[DÚVIDA] - Como Turbinar Bem um Corsa EFI 1.0?

Tudo sobre projetos e preparações de motores (Turbo, Nitro, Blower), etc.
Responder
_L_A_E_R_T_E_
:: Super ::
https://www.facebook.com/lodz.meble.kuchenne/
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

[DÚVIDA] - Como Turbinar Bem um Corsa EFI 1.0?

Mensagem por _L_A_E_R_T_E_ »

Tomei coragem, me decidi e vai sair... ano que vem irei turbinar meu corsinha. Pretendo gastar não mais do que 8 mil, contando kit, peças, forjar algumas peças e a mão de obra do preparador.

Gostaria de tirar muitas duvidas com quem sabe como o negocio funciona na pratica.

O motor é manco e gira pouco, então preciso tirar um pouco mais de potencia alem da turbina apenas..como ?

Como o carro tem 15 anos, vou abrir o motor e ver o que precisa/deve ser trocado, inicialmente sei que é bom forjar bielas e pistão..algo mais ?
(Problema vai ser encontrar pistão pra 1.0 de boa qualidade)

Por ele ser monoponto, pensei em colocar 1 bico suplementar com HIS e adptar um TBI de monza ou kadett... colocar duas bombas em linha evitaria dar falta e lascar os pistões ou é exagero ?

O carro será utilizado no dia a dia, pensei na turbina T2 (Tampa .48/Rotor 37mm/caracol .35/Monofluxo/eixo 35.5mm) com 1kg/bar mais que isso pra rodar td dia com o meu pé vai ser quebra na certa...sei que tem muitas outras coisas, como velas, escape e freios mas nisto eu não tenho duvidas. Minha duvida mais que cruel é se tem como eu definir em quantos RPM ela entra e a quantos que ela vai estar cheia.

O cambio aguenta ?
A embreagem aguenta ?

*Mais importante do que tudo é a indicação de um ótimo preparador aqui no DF.

Sugestoes seram bem vindas. O carro não será vendido, vai ser meu eterno brinquedo, depois q conseguir comprar meu sonho de consumo (MAREA) eu vou usar ele só pra brincar em TD e arrancada...
SemControle
:: Moderador ::

Mensagem por SemControle »

muito dificil achar pistao pronto forjado pra 1.0

as bombas depende da preparacao, uma boa bomba interna da conta

nao tem essa de pé, pq vc nao vai andar socando a bota como anda hj, pq vai bater todo dia e nao quebrar......se bem montado pode socar a bota q nao fica quebrando nao
Rua não é disputa, é convivência.
1929 motor chevrolet 6cil em linha 49cvs
2008 motor ducatti 2cil em v 150cvs
_L_A_E_R_T_E_

SemControle escreveu:muito dificil achar pistao pronto forjado pra 1.0

as bombas depende da preparacao, uma boa bomba interna da conta

nao tem essa de pé, pq vc nao vai andar socando a bota como anda hj, pq vai bater todo dia e nao quebrar......se bem montado pode socar a bota q nao fica quebrando nao
Eu dei uma pesquisa e vi isso mas tem algumas lojas de SP que fazem por encomenda, não sei é de boa qualidade.

Se tiver como opinar nas outras duvidas, ajudaria bastante vou fazer só ano q vem mas já estou na pilha e não quero deixar nada pra ultima hora.

Tive uma outra ideia, comprar um outro motor (1.6, 1.8 ou 2.0 16v GM) e turbinar ele, aproveitando que vai estar fora do carro para fazer com mais calma e não seria tão limitado quanto o 1.0zinho.. não passando dos 8mil, qual seria melhor custo X beneficio ??

*Não quero um monstro, fazendo 3/l, é pro dia a dia, então pra gastar 8 pila com esse motor e gastar os mesmo 8 conto com um outro motor que vai ficar mais potente eu prefiro outro motor. Qual sugestão ?
SemControle

pois no golf 1.6 com 0,8 rendendo uns 180~200cvs, se andar forte quase o tempo todo faz 3,5km/l nao tem jeito...

melhor motorzinho pra turbinar e de facil adaptacao ai seria o 1.6 mesmo, mas nao vai ficar em 8K pq tem q ser completo completo, com direito a central e chicote, cambio, cabecote, coletor e outras coisas mais.....sem compra de motor, do dia q comecei até hj ja tem + meio carro dentro do golf, de tabela vale 24K, ja coloquei facil facil 12K nele, incluindo pneu, documento, no geral, somente em relacao ao turbo e coisas q sao chamadas com o aumento de potencia

agora se for akeles caras de uso sovietico, ja pensa num 2.0T q ai o gasto é de uma vez so, nao precisa investir até chegar no limite do 1.6 jogar tudo fora e comecar do 0 no 2.0
_L_A_E_R_T_E_

SemControle escreveu:pois no golf 1.6 com 0,8 rendendo uns 180~200cvs, se andar forte quase o tempo todo faz 3,5km/l nao tem jeito...

melhor motorzinho pra turbinar e de facil adaptacao ai seria o 1.6 mesmo, mas nao vai ficar em 8K pq tem q ser completo completo, com direito a central e chicote, cambio, cabecote, coletor e outras coisas mais.....sem compra de motor, do dia q comecei até hj ja tem + meio carro dentro do golf, de tabela vale 24K, ja coloquei facil facil 12K nele, incluindo pneu, documento, no geral, somente em relacao ao turbo e coisas q sao chamadas com o aumento de potencia

agora se for akeles caras de uso sovietico, ja pensa num 2.0T q ai o gasto é de uma vez so, nao precisa investir até chegar no limite do 1.6 jogar tudo fora e comecar do 0 no 2.0
Então vou ficar com motor original mesmo, forjar o que der pra forjar e sentar o pé!!!!

Vai ser meu primeiro carro turbo, e mais pra frente pretendo abandonar ele do dia a dia e vai ficar unica e exclusivamente para brincadeira, ai sim vai ser a hr de jogar um motor maior pra passar dos 300cv...

Sabe de alguma coisa que q eu poderia fazer para render mais desempenho sem ser só a turbina ??
cas
:: Piquet ::

Mensagem por cas »

Muita taxa, aicool, ignição e um bom sistema de captação de ar frio.
Mas daí pode esquecer o turbo pois haverá muita taxa, a não ser que tenha um cabeçote reserva. Mas talvez (provavelmente) para chegar a uma taxa de 15 tenha que trocar pistões.
Eu prefiro muito mais o turbo, mas daí vêem outros agravantes, mas a diversão fica muito mais legal.
A respeito do consumo se vai usar suplementar, só precisará adequar o seu bico ao álcool para a fase aspirada (sem pressão), e andando na cidade ou estrada sem subir pressão não vai ficar gastão.
Um exemplo, meu corsa 1.6 8v turbo faz media de 8km/l na cidade e 10km/l na estrada andando normal...rsrsrs
1.6 original, bicos retrabalhados na broca para alimentar no álcool, bico suplementar monoponto de kadett álcool, MEG, CMP, velas BP9ES gap 0,9mm, turbina SPA250 caixa quente .47, 0,8bar.
_L_A_E_R_T_E_

cas escreveu:Muita taxa, aicool, ignição e um bom sistema de captação de ar frio.
Mas daí pode esquecer o turbo pois haverá muita taxa, a não ser que tenha um cabeçote reserva. Mas talvez (provavelmente) para chegar a uma taxa de 15 tenha que trocar pistões.
Eu prefiro muito mais o turbo, mas daí vêem outros agravantes, mas a diversão fica muito mais legal.
A respeito do consumo se vai usar suplementar, só precisará adequar o seu bico ao álcool para a fase aspirada (sem pressão), e andando na cidade ou estrada sem subir pressão não vai ficar gastão.
Um exemplo, meu corsa 1.6 8v turbo faz media de 8km/l na cidade e 10km/l na estrada andando normal...rsrsrs
1.6 original, bicos retrabalhados na broca para alimentar no álcool, bico suplementar monoponto de kadett álcool, MEG, CMP, velas BP9ES gap 0,9mm, turbina SPA250 caixa quente .47, 0,8bar.
Não pretendo mudar para alcool, conversei com um amigo e ele me sugeriu, trocar o cabeçote e o bloco bota tudo do 1.6 e forjar biela + pistão.... será q fica bom ? vira bem com uma T2 ?
cas
:: Piquet ::

Mensagem por cas »

Não seria melhor então pegar um motor inteiro já mpfi 1.6.
E se for turbinar pra que forjar tudo, no máximo biela isso se for acima de 300cv, do contrário deixa original. Pistão forjado acho uma puta besteira, sem contar que vai depender de uma boa marca e isso dá muita dor de cabeça, tentativa e erro. Monta todo original e bem regulado com 1bar já vai estar mais do que suficiente para andar muito e ter um carro "durável". O meu projeto foi para chegar a 220 - 250cv, só não passei no dino. Mas não deve tar muito fora disso não.
wevertonvb
:: ST ::

Mensagem por wevertonvb »

_L_A_E_R_T_E_ escreveu:Não pretendo mudar para alcool, conversei com um amigo e ele me sugeriu, trocar o cabeçote e o bloco bota tudo do 1.6 e forjar biela + pistão.... será q fica bom ? vira bem com uma T2 ?
Já que está pensando ai em mudar o motor, vou vender o motor todo da minha picape, é o motor deste tópico:

http://www.corsaclube.com.br/viewtopic.php?t=57003

Mas caso opte por turbo mesmo, tenho o cabeçote completo original e bicos também.

Vou colocar outro motor, 2.4 16V T (semana que vem abro um tópico desse novo projeto aqui).
SemControle

ja passa pra alcool, vc nao vai andar turbo na gasolina
Responder