Pessoal, boa tarde!
Quem acompanhou o meu tópico anterior sobre o meu A/C sabe que gastei uma boa grana com ele e não estou em condições de gastar mais uns R$ 450,00 ~ R$ 500,00 para trocar o eletroventilador do radiador (Até pq o mesmo está funcionando, mas com uma espécia de anomalia).
Esse problema já existia antes mesmo de eu mandar consertar o A/C.
É o seguinte:
TODOS os dias pela manhã (ou quando o carro fica um tempo considerável desligado), ao ligar o carro e ligar o A/C (consequentemente ligando os dois ventiladores (radiador e condensador)), o ventilador do radiador faz um barulho estranho, como se fosse um rugido de algum atrito, como se fosse falta de óleo ou graxa, sei lá... Aí depois de uns 30-60 segundos funcionando o barulho para e não volta mais (só no outro dia ou quando paro o carro por muito tempo e ligo de novo).
Esse barulho tá me incomodando muito e agora com o A/C novinho, eu não o desligo "por nada" e ter que ouvir esse barulho, mesmo que seja durante 1 minuto, enche o saco! Rsrs.
Então gostaria de saber se é possível fazer algum tipo de lubrificação e se esse barulho é algum indício de que o ventilador já está no fim de sua vida útil ou apenas falta de óleo/graxa e ainda se é seguro para o carro fazer esse tipo de lubrificação ou o correto seria trocar o ventilador (E gastar uma boa grana com isso!!)?
Desde já agradeço!!
[DÚVIDA] - Como lubrificar o ventilador do radiador? É recomendável?
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Sim, é possível lubrificar o motor da ventoinha. Qqer auto elétrico decente abre o motorzinho, faz uma limpeza, troca as escovas e os rolamentos, engraxa, fecha e tá zero.
O cara não vai cobrar mais que R$100,00.
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O meu tava fazendo um barulho assim .. mas parecia uma corneta ..
ai botei oleo de maquina .. um verdinho com a tampa vermelha ..
nunca mais escutei nada .. ja tem 3 anos isso ..
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O ruim do wd40 se tiver graxa ele tira tambem...jankefarias escreveu:Wd 40 também rola
Compra um kit da gm de lubrificantes (ou limpeza, nao lembro) que tem uma graxa spray muito boa (e nao sai caro).
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Eu consegui retirar o ventilador e tirar o motor dele.
Então dei uma lubrificada (com Desengripante White Lub) no eixo do ventilador e o barulho até agora não voltou.
Mas ainda não estou satisfeito, kkkk.
Alguém tem alguma dica de como ABRIR o motor (pois coloquei óleo apenas no EIXO)? Não vi UM parafuso sequer no motor do ventilador. É como se ele fosse vedado, sei lá...
Pergunto como abrir, pois o rolamento (bobina) do ventilador está com bastante sujeira preta (tipo "grude") e acho que dando abertura e passando um "limpa contatos" (não vou passar óleo na bobina, né? rs) na bobina já esteja deixando o motor "novinho".
Então dei uma lubrificada (com Desengripante White Lub) no eixo do ventilador e o barulho até agora não voltou.
Mas ainda não estou satisfeito, kkkk.
Alguém tem alguma dica de como ABRIR o motor (pois coloquei óleo apenas no EIXO)? Não vi UM parafuso sequer no motor do ventilador. É como se ele fosse vedado, sei lá...
Pergunto como abrir, pois o rolamento (bobina) do ventilador está com bastante sujeira preta (tipo "grude") e acho que dando abertura e passando um "limpa contatos" (não vou passar óleo na bobina, né? rs) na bobina já esteja deixando o motor "novinho".
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Diego, tb sou adepto do faça você mesmo, mas tem coisas que eu não me aventuro a mexer. Abrir o motor da ventoinha é um desses.
Mas se vc tiver conhecimento, o motor deve ser fechado com rebites. Vc terá que retirar os rebites, furando-os com uma broca de aço. Faça a manutenção e para fechar, pode usar parafusos.
Mas se vc tiver conhecimento, o motor deve ser fechado com rebites. Vc terá que retirar os rebites, furando-os com uma broca de aço. Faça a manutenção e para fechar, pode usar parafusos.
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O motor é blindado, não tem parafusos. Já abri o meu, mas com o eletricista do lado (claro que ele cobrou), e troquei escovas e dei uma geral. Pra abrir é só levantar uma abas que ficam dobradas, mas tem marcação de posição e é meio chato. Se vc não entendo pelo menos um pouco não recomendo fazer em casa.
Ah, e na hora de fechar, vedei com silicone pra não entrar água.
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Pensando bem, não vou abrir... O mais importante era lubrificar o eixo para, pelo menos, cessar o barulho.
Pelo menos isso foi feito com êxito, até o momento.
Caso o barulho volte a aparecer, eu levo num local apropriado para realizar tal tarefa.
Agradeço a todos pela ajuda.

Pelo menos isso foi feito com êxito, até o momento.
Caso o barulho volte a aparecer, eu levo num local apropriado para realizar tal tarefa.
Agradeço a todos pela ajuda.

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