
SEGREDO! Flagramos o Corsa GSi 16V, o novo esportivo GM
O CORSA ESPORTIVO ESTÁ CHEGANDO
O carrinho já roda em São Paulo, onde foi flagrado por QUATRO RODAS
Dessa vez o disfarce não enganou ninguém. Difícil, mesmo, foi acreditar no que se estava vendo: nada menos que um Chevrolet Corsa GSi 16V em pleno
trânsito paulistano. O logotipo “Wind” colado na lateral foi insuficiente para distrair a atenção das saias dianteiras e traseiras, do aerofólio sobre
o vidro de trás e do teto solar – detalhes inexistentes nas duas versões do Corsa atualmente comercializado no Brasil.
Quando o motorista percebeu que estava sendo seguido pela equipe QUATRO RODAS, tentou se evadir – o que nos deu a oportunidade de observar o
desempenho do carro. Nas avenidas menos movimentadas, tratou de acelerar fundo o carrinho, que correspondeu com agilidade. Esse tipo de condução
agressiva exigiu, também, freadas bruscas, nas quais o 16V saiu muito bem.
Isso pode ter uma explicação: o GSi vendido na Europa possui sistema de freios (disco ventilado na dianteira, tambor na traseira) com ABS de série.
Já o fato de o motor 1.6 ter performance “brava” não deve surpreender. Afinal, o propulsor de 1598 cm³, com 4 cilindros em “V” (quatro válvulas por
cilindro), desenvolve 109 cv de potência: velocidade máxima de 195 km/h e aceleração de 0 a 100 km/h em 9s5. Na GM, falam-se em uma máxima de 202
km/h.
Tudo indica que o Corsa GSi chegará ao Brasil com o mesmo motor, devidamente adaptado ao teor de álcool de nosso combustível. O lançamento está
marcado para o Salão do Automóvel de São Paulo, que acontece em outubro.
Na traseira (ao lado) destacam-se o aerofólio e a antena, mais agressiva que a do Corsa GL 1.4. Já na dianteira (abaixo) se vê uma discreta saia e o
pára-choque envolvente integrado a carroceria, no qual se embutem os faróis de milha.
O logotipo “Wind” colado na lateral era só para despistar. Não funcionou.
Contribuição: Valter Júnior

