O K da mola é maior sem dúvida, mas estas molas trabalham usando uma formula diferente.walter lacerda escreveu:Speed e demais corseiros,
Muito preciosas as observações de vocês. Não cheguei em física na faculdade ainda mas paguei elementos de máq. no curso de técnico em mecânica e queria deixar minhas impressões teóricas:
Sabe-se que quando vc corta uma mola vc diminue a constante elástica da mesma e por isso tem-se o desgaste prematuro dos amort. Agora minha pergunta: Os fabricantes de molas esportivas, sabendo disso, não aumentam a K da mola para estas trabalharem com os amort. originais sem dar fim de curso e assim proporcionando uma vida útil relativamente maior?
Agradeço a todos.
Walter Lacerda.
Conversando com um professor ele me explicou que molas com constante elástica variáveis como as Cangoorun e outras que equipam até modelos de série, não obedecem a lei de Hooke.
Então nossas simples contas não servem para nada. Pedi para ele me explicar mas ele disse que era algo complexo e que não entederia ainda. Um dia eu irei descobrir e posto aqui eheheh.
A questão que falei não foi teórica, eu andei em vários carros com molas eportivas, e sem amortecedor esportivo elas dão fim de curso toda hora .
No caso do Corsa C da até menos, mas no Corsa B e Celta fica praticamente dando fim de curso o tempo todo depois de um tempo