Senhores bom dia, venho ao clube com mais um problema
Tenho um classic 2008 1.0 - VHC - 8V
Recentemente o cabo do freio de mão do carro arrebentou (aconteceu no domingo passado), efetuada a troca o mecânico me avisou que preciso trocar alguns itens do freio traseiro (lona, tambor etc...peças sendo providenciadas), então para poder andar com carro ele colocou o cabo novo no lugar e fez uma regulagem, até ai tudo bem, hoje pela manhã, quando parei o carro no estacionamento e puxei a alavanca do freio de mão notei que a luz no painel não acende, primeiro pensei ser o fusível (olhei e não é), em seguida desliguei o carro e virei a chave para acender o painel e a luz acende, sendo assim a lâmpada não está queimada, enviei um whatsapp para o mecânico perguntando o que poderia ser, se tem a ver com a regulagem do cabo, e a resposta do filho da mãe foi "não tem nada a ver, tem que ver isso ae" (ou seja, para mim ele não faz idéia do que pode ser) quero a ajuda de vocês para resolver mais este problema no meu corsinha, abraços e obrigado a todos.
Luz do Freio de Mão não acende quando puxa a alavanca!
- weslleysantos
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O alarme do freio no painel, monitora duas coisas:
1 - Nível baixo no reservatório do fluido do freio
2 - Freio de mão acionado
Na tampa do reservatório existem dois fios conectados à boia interna e uma borracha bem em cima, para teste.
Apertando-se esta borracha para baixo, simula-se boia baixa ou nível do fluido baixo...e a lâmpada do painel tem que acender.
Se a lâmpada não acende pelo freio de mão puxado ou pelo acionamento da borracha do reservatório, falta alimentação (provável fusível) ou a lâmpada está queimada.
Se a lâmpada acende pela borracha e não acende pelo acionamento do freio de mão, o problema está associado ao freio de mão...interruptor quebrado ou deslocado, fio partido, falta de aterramento...
1 - Nível baixo no reservatório do fluido do freio
2 - Freio de mão acionado
Na tampa do reservatório existem dois fios conectados à boia interna e uma borracha bem em cima, para teste.
Apertando-se esta borracha para baixo, simula-se boia baixa ou nível do fluido baixo...e a lâmpada do painel tem que acender.
Se a lâmpada não acende pelo freio de mão puxado ou pelo acionamento da borracha do reservatório, falta alimentação (provável fusível) ou a lâmpada está queimada.
Se a lâmpada acende pela borracha e não acende pelo acionamento do freio de mão, o problema está associado ao freio de mão...interruptor quebrado ou deslocado, fio partido, falta de aterramento...
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Fiz o teste da tampa, precionei e a luz não acendeu, o freio de mão puxado a luz não acendeu....mas quando ligo a luz acede, ou seja, não é lâmpada queimada nem o fusível....seria melhor trocar primeiro as peças do freio traseiro e completar o fluido de freio e depois ver se volta ?Bange escreveu:O alarme do freio no painel, monitora duas coisas:
1 - Nível baixo no reservatório do fluido do freio
2 - Freio de mão acionado
Na tampa do reservatório existem dois fios conectados à boia interna e uma borracha bem em cima, para teste.
Apertando-se esta borracha para baixo, simula-se boia baixa ou nível do fluido baixo...e a lâmpada do painel tem que acender.
Se a lâmpada não acende pelo freio de mão puxado ou pelo acionamento da borracha do reservatório, falta alimentação (provável fusível) ou a lâmpada está queimada.
Se a lâmpada acende pela borracha e não acende pelo acionamento do freio de mão, o problema está associado ao freio de mão...interruptor quebrado ou deslocado, fio partido, falta de aterramento...
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Quis dizer que quando viro a chave (primeiro estágio, todo o painel acende normalmente) e quando ligo o carro a luz apaga, mesmo com freio de mão puxado.weslleysantos escreveu:Fiz o teste da tampa, precionei e a luz não acendeu, o freio de mão puxado a luz não acendeu....mas quando ligo a luz acede, ou seja, não é lâmpada queimada nem o fusível....seria melhor trocar primeiro as peças do freio traseiro e completar o fluido de freio e depois ver se volta ?Bange escreveu:O alarme do freio no painel, monitora duas coisas:
1 - Nível baixo no reservatório do fluido do freio
2 - Freio de mão acionado
Na tampa do reservatório existem dois fios conectados à boia interna e uma borracha bem em cima, para teste.
Apertando-se esta borracha para baixo, simula-se boia baixa ou nível do fluido baixo...e a lâmpada do painel tem que acender.
Se a lâmpada não acende pelo freio de mão puxado ou pelo acionamento da borracha do reservatório, falta alimentação (provável fusível) ou a lâmpada está queimada.
Se a lâmpada acende pela borracha e não acende pelo acionamento do freio de mão, o problema está associado ao freio de mão...interruptor quebrado ou deslocado, fio partido, falta de aterramento...
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...seu carro é mais novo e pode ter diferenças quanto ao painel...experimente apenas com a chave ligada e depois com o motor ligado...se no teste não acender a lâmpada, ou há um problema no painel ou o terra que acende a lâmpada é único e sai lá de perto de onde foi mexido, ou seja, na alavanca do freio de mão.
- weslleysantos
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Então, a lâmpada não acendeu mesmo, mas já marquei com outro mecânico que mexe no corsa da minha irmã, o cara é bom e já vai trocar as peças do freio traseiro (lona, burrinho, sapata, rolamento) e vai dar uma olhada na questão da luz, assim que resolver volto aqui e coloco a resoluçãoBange escreveu:...seu carro é mais novo e pode ter diferenças quanto ao painel...experimente apenas com a chave ligada e depois com o motor ligado...se no teste não acender a lâmpada, ou há um problema no painel ou o terra que acende a lâmpada é único e sai lá de perto de onde foi mexido, ou seja, na alavanca do freio de mão.
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Bom, se o cara for esperto, pode até achar o problema...mas pelo visto tem a ver com o painel/ECU, pois é impossível acontecer o mesmo com o freio de mão e com o alarme do reservatório do freio, e essas coisas não são da praia de mecânico.
- weslleysantos
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Então, estas são as fotos das peças do freio traseiro, tudo trocado enbem ajustado, mecânico novo, cara bom e show de bola, mas ele não viu o painel e nem ele entendeu a luz de freio não acender (pelo menos foi sincero e disse que não sabia o que era, e não sabia mecher) agora foi procurar um eletricista para ver se foi pane, ou devo procurar uma especializada em em ECU?Bange escreveu:Bom, se o cara for esperto, pode até achar o problema...mas pelo visto tem a ver com o painel/ECU, pois é impossível acontecer o mesmo com o freio de mão e com o alarme do reservatório do freio, e essas coisas não são da praia de mecânico.





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Uma pergunta: a luz do freio acendia antes da troca do cabo pelo 1° mecânico?
Eu acho que tanto um como outro podem ajudar a apontar onde está o problema...se for dele, já conserta....caso contrário, vai indicar o outro.
Particularmente eu acho o profissional da ECU, mais completo, por dominar mais a eletrônica e deve também ter conhecimento de todos os sensores e atuadores do carro, não só da ECU.
Eu acho que tanto um como outro podem ajudar a apontar onde está o problema...se for dele, já conserta....caso contrário, vai indicar o outro.
Particularmente eu acho o profissional da ECU, mais completo, por dominar mais a eletrônica e deve também ter conhecimento de todos os sensores e atuadores do carro, não só da ECU.
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