Trata-se do melhoramento dos freios dianteiros.
Como não tirei fotos detalhadas, vou fazer o tutorial apenas em texto.
Bom... o que será necessário: (Vou colocar o quanto gastei, mas isso pode variar entre novo e usado, e de cidade para cidade também.)
- Par de Pinças Dianteiras de Vectra GSI/Calibra - R$ 250,00 o par (Desmanche Legalizado)
- Kit Reparo de Pinça (Para quem comprar usadas) - R$ 100,00
- Jogo de Pastilhas - R$ 56,00 da marca Ecopads, queria Fras-Le, mas custava mais de R$ 120,00.
- Par de Disco Ventilado do Vectra GSI/Calibra - R$ 130,00 Originais GM
- 1L de Fluído DOT 5. - Não lembro exatamente, acho que foram R$ 19,00
Como encontrei as pinças usadas, e estavam paradas a um tempo, resolvi fazer o reparo. Comprei o Kit Reparo, mandei as pinças para um banho químico, e montei elas novamente com vedadores e retentores novos.
OBS: O Kit não acompanha pistão, então certifique-se de comprar uma pinça que esteja funcionando perfeitamente.
Antes do passo a passo, vai umas fotos para se ter ideia do que vem pela frente:







Esse centro preto ai, eu optei por pintar pois ele costuma enferrujar. É questão de acabamento mesmo.

Para pintar ele é simples. Lambuze a pista de freio com óleo, de forma que onde tiver óleo, a tinta não vai aderir. A tinta deve ser para alta temperatura. Não se esqueça!

Depois que secar, é só limpar com uma estopa e thinner. Limpe muito bem, não pode ficar engordurado!

Com as pinças prontas, é só fazer a substituição. Leve a um mecânico, ou se quiser, faça em casa.
- Tire as pinças atuais e os discos.
- Faça uma limpeza no cubo, onde o disco ficará apoiado, usando CAR 80 Spray e uma lixa de ferro. Só para tirar o impregnado de ferrugem e carbono.
É necessário fazer isso, pois qualquer sujeira grossa no cubo, pode empenar o disco.
- Monte o cavalete da pinça a ser usada, no caso, a do UP.
- Coloque o disco no cubo e prenda-o com o parafuso de disco. Não esqueça de limpar o disco, ele vem melado de óleo para não enferrujar na embalagem. Se montar sem lavar, a pastilha contamina e seu freio vai ficar "borrachudo".
- Prenda as pastilhas em seus respectivos locais na pinça. Recomendo usar silicone nas partes em que a pastilha tem contato com a pinça, para evitar vibrações (galera, silicone daquele que veda, não é silicone para dar brilho em vinil hein, rs).
OBS: Aplique o silicone antes de montar a pastilha na pinça, e cuidado, muito cuidado para não sujar a superfície da pastilha e/ou do disco com ele, pois vai contaminar a pastilha.
- Coloque a pinça no cavalete, prenda-a com o grampo.
- Faça a sangria do fluído para o novo fluído. Para quem nunca fez a sangria, eu recomendo levar para um mecânico fazer, e preferencialmente um que tenha a máquina de sangria!
Pronto! Freio novo e melhor no Corsa!
Mas espera ai... a brincadeira está apenas começando!
Não vá colocando esse freio ai e achando que o carro vai ancorar. Uma mudança de freio exige outras melhorias, como rodas que caibam esse freio, pneus bons, barra estabilizadora, e uma equalização de freios adequada. E se possível, uma suspensão mais firme!
Aqui meu conjunto de freio e suspensão está assim... (Corsa B 2P 97)
- Freio Dianteiro Calibra
- Suspensão Fixo com amortecedores curtos e mais pressão, molas encolhidas no forno (Tipo Allonso)
- Barra Estabilizadora Inferior do GSI
- Barra Anti Torção Superior
- Rodas 16" e pneus Toyo TR1
Mesmo assim, se a frenagem for daqueles tipo... "Baralho, de onde saiu esse maluco?..." pode ser que a traseira saia de lado, mas ai vai da habilidade de cada um! Alem disso, com o freio original também saía de lado nesses casos!
A vantagem desse freio é que, ele demora muito, mas muito mais para fadigar, principalmente em descida de serra.
O desgaste dele é mais demorado.
Desvantagem é que precisa de rodas no mínimo 15", e a manutenção é mais cara. Porém, o desgaste dele é mais demorado.
Galera, espero ter esclarecido e empolgado quem tem dúvidas e vontade de fazer! Qualquer dúvida, estamos ai!
Abraços!