FLPrado escreveu:Po...show o corsinha
todo alinhadinho..e motor 1.4...muito bom, economico e valente!
teu painel ficou muito bom, é exatamente o que quero fazer no meu, mas ainda não tive coragem nem tempo de abri-lo..rsrs
aproveitando, deixa eu tirar uma duvida, vc usou leds no painel ou lampada comum e quantos? foi fácil ?
abraço e sucesso com o corsinha, que te traga muitas felicidades!
Muito obrigado. Realmente o painel dele chama bastante atenção.
Eu usei leds de alto brilho de 3mm pra fazer a iluminação. As cores podem ser as de sua preferência, mas leds azuis e brancos são um pouco mais caros, porém, nada que inviabilize o projeto (aqui em BH, custam entre 80 centavos e 1 real cada). Também precisará de resistores de 480 ohms, um pra cada led, afim de reduzir a tensão de alimentação dos 12v fornecidos pela bateria para os 2v que o led trabalha.
Muita gente fala que o resistor de 390 ohms aguenta, e é em parte verdade. Ele não vai queimar de cara, mas trabalhará na margem de segurança, e o ganho em termos de brilho é desprezível. Portanto, não recomendo resistores com resistência menor que 480 ohms. Se possível, trabalhe com resistores de 640 ohms, que é quase garantia de durar o resto da vida, desde que as soldas sejam bem feitas.
Gastei na montagem de todo o conjunto uns 30 leds, sendo que 18 foram só no velocimetro e conta-giros. A montagem é simples, mas exige conhecimento de eletrônica. Nada muito avançado, mas as soldas precisam ser bem feitas, pra não correr o risco de mau contato.
Cuidado também ao retirar os ponteiros, pois corre o risco de descalibra-los, especialmente o do velocimetro (experiência própria).
Vou criar um tutorial em breve e postarei aqui