[TUTORIAL] - Colocando um Botão Auxiliar para Trava Elétrica

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panda880
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Mensagem por panda880 »

Bom gente, quando eu resolvi colocar o MID no meu corsa, aproveitei e coloquei mais algumas coisas, e uma delas foi o botão da trava. Eu resolvi esse mesmo problema de o botão só ter 3 fios de um outro jeito.

Pra começar eu tenho uma centralina da Positron que agora não lembro o modelo, mas é essa aí

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Ela tem esses dois fios pretos que saem dela e quando são encostados, travam e destravam as portas. A voltagem inverte entre eles quando encostados.

Tá, daí vem aquele botão de 3 contaros

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Bom, aqui não tem segredo, o GND entrada vai no terra do carro, o +12v eu peguei do acendedor de cigarro e o GND saída vou falar depois.

Ficou um pouco pequena a legenda, mas usem o zoom do navegador =)

Aí, eu comprei um relé de 12v, daqueles pequenos que tem em tv, na própria centralina das travas, enfim...

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A pinagem do relé

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O próximo passo foi soldar alguns fios nele

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Eu soldei os fios na seguinte ordem:

Os dois fios laranja foram soldados nos pinos 30 e outro no 87, o marrom no 86 e o roxo no 85.

Os fios laranja foram ligados nos fios pretos da centralina, o roxo vai ligado no GND saída do botão e o marrom (que depois eu troquei para vermelho) tem 2 jeitos de ligar:

O primeiro é assim: Para o botão funcionar só com a ignição ligada, o fio marrom (que daqui pra frente vou chamar de vermelho) vai ligado no positivo pós-chave, que pode ser pego no acendedor de cigarro.

O segundo: Para o botão funcionar mesmo com a ignição desligada, o fio marrom (vermelho) vai ligado no positivo direto, que pode ser pego no conector do rádio, por exemplo.

O meu fica ligado no positivo direto.

Aí funciona mais ou menos assim: Com a ignição ligada, a luz do botão acende (dã), aí quando você aperta o botão, o sinal de terra (GND) passa para o fio roxo, que faz o relé ser acionado e fazer o contato entre os dois fios pretos da centralina, pois o sinal que seria o pulso (pê) já está energizado pelo positivo (direto ou pós-chave), que no meu caso, faz travar se as portas estiverem destravadas ou faz destravar se estiverem travadas.

Já estou com essa engenhoca funcionando por quase um ano e até agora tá tudo indo certo. Já medi o consumo do relé sozinho (pois o meu fica ligado no postivo direto) para ter certeza que não ia acabar com a minha bateria e está dando extremamente baixo, ou seja, não preciso me preocupar em ele sugar toda a bateria do carro.

Espero que ajude
ALEX_BHZ
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Mensagem por ALEX_BHZ »

Eduardo Lirani, vamos as duvidas, me ajude!

Comprei os Diodos 1N4004

Liguei os fios neles transforamdo em duas saidas, após os diodos sai quantos fios de cada?

meu alarme é identico ao seu
Eduardo Lirani
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Mensagem por Eduardo Lirani »

ALEX_BHZ escreveu:Eduardo Lirani, vamos as duvidas, me ajude!

Comprei os Diodos 1N4004

Liguei os fios neles transforamdo em duas saidas, após os diodos sai quantos fios de cada?

meu alarme é identico ao seu
Meu caro, vamos lá.

Conforme te respondi por email, vou responder aqui no tópico também.

Com relação a saida dos fios devemos fazer da seguinte maneira: Saindo 1 do boão vc faz virar 2. Dai coloca um diodo em cada, ou seja 2 diodos. Para a central das travas ou para o sinal do alarme vão somente esses dois fios. No meu caso eles foram ligados nos fios VM/AM e VM/PR do meu alarme.

Com relação aos lados do diodo devemos fazer da seguinte maneira: O negativo do Diodo é o lado que tem a faixa cinza, esse lado tem que estar virado para o botão, pois o sinal virá do botão e irá para a centralina das travas. Isso deverá servir para os dois diodos, OK?

Abraços,
ALEX_BHZ
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Mensagem por ALEX_BHZ »

Eduardo Lirani escreveu:
ALEX_BHZ escreveu:Eduardo Lirani, vamos as duvidas, me ajude!

Comprei os Diodos 1N4004

Liguei os fios neles transforamdo em duas saidas, após os diodos sai quantos fios de cada?

meu alarme é identico ao seu
Meu caro, vamos lá.

Conforme te respondi por email, vou responder aqui no tópico também.

Com relação a saida dos fios devemos fazer da seguinte maneira: Saindo 1 do boão vc faz virar 2. Dai coloca um diodo em cada, ou seja 2 diodos. Para a central das travas ou para o sinal do alarme vão somente esses dois fios. No meu caso eles foram ligados nos fios VM/AM e VM/PR do meu alarme.

Com relação aos lados do diodo devemos fazer da seguinte maneira: O negativo do Diodo é o lado que tem a faixa cinza, esse lado tem que estar virado para o botão, pois o sinal virá do botão e irá para a centralina das travas. Isso deverá servir para os dois diodos, OK?

Abraços,
Grande Eduardo!

Muito obrigado mesmo.... valew pela grande ajuda!

Obrigado!


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jamil
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botao trava destrava

Mensagem por jamil »

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jamil
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Re: botao trava destrava

Mensagem por jamil »

[quote="jamil"]amigos eu tambem coloquei um veja como ficou

[url=http://postimage.org/image/2ntf2xoh0/][img]http://s2.postimage.org/2ntf2xoh0/DSC03325.jpg[/img][/url]
Amanda Amaral
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Duvida

Mensagem por Amanda Amaral »

Pessoal !!!

Adorei este botão, porém, não entendo nada de elétrica.

Caso possam me indicar alguém no RJ que faça este serviço, ficarei grata.

Abç
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jamil
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Re: botao trava destrava

Mensagem por jamil »

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jamil
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Mensagem por jamil »

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beerZ
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Consegui

Mensagem por beerZ »

Moçada... consegui
fiquei fora do forum pq estava de ferias e não estava entrando na net

usei o esquema do panda880, mas utilizei outro rele

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