[DÚVIDA] - Desligar o carro com o A/C ligado ou desligado?

Aqui você poderá tirar todas as dúvidas sobre o sistema de arrefecimento e ar condicionado do Corsa. Manutenção, troca, reparos, compressor, condensador e muito mais.
Responder
Rafael do 1.6
:: Super ::
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

[DÚVIDA] - Desligar o carro com o A/C ligado ou desligado?

Mensagem por Rafael do 1.6 »

Corseiros, boa noite!

Um funcionário de uma loja especializada em ar condicionado me falou que devemos desligar o ar condicionado do carro para depois desligar o carro, pois pode queimar o módulo do painel do ar condicionado. Alguém sabe se isto procede ou não tem problema desligar o carro com o ar ligado. Devemos dar a partida no carro sempre com o ar desligado?

Um abraço;

Rafael do 1.6
Rorion
:: Sport ::
Modelo do veiculo: CORSA WIND 1.6 MPFI 4P
Ano de fabricação: 2002

Mensagem por Rorion »

com certeza desligado. O motor de arranque precisa de energia considerável da bateria pra fazer girar o motor inicialmente.
É como vc ligasse o chuveiro elérico, ar condicionado de sua casa,vc percebe que dá uma queda momentânea de energia ao ponto das luzes reduzir de intensidade. Tem vezes que o disjuntor da residência desarma qndo sobrecarrega o sistema. Tente ligar em uma residência 3 chuveiros elétricos na posição inverno.

De forma análoga seria o automóvel. É super aconselhável desligar o botão do ar antes de dar partida.
lulaf

Mensagem por lulaf »

Eu costumo desligar tudo antes de desligar o carro. E ao ligar o carro também, só ligo rádio, ar, lanternas depois de ligar.
lulaf - corsa sedan classic 1.6 - 01/02 completo/gnv
Robson Souza
:: Piquet ::
Contato:

Mensagem por Robson Souza »

Rafael do 1.6 escreveu:Corseiros, boa noite!

Um funcionário de uma loja especializada em ar condicionado me falou que devemos desligar o ar condicionado do carro para depois desligar o carro, pois pode queimar o módulo do painel do ar condicionado. Alguém sabe se isto procede ou não tem problema desligar o carro com o ar ligado. Devemos dar a partida no carro sempre com o ar desligado?

Um abraço;

Rafael do 1.6
Eu também desligo o AC antes de desligar o carro, e também só ligo o ar depois do carro funcionando. Já vi em uma reportagem não recordo onde, que é realmente preciso desligar o AC antes do veiculo para evitar sobrecargas.
Diogo - Ximbik@

Mensagem por Diogo - Ximbik@ »

Amigos, não sei o carro de vocês, mas pelo menos o meu, se eu ligar o carro com o botão do ar condicionado ligado, o carro parte normal, sem a carga do ar condicionado.

Tecnicamente falando, a central entende a solicitação do ar condicionado, sinal enviado pelo botão liga/desliga do ar condicionado a central no terminal D5 (+), mas não dá sinal de massa (-) ao terminal A3, que é o rele de plena carga ou rele de cote do ar condicionado ao ligar o motor. Após ligar o motor, alguns segundos depois, depois da lenta se ajustar, a central já corrige a rotação e aí sim, manda o sinal de massa ao terminal A3, ligando o ar condicionado/compressor.

O que pode acontecer ao ligar o carro com o botão do ar condicionado ligado é as ventuinhas ligarem na velocidade baixa.

Já ao desligar, esse negócio de estragar o módulo, desconheço....

Até mais...
Kinsons
:: Wind ::

Mensagem por Kinsons »

[quote="Diogo - Ximbik@"]Amigos, não sei o carro de vocês, mas pelo menos o meu, se eu ligar o carro com o botão do ar condicionado ligado, o carro parte normal, sem a carga do ar condicionado.

Tecnicamente falando, a central entende a solicitação do ar condicionado, sinal enviado pelo botão liga/desliga do ar condicionado a central no terminal D5 (+), mas não dá sinal de massa (-) ao terminal A3, que é o rele de plena carga ou rele de cote do ar condicionado ao ligar o motor. Após ligar o motor, alguns segundos depois, depois da lenta se ajustar, a central já corrige a rotação e aí sim, manda o sinal de massa ao terminal A3, ligando o ar condicionado/compressor.

O que pode acontecer ao ligar o carro com o botão do ar condicionado ligado é as ventuinhas ligarem na velocidade baixa.

Já ao desligar, esse negócio de estragar o módulo, desconheço....

Até mais...[/quote]

Concordo com o que o amigo disse acima. Somente após a partida, o módulo do ar condicionado dá a partida no compressor... semelhante ao que acontece quando o som está ligado e damos a partida, o mesmo é desligado temporariamente e depois retorna normal.
Rorion
Modelo do veiculo: CORSA WIND 1.6 MPFI 4P
Ano de fabricação: 2002

Mensagem por Rorion »

Se os engenheiros já prevendo o nosso "esquecimento" projetaram com esse mecanismos de segurança, maravilha.
Eu não sei se todos os corsas tem isso? Acho que sim pelo advento das injeções eletrônicas.
dionempires
Contato:

Mensagem por dionempires »

Todo veiculo com injeção eletronica possui essa proteção para o sistema de AC!

È lendaaaa desligar o AC antes de desligar o carro ou antes de dar partida.!
Corsa Super 98 1.0 Completo
Troca-ló? Jamais carros populares novos são descartavéis e bebem demais
awaked
:: Moderador ::
Modelo do veiculo: CORSA HATCH MAXX 1.4 ECONOFLEX
Ano de fabricação: 2011

Mensagem por awaked »

Será mesmo? Porque o relê pode não instruir o compressor a armar.
MAS, desligar o carro com A/C ligado significa que a polia do compressor ficou presa, é tipo uma embreagem. Quando tentamos ligar a primeira coisa é que ela gira junto forçando o conjunto, é só olhar o compressor e a correia com o capô aberto pra tirar a dúvida. Aí lá no meio do giro do motor de arranque a eletrônica manda o compressor desarmar. Mas aí já era, já forçou o conjunto e exigiu mais da bateria.
Diogo - Ximbik@

Mensagem por Diogo - Ximbik@ »

awaked escreveu:Será mesmo? Porque o relê pode não instruir o compressor a armar.
MAS, desligar o carro com A/C ligado significa que a polia do compressor ficou presa, é tipo uma embreagem. Quando tentamos ligar a primeira coisa é que ela gira junto forçando o conjunto, é só olhar o compressor e a correia com o capô aberto pra tirar a dúvida. Aí lá no meio do giro do motor de arranque a eletrônica manda o compressor desarmar. Mas aí já era, já forçou o conjunto e exigiu mais da bateria.
Amigo, teoricamente o que falou está em partes correto...
Mas o que ocorre é que o compressor funciona com uma "bobina magnética", que por sua vez é acionada pelo rele do compressor (rele de corte), que por sua vez é acionado pela central.
Isso quer dizer que a central após desligar o carro (12V+), por mais que tenha capacitores e retenha alguma energia, não consegue manter o sinal negativo, que aciona o rele do compressor, que por sua vez, se não acionado, não consegue mandar o sinal positivo (contato aberto 30/87) para o magnético do compressor.

Portanto, na prática, é difícil o compressor continuar com a polia magnetizada após desligar o motor (12V+), o mesmo vale para quando for dar a partida.

Esse caso em que o compressor continua magnetizado, quando desliga ou liga, pode ocorrer quando a ligação elétrica (esquema elétrico) tenha sido alterado, não estando conforme original ou com as devidas jogadas de contatos fechados/abertos, pressostato, termostato, indo de alguma forma após acionado o botão do ar condicionado, direto 12V+ pro magnético do compressor.
Responder