O Lepo este mês que passou andou bastante entre São José e Jacareí durante três semanas... fora as nossas despesas de mês.

Nesses dias realizei a troca do sensor de temperatura que vai pra centralina. Foi adquirido um sensor da MTE-Thomson número 4051 usado no EFI e em muitos modelos:

Fica instalado atrás no coletor de admissão que é muito chato de acessar. Tem que desmontar toda aquela parte plástica do TBI, retirar tubos de respiro e desconectar o chicote assim tendo um acesso mais fácil com uma chave estrela 19.
Instalado:

O antigo sensor era da Bosch com a lata bem no cobre. É um sensor original de 1994...:

No dia seguinte realizei a limpeza e troca da água do radiador dessa vez usando um aditivo inorganico Petronas, ou Paraflu na cor verde:

Cada frasco já vinha com aditivo na proporção de 50% cada (água desmineralizada + aditivo).

Iniciei a retirada da água velha:

Fiz a limpeza do reservatório de expansão, do sensor de temperatura do painel e do cebolão:

Antes e depois

. O sensor estava mais oxidado que o cebolão.
Tudo instalado de volta hora de retirar a água velha do bloco do motor. Como tenho VT tem que esquentar até acionar a ventoinha e depois iniciar a retirada da água. Todos que acompanham o tópico já viram fazer isso outras vezes.

Segunda retirada de água. Até que não estava tão sujo, deixei de limpar por um ano...

Fiz mais uma retirada de água e parti para adição de água desmineralizada para retirar o que sobrou da água torneiral e depois pro aditivo.

Prontinho

Diz o frasco que dura dois anos no sistema de arrefecimento. Nesse tempo será monitorado o surgimento de possíveis vazamentos no futuro.
