa potência eu partiria para uma aspidadinha de leve que vai sair muito mais em conta e te trara o mesmo tipo de resultado.
SemControle

Mensagem por SemControle »

jamais gasolina
pra essa potencia vai com um bico maior e um HPI é tranquilo
o problema é nao chegar a temperatura de trabalho, nao recomendo ligar e com ele frio sair forcando pra turbina funcionar a toda......
nao indico turbo pro seu caso
Rua não é disputa, é convivência.
1929 motor chevrolet 6cil em linha 49cvs
2008 motor ducatti 2cil em v 150cvs
rogerio.rra

Quando o colega fala de bico maior, qual deles você recomenda para o uso com gasolina?
Tenho a intenção de ter um carro "manso" na cidade e mais esperto em viagens, coisa que se consegue com turbo + gasolina, até porque a idéia não é um carro de alta performance para competir em desempenho, mas sim usá-lo em condições normais, porém com uns cavalinhos a mais, que garantem um pouco mais de satisfação ao dirigir.
Grato...
SemControle

a questao nao é ser manso ou nao.....
os Turbo originais de fabrica em geral batem nos 1,2bar de piko na subida, pra manter em alta caem pra 0,7bar, com intercooler e tudo mais.....a central feita pra isso.....

se vc pesquisar vai encontrar problemas com os VHC no comeco devido a taxa estatica de compressao 12,6:1 e gasolina, ar com pressao q vem da turbina te da uma taxa dinamica da ordem de 25:1 conforme a pressao, taxa de compressao e outros detalhes....é pela seguranca do seu motor mesmo

vc pode montar com 0,5 na gasolina e ponto la atras....nao vai andar

pra ver o bico a usar so um preparador....
rogerio.rra

Muito importante seu ponto de vista, me faz repensar.
O modelo 1.0 EFI possui a menor taxa de compressão da linha Corsa (9,2:1 contra 9.4:1 do modelo MPFI), é também o que trabalha com as temperaturas mais baixas em condições ideais de uso (cerca de 92ºC contra 95ºC do modelo MPFI), também usa caixa de transmissão com relações mais longas do que a maioria dos MPFI ( sei que existe o modelo MPFI com a mesma caixa, mas que logo foi substituída pela "caixa curta" F15 no modelo SUPER) e também este modelo atinge o ponto de corte de injeção aos 6.000RPM, mais cedo que os 6700 do modelo MPFI.
Todas essas características beneficiam o uso do turbo, porém creio que usando álcool vou diminuir mais ainda o pouco torque em baixa do meu carro, porém, seguindo sua lógica, fica claro que vou poupar muito meu motor.
Ainda sim, vale a dica de usar somente o dosador HPI e bico maior? ou é necessário algo mais?
Grato.
SemControle

basicamente dosador bico maior, e acerto no ponto vc contorna essa fraqueza em baixa
wanderleyfs

Mensagem por wanderleyfs »

Amigos, sou novato por aqui, tenho um corsa EFI 1.0 ano 95, desculpem se estou postando no lugar incorreto, porém é do mesmo assunto, então lá vai...

Adquiri um Kit turbo usado porém a mufla nao esta servindo, me paree menor do que dá para encaixar no meu tbi. Saberiam me dizer qual o tamanho da mufla que serve nele?
Outra questão interessante, desmontei meu TBI e me parece que existe um regulador de pressão do bico injetor, neste caso como vou colocar o dosador HPI, preciso retirar este regulador certo? Se sim, o que eu coloco no lugar?

Teriam mais esclarecimentos ou dicas em como turbina-lo?

Meu hobby eh mecanica, turbinei um gol que eu tinha AT 1.0, mas nao sou mecanico, eis as dúvidas.

Obrigado.
SemControle

existe um tampao q vai no lugar do dosador original
qq loja de pecas pra preparacao vc consegue, ele é "padrao"
Responder